O temor de que o La Niña traga perdas na próxima safra de soja tem motivado os produtores do grão a anteciparem as vendas da safra 2010/2011.No Estado, segundo a Confederação Nacional da Agricultura, a negociação já chega a 7% da safra, estimada em 9,5 milhões de toneladas, mas poderá chegar a 30%, conforme a Farsul.
Os produtores do Estado está seguindo o exemplo dos do Centro-Oeste que costumam antecipar a venda para financiar aas próprias lavouras.
Os produtores estão aproveitando que os valores estão acima da média histórica para vender a safra. Historicamente, o buschel está cotado entre 9 dólares e 9,5 dólares, mas tem rompido frequentemente a barreira dos 10 dólares. Acima deste valor o preço é considerado bom.
Em entrevista a Rádio Colonial, o Analista de Mercado, Argemiro Brum, orientou os produtores a não venderem toda a safra antecipadamente, mas parte dela para não correr riscos com possível frustração a hora de colher. Ele lembrou que a meteorologia indica chuvas abaixo da média no próximo verão.