06 outubro 2010

Tarso oficializa convite para que PTB gaúcho integre governo

O governador eleito do Estado, Tarso Genro (PT), recebeu nesta quarta-feira o presidente e o vice-presidente do PTB no Estado, Luis Augusto Lara e Sérgio Moraes.
No encontro, Tarso teria oficializado o convite para que os petebistas integrem o governo a partir de janeiro. O petista também fez um apelo para que o PTB ajude na campanha de Dilma Rousseff para o segundo turno da eleição presidencial.
Sérgio Moraes afirmou que o partido precisa ser valorizado e que não vai se contentar com pequenos espaços. Entre as secretarias mencionadas estão Obras e Transporte.
De acordo com Luis Augusto Lara, a resposta do PTB será dada no dia 18.

Produtores antecipam venda da soja

O temor de que o La Niña traga perdas na próxima safra de soja tem motivado os produtores do grão a anteciparem as vendas da safra 2010/2011.No Estado, segundo a Confederação Nacional da Agricultura, a negociação já chega a 7% da safra, estimada em 9,5 milhões de toneladas, mas poderá chegar a 30%, conforme a Farsul.
Os produtores do Estado está seguindo o exemplo dos do Centro-Oeste que costumam antecipar a venda para financiar aas próprias lavouras.
Os produtores estão aproveitando que os valores estão acima da média histórica para vender a safra. Historicamente, o buschel está cotado entre 9 dólares e 9,5 dólares, mas tem rompido frequentemente a barreira dos 10 dólares. Acima deste valor o preço é considerado bom.
Em entrevista a Rádio Colonial, o Analista de Mercado, Argemiro Brum, orientou os produtores a não venderem toda a safra antecipadamente, mas parte dela para não correr riscos com possível frustração a hora de colher. Ele lembrou que a meteorologia indica chuvas abaixo da média no próximo verão.

Classmann entrega Medalha do Mérito Farroupilha aos empresários Carlos Lee e Belmiro Zaffari

O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, entregou, juntamente com o presidente do Parlamento, Giovani Cherini (PDT) a Medalha de Mérito Farroupilha aos empresários Carlos Lee Sching Wen, presidente da Alibem Comercial de Alimentos, e Belmiro Zaffari, diretor do grupo Unetral/Unesul, na Sessão Solene desta tarde (15). A distinção é entregue pelo Parlamento a personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade gaúcha.
O empresário Carlos Lee, presidente da Alibem Comercial de Alimentos, recebe a honraria por proposição do deputado Aloísio Classmann, pelos serviços prestados à área empresarial e à cadeia produtiva de suínos no Rio Grande do Sul. A empresa, que teve sua primeira sede na Capital, hoje já se expandiu para o Paraná e Mato Grosso, além de exportar seus produtos para mais de 40 países. “Como produtor rural e ex-comerciante na região noroeste, tradicional pólo produtor da suinocultura gaúcha, sei da importância dos empreendimentos da Alibem em Santo Angelo e Santa Rosa, os quais geram empregos e renda e fomentam a economia regional”, ressaltou o petebista.
Já o engenheiro Belmiro Zaffari, empresário do ramo de transportes e diretor do grupo Unetral/Unesul, foi um dos idealizadores e fundadores da Associação Rio-Grandense de Transportes Intermunicipal –RTI. Também integrou os conselhos do DAER, da Sociedade de Engenharia e do Sport Clube Internacional. “Hoje represento aqui o ex-deputado Iradir Pietroski, que propôs a distinção ao seu conterrâneo de Erechim, Belmiro Zaffari. Nosso reconhecimento a este homem do Interior, que ascendeu devido à sua exclusiva dedicação e profissionalismo”, destacou Classmann.

Mega Sena: apostadores sonham com prêmio milionário, mas não querem extravagâncias

Você já parou para pensar como gastaria R$ 115 milhões? Extravagâncias, tours pelo mundo, Ferraris, aviões? 
Em Porto Alegre, os apostadores que aguardam nas filas das lotéricas para jogar na Mega Sena acumulada estão mais modestos. Eles pensam em ajudar a família e viver bem, mas sem chamar a atenção dos mais gananciosos. 
O prêmio, que poderá criar um novo milionário brasileiro esta noite, é um dos maiores já pagos pelo concurso. Na frente de uma lotérica, na Rua Vicente da Fontoura, os apostadores aguardavam impacientes. Com a greve dos bancários e o concurso milionário, o movimento na casa para o pagamento de contas e a realização de apostas tem sido intenso. 
Na fila para pagar uma conta, o comerciante André Pinheiro, 50 anos, aproveitou para apostar e já pensava no que fazer com o possível prêmio: 
— Gastaria o que precisasse para viver uma vida tranquila com a família, mas nada de extravagâncias, sem mansões e carros importados. 
Para o comerciante, o importante é não chamar a atenção e não perder todo o dinheiro: 
— Muitos amigos antigos aparecem nesta hora. 
Também aguardando para pagar uma conta, o motorista Marco Aurélio da Conceição, 50 anos, apostou nas seis dezenas no início desta tarde, mas nem imagina o que fazer com o prêmio, caso leve a bolada para casa. 
— Mas isso aí se acha muita coisa para fazer. É só alegria! — brinca o motorista, ressaltando que a primeira ação seria ajudar a família. 
Fernando Oliveira, 50 anos, dono da lotérica, também não deixou de apostar: 
— A gente também acredita na possibilidade de ter esse sonho realizado. Em primeiro lugar, eu ajudaria muitas pessoas que tenho vontade de ajudar e não posso e tornaria a vida mais prazerosa. 
Mas Fernando não deixaria os clientes das redondezas sem uma lotérica, caso seja o novo milionário do país. Se ganhasse o prêmio, ele daria o empreendimento de presente para alguém que precise trabalhar. 

Yeda: "De minha parte, a transição vai ser civilizada"

Yeda Crusius
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a governadora Yeda Crusius, terceira colocada na eleição de domingo, afirmou que pretende realizar uma transição "civilizada" no Palácio Piratini.
— De minha parte, não teria como fazer diferente. Espero que seja assim do outro lado — disse Yeda, em referência ao governador eleito no primeiro turno Tarso Genro (PT).
Primeiramente, Yeda planeja uma transição interna, com prestação de contas.
— Temos um ritmo muito intenso de trabalho até o fim do ano — afirma, mencionando que pretende intensificar o processo transitório em novembro
Com dois contratos de licitação encaminhados (renovação do Cais do Porto e construção da RS-010), a governadora crê que não seria conveniente ao próximo administrador do Estado sugerir um adiamento da conclusão do acerto dos projetos para o ano que vem.
— Acredito que o governante seguinte queira receber tudo prontinho — argumentou.
Reflexo das urnas
Para Yeda, o resultado da eleição de domingo aponta uma tendência para o fim da polarização.
— Temos três forças políticas no Rio Grande — diagnostica, sem esquecer a corrida presidencial, que segue no segundo turno:
— Sempre fomos oposição a tudo o que aconteceu: as tentativas de amordaçar a imprensa, as denúncias de dentro do governo. E esses fatores também alertaram a sociedade — pondera.
Futuro
Concluída a transição e findada sua administração no Piratini ao fim do ano, Yeda planeja férias para conviver com a família e "aproveitar o verão". Ela ainda não tem planos concretos em relação a sua atuação profissional:
— Vamos ver onde minha luta continua.

Inaugurado novo Centro de Telessaúde

São José do Inhacorá, um dos cinco municípios pioneiros da região contemplados com a instalação do Programa Tele medicina desde Junho de 2008, este no Hospital São Francisco de Assis.
Aconteceu no dia 30 de setembro às 8hs30min, a inauguração do novo Centro de Telessaúde - ICFUC de Porto Alegre, cuja finalidade é a melhoria no atendimento ao Programa de Telemedicina, programa este, implantado em vários municípios gaúchos envolvendo a utilização de equipamentos de informática e de telecomunicações para a aquisição, gravação, arquivamento e transmissão de dados em saúde. O mesmo disponibiliza auxílio especializado para atendimento à distância de pacientes com diagnóstico de urgências e emergências cardiovasculares.
O Programa envolve a utilização de modernos recursos computacionais para a transmissão e análise de eletrocardiogramas através de uma rede baseada na internet. O sistema de Telemedicina inclui também a realização de videoconferência médica, propiciando o contato entre equipes médicas de instituições de menor porte, como no caso São José do Inhacorá e o instituto de Cardiologia de Porto Alegre.
Desta forma, durante a inauguração a enfermeira do hospital realizou videoconferência com a secretaria de saúde do estado senhora Arita Bergmann.

Campanha “Somos todos Mari” esta confirmada – Participe da

A coleta de sangue da campanha do Poder Judiciário de Tenente Portela, em apoio à campanha “Somos todos Mari”, para o cadastramento no REDOME(Registro de Doadores de Medula), está confirmada. As pessoas que preencheram o cadastro ou que quiserem doar e ainda não preencheram o formulário, devem dirigir-se ao Cult no sábado, dia 09/10, das 9 às 13h, levando identidade e CPF.
A coleta, que será realizada pelo Hemocentro de Santa Rosa, é simples: apenas 5ml de sangue são retirados para o cadastro.
E a coleta de medula propriamente dita, será apenas se o candidato for compatível com algum paciente no Brasil ou fora dele (busca internacional).
Lembramos que cada novo cadastro pode significar a possibilidade de transplante para Mariana. Mas, mais do que isso, aumenta também o banco de doadores de modo a estender essa campanha de solidariedade a todos os pacientes que ainda aguardam uma doação de medula óssea.
Desde já, o Poder Judiciário de Tenente Portela agradece a colaboração e o empenho de todos que possibilitaram a realização desta campanha.

TSE proclama resultado do primeiro turno das eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, fez nesta terça-feira (5) a proclamação provisória do resultado do primeiro turno das eleições 2010. Com isso, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão será retomada em 48 horas a contar da meia-noite desta terça, ou seja, a partir de sexta-feira (8).
Ao proclamar o resultado, o ministro fez a indicação oficial de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para a disputa da Presidência da República em segundo turno.
A petista recebeu 47.651.434 votos, o equivalente a 46,91% dos votos válidos (que exclui brancos e nulos). Serra obteve 33.132.283 votos (32,61% dos votos válidos). Marina Silva (PV) foi a terceira, com 19.636.359 votos (19,33%).
Na sequência , Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) teve 0,87% dos votos válidos, José Maria Eymael (PSDC), 0,09%, Zé Maria (PSTU), 0,08%, Levy Fidelix (PRTB), 0,06%, Ivan Pinheiro (PCB), 0,04% e Rui Costa Pimenta (PCO), 0,01%.
Os números do TSE indicam que a abstenção foi de 18,12%. Foram 24.610.296 de eleitores que não compareceram para votar em todo o país, do total de 135.804.043. O número de eleitores que votou em branco na eleição para presidente foi de 3.479.340, o equivalente a 3,13% do total. Os que anularam seus votos foram 6.124.254, representando 5,51% do total de eleitores que foram às urnas.
A proclamação foi feita provisoriamente para permitir mais rapidamente o início da propaganda eleitoral. A proclamação definitiva depende de um processo mais demorado, que inclui a aprovação, no plenário do TSE, de relatórios elaborados por ministros indicados para acompanhar o processo eleitoral em cada região. Além disso, esse material precisa ser revisado pela Procuradoria-Geral Eleitoral.
Segundo Lewandowski, como não há dúvidas, impugnações ou recursos que possam alterar as condições dos candidatos mais votados, que disputarão o segundo turno, a proclamação provisória pode ser feita.
“Ausência de ações tanto nos TREs, quanto perante o TSE demonstra a confiança que a população e a democracia depositam nesta Justiça especializada. É um ato extraordinário em termos mundiais, o que deve ser ressaltado e nos encher de orgulho”, afirmou o ministro.