29 outubro 2012

Testes de bafômetro serão intensificados no feriadão no RS

Viagem Segura se inicia na madrugada de sexta e vai
até domingo (imagem ilustrativa)
Uma reunião envolvendo autoridades ligadas ao governo e ao trânsito do Rio Grande do Sul, na tarde desta segunda-feira (29), definiu que os testes do bafômetro serão intensificados durante a Operação Viagem Segura no feriado de Finados. A ação vai da 0h de quinta-feira (1) até o final da noite de domingo (4) nas rodovias gaúchas.

Segundo informações do governo do RS, a fiscalização será mais efetiva nos caminhões, que são responsáveis por 18% dos acidentes com vítimas fatais, segundo estudo do Detran gaúcho.

Os municípios que contam com agentes de trânsito próprios também participarão da operação. Uma reunião na Famurs, nesta terça-feira (30) contará com representantes das prefeituras e os órgãos que compõem o Comitê Estadual de Segurança no Trânsito para definir ações conjuntas.

Novo mamógrafo do HSVP já está à disposição da comunidade

Hologic Lorad M-IV gera imagens de
qualidade excelente e exames precisos
Exames podem ser agendados diretamente no serviço de diagnostico por imagem pelo telefone 3535-9720

Após a capacitação da equipe e a liberação do alvará de funcionamento, desde a quinta-feira (25) o mamógrafo Hologic Lorad M-IV, adquirido recentemente pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio para o seu centro de diagnóstico por imagens, já está à disposição da comunidade.

O agendamento pode ser realizado diretamente no centro de diagnostico por imagem do HSVP, pelo telefone (55) 3535-9720, evitando que a comunidade precise se deslocar ao Hospital apenas para marcar os exames, que estão disponíveis para particular e convênios.

Segundo a equipe de técnicos que opera o equipamento, os primeiros procedimentos realizados já demonstram a qualidade do Hologic Lorad M-IV, que gera imagens de qualidade excelente e exames precisos.

O equipamento

O M-IV é projetado para expandir de simples exames de rotina e mamografia diagnóstica para até procedimentos cirúrgicos como a estereotaxia, que avalia as lesões não palpáveis que exigem biópsia cirúrgica, identificando a sua profundidade e permitindo uma localização exata da área a ser investigada. Com a aquisição do Hologic M-IV, o Hospital São Vicente de Paulo possui o que há de mais avançado em tecnologia na área de mamografia, beneficiando as clientes, que terão pouca exposição à radiação, mais rapidez no processo de realização do exame e maior qualidade nos resultados.

Quatro suspeitos de assaltos a motéis são presos no Norte do RS

Polícia prendeu quatro homens em Seberi, no Norte do RS 
(Foto: Eder Calegari/RBS TV)

Quatro homens foram presos em Seberi, no Norte do Rio Grande do Sul, em operação da Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (29). Eles são suspeitos de participar de assaltos a motéis da região e de roubos a ônibus de excursões ao Paraguai.

Mais de 40 agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar atuaram nas prisões. Foram feitas buscas em residências logo no início da manhã. Os assaltos a ônibus e a estabelecimentos comerciais estavam sendo investigados há três meses. A polícia apreendeu armas, drogas, munição e dinheiro.

“Tivemos autorização para fazer interceptações telefônicas. Começamos a monitorar depois que eles mantiveram as atendentes (de um motel) presas e, na saída, pegaram um carro com um casal dentro e tiraram dinheiro. Depois eles fugiram com o chip do celular de uma das vítimas do assalto”, explicou o delegado Cleomar Ferzola.

Todos os presos já tinham passagem pela polícia. Eles têm entre 20 e 29 anos e vão responder por crimes de tráfico de drogas, formação de quadrilha, assalto a ônibus e roubo a estabelecimentos comerciais. Os suspeitos foram ouvidos na delegacia de Seberi e depois seriam encaminhados ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen.

Denúncia de maus tratos a animais em Três de Maio

Os animais estão em situação de maus tratos
 (Foto: Paulo Marques)
Na manhã desta segunda-feira, dia 29, moradores da Av. Senador Alberto Pasqualine procuram a reportagem da Rádio Colonial AM, para fazerem uma denúncia de maus tratos a dois cavalos.

Como se constatou no local, em uma propriedade próxima ao trevo da ERS 342, dois cavalos estão amarrados em pés de coqueiro com a corda toda enrolada sem que possam se locomover.

Segundo moradores das proximidades, os animais estão nesta situação a pelo menos três dias sem água e comida, fato que se repete já a alguns meses com os cavalos sendo amarrados no local onde ficam em situação lamentável.

Como se observa na imagem, um dos pés de coqueiro está todo mordido, o que comprova a situação de fome dos cavalos.

Departamento de Extensão realiza Oficina de Informática Profissionalizante

Atividade é desenvolvida em parceria com o CREAS
Atividade é desenvolvida em parceria com o CREAS

No dia 23 de outubro iniciaram as atividades da Oficina de Informática Profissionalizante, realizada pelo Departamento de Extensão da SETREM, que contempla os adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social de Três de Maio (CREAS).

A Oficina tem a duração de 60 horas e as aulas são realizadas no Campus SETREM.

Inicialmente, o conteúdo trabalhado foi o de Introdução à Informática, na qual os alunos tiveram acesso aos componentes de um computador e realizaram uma pesquisa que foi apresentada aos demais colegas.

Na oportunidade, também foi realizada uma conversa para que os adolescentes pudessem expor o que já conheciam de Informática e explanar suas expectativas sobre a Oficina.