17 setembro 2013

Operação Água Limpa combate fraude em licitações em diversos municípios do RS

Operação Água Limpa combate fraude em licitações
em diversos municípios do RS
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (17/09), a operação Água Limpa, que visa combater fraude em licitações de tratamento de água, desvio de dinheiro público e corrupção. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária em 14 municípios do Estado. As buscas aconteceram em órgãos públicos e empresas. Na ação, dois empresários foram presos em Lajeado, no Vale do Taquari.

Segundo o delegado Joerberth Nunes, da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra a Fazenda Estadual (Defaz), o esquema envolve empresas suspeitas que coletam e tratam água em cidades não atendidas pela Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan). “Pelo menos oito empresas estão envolvidas na fraude, sendo que algumas delas funcionam no mesmo endereço”.

A operação contou com apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP), que realizou coletas de água em todos os municípios envolvidos. Elas serão analisadas para identificar se não houve adulterações na composição. Os mandados foram cumpridos em Teutônia, Progresso, Lajeado, Arroio do Meio, Forquetinha, Boa Vista do Sul, Monte Belo do Sul, Pirapó, Saldanha Marinho, Vale Real, Coronel Pilar, São Sebastião do Caí, Santa Tereza e Anta Gorda, além de empresas em Porto Alegre e Jacutinga.

Outubro Rosa em São José do Inhacorá

Outubro Rosa em São José do Inhacorá
Na tarde desta segunda-feira, nas dependências da Secretaria Municipal da Saúde realizou-se uma reunião de planejamento para as ações do outubro rosa, mês mundial da conscientização do câncer da mama.

Embora o município tenha excelentes indicadores e diversas ações desenvolvidas pela secretaria municipal da saúde e Hospital São Francisco de Assis, a causa é nobre e precisa ser defendida. Assim, pela primeira vez, o município irá dedicar um mês especial à sensibilização das pessoas, principalmente mulheres para a saúde da mama.

A campanha será encampada pela Primeira Dama do Município, Srª Rosani Schenkel que contará com o apoio da Administração Municipal e ACI para a decoração dos estabelecimentos comerciais e prédios públicos com a cor rosa, símbolo do movimento e também com o Núcleo do IMAMA de Três de Maio que irá realizar oficina de conscientização da Saúde da Mama.

O cronograma das atividades será divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, através dos agentes comunitários e pela imprensa local.

Exumar Jango é exumar a ditadura, diz ministra dos Direitos Humanos

Maria do Rosário durante reunião com grupo que articula
exumação de Jango (Foto: Wilson Dias/ABr)
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, voltou a defender nesta terça-feira (17) a exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart (1919-1976) para desvendar a real causa de sua morte, na Argentina. Na primeira reunião técnica entre autoridades, peritos e familiares para discutir os procedimentos para desenterrar o corpo, a ministra disse que exumar Jango é como exumar a ditadura militar e suas "perversidades".

"Sempre me dizem aqui que exumar o João Goulart é também exumar a ditadura para saber o que ela fez, que perversidades ela fez", afirmou Maria do Rosário.

O ex-presidente morreu no exílio, na Argentina, em 1976. O laudo oficial afirma que ele sofreu um ataque cardíaco. Entretanto, há suspeitas de que ele tenha sido envenenado por uma cápsula colocada no frasco de medicamentos que tomava para combater problemas no coração. Para a família de Jango, ele teria sido assassinato em uma ação da Operação Condor, aliança entre as ditaduras militares da América do Sul nos anos 1970 para perseguir opositores dos regimes.

Maria do Rosário disse que documentos em posse da Comissão Nacional da Verdade mostram que Jango foi perseguido durante longo período de sua vida política.

"Nós hoje podemos dizer com toda a certeza, pelos estudos da Comissão da Verdade, pelo trabalho da Secretaria de Direitos Humanos e, principalmente, pelos argumentos e conhecimento histórico e de vivência da família, que o presidente João Goulart foi perseguido todos os dias do seu governo, todos os dias no período de sua deposição e durante o exílio, ainda mais perversamente, se se pode assim considerar, pela chamada Operação Condor".

A pedido da família de Jango, a Comissão da Verdade, a Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério Público Federal do Rio de Grande do Sul decidiram em maio exumar os restos mortais do ex-presidente. Na reunião desta terça, o grupo discute quando e como serão os procedimentos.

Data da exumação
No intervalo da reunião, em Brasília, o prefeito de São Borja (RS), onde fica o túmulo de Jango, disse que o grupo discute a possibilidade de realizar a exumação ainda em outubro. O corpo será então levado a Brasília, onde será examinado no Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, em Brasília, e retornaria em dezembro para São Borja, segundo o prefeito Farelo Almeida.

Em agosto, peritos visitaram o túmulo de Jango para análises preliminares para a exumação. Segundo disse à época o perito da PF Amaury de Souza Júnior, foi descartado que fossem levados a Brasília apenas amostras dos restos mortais. A justificativa foi que o período de 37 anos desde o sepultamento pode dificultar a realização do exame que detectará se o ex-presidente foi vítima de envenenamento.

Os restos mortais do ex-presidente devem ser abertos somente na Polícia Federal em Brasília, por questões técnicas e de segurança. Todos os exames, como de DNA e de toxicologia, serão realizados no Instituto Nacional de Criminalística.

João Vicente Goulart, filho do ex-presidente Jango,
fala sobre exumação do corpo do pai
(Foto: Luciana Amaral/G1)
Para o filho de Jango, João Vicente Goulart, a mobilização para investigar a causa da morte responde aos pedidos da família. Ele diz que, independentemente do resultado da perícia, outros meios podem ser usados para revelar mais as circunstâncias da morte.

"A gente espera que o Estado brasileiro proceda a oitiva dos agentes americanos que teriam participado nessa operação Condor, nas décadas de 60 e 70, nas ditaduras latinoamericanas, e que exija do governo americano os documentos ainda não liberados do departamento de Estado, da CIA, da NSA", afirmou.

Pesque e Pague Lambari


Operação Água Limpa realiza investigação na prefeitura de Pirapó

Entre as prefeituras investigadas, está Pirapó na Missões
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a operação Água Limpa, com o objetivo de investigar fraudes em licitações de tratamento de água em 14 municípios gaúchos.

Entre as prefeituras investigadas, está Pirapó, onde a polícia realizou nesta manhã busca e apreensão de documentos e computadores.

A operação que investiga a participação de agentes públicos nesta fraude, é coordenada pelas Delegacias de Bento Gonçalves e Delegacia Fazendária. Aproximadamente 250 agentes participam da operação no Estado, com utilização de 70 viaturas.

Homem morre após acidente entre caminhões na BR-116 em Canoas

Condutor e passageiro ficaram presos às ferragens por cerca
de duas horas, disse a PRF (Foto: Everson Souza/RBS TV)
Uma colisão traseira entre dois caminhões deixou um morto e um ferido e trancou o trânsito na altura do km 267 da BR-116, em Canoas, na manhã desta terça-feira. O acidente aconteceu por volta das 8h20min no sentido Capital-Interior, quando um caminhão frigorífico com placas de Sapiranga bateu na traseira do outro veículo, um caminhão guincho.

O motorista e o caroneiro do caminhão frigorífico ficaram presos nas ferragens. O caroneiro foi retirado e encaminhado ao HPS de Canoas em estado regular. Já o motorista estava em pior situação, e os bombeiros tentavam resgatá-lo às 9h30min. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu. O nome da vítima ainda não havia sido confirmado no início da tarde.

— Eu estava andando em baixa velocidade, o trânsito já estava lento, quando fui surpreendido pela colisão traseira no meu veículo. O impacto da batida foi muito forte — conta o motorista Rafael Gomes Moreira, 32 anos, motorista do caminhão guincho.

A rodovia foi totalmente bloqueada para o começo do atendimento às vítimas. Às 8h45min, a via foi liberada em somente uma pista. O congestionamento no local somava seis quilômetros, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

Corpo de Bombeiros pede apoio da Câmara para equipar caminhão

Luiz Pellenz falou na Tribuna Livre (Foto: Paulo Marques)
A intenção da corporação é instalar na carroceria do veículo, doado pela Receita Federal, um tanque com capacidade para oito mil litros de água.

O presidente da Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários Luis Pellenz ocupou nesta segunda-feira, 16, o espaço da Tribuna Livre durante a sessão semanal da Câmara de Vereadores de Três de Maio. Ele revelou que a corporação de Três de Maio precisa dessa ajuda financeira para modernizar a atual frota de veículos de combate a incêndio.

Atualmente, a corporação possui dois caminhões antigos, ano 1967, com capacidade de transportar apenas quatro mil litros de água cada um. Pellenz afirmou que a corporação local já poderia estar bem melhor equipada e criticou a atual administração por não ter dado suporte para a aquisição de um caminhão com escada magirus. Revelou que o prefeito Altair Copatti tinha deixado R$ 70 mil em caixa para essa finalidade.

O presidente da Câmara, Alexandre Classmann, garantiu apoio para equipar o caminhão.

Camera irá inaugurar sua Sétima Indústria em outubro

Fábrica será inaugurada em outubro
A Camera atua há mais de 40 anos de forma diversificada e verticalizada em toda a cadeira da agricultura e, durante este período, obteve um crescimento cada vez mais significativo, que a mantêm entre as melhores do segmento. Buscando sempre aliar a sua visão de longo prazo com a dos agricultores, a companhia investiu significativamente no crescimento da parceria com os mesmos, criando em 2010, o conceito presença e solução, através das Casas Camera.

Segundo o Diretor de Varejo, Antônio Eduardo Cócaro da Costa, as Casas Camera são comprometidas com a proposta de gerar soluções ao agricultor. “As unidades oferecem o melhor em programas de produção, aliando tradição e modernidade, gerando riquezas e sustentabilidade ao campo. Essa expertise vem da atuação diária com o agricultor, fornecendo soluções, recebendo sua produção e garantindo liquidez, através da manutenção de um canal direto com os principais fornecedores mundiais de produtos para a produção vegetal e animal”. Salienta.

Hoje, a Camera possui três fábricas de esmagamento de soja, uma usina de biodiesel, um engenho de arroz e uma fábrica de rações e, não pretende parar de crescer. Está marcado, para o início de outubro, na cidade de Estrela no Vale do Taquari, a inauguração da sua Sétima Indústria, que fabricará Metilato de Sódio, um importante insumo, necessário para a produção do Biodiesel.

Em Parceria com a E.I. Dupont, a Camera investiu, nesta primeira fase, 25 milhões de reais para a construção da Fábrica em Estrela, que será a segunda do setor no Brasil, tendo uma capacidade de produção de 15 mil toneladas ao ano, somente durante o primeiro período de atuação. Pois, já está previsto um investimento para dobrar a sua capacidade de produção para 30 mil toneladas ao ano, tão logo o governo anuncie o aumento da mistura do biodiesel, dos atuais 5% para 7% no início de 2014.

“A Camera é reconhecida na Região Sul do país por sua forte atuação no mercado agrícola. Em 2010, a empresa apostou no mercado de biodiesel com a inauguração de sua fábrica e hoje é uma das principais neste mercado. Tendo em vista o compromisso da empresa com este setor, estamos certos que a parceria será de grande sucesso e só contribuirá para a maior competitividade neste setor”, ressalta Marcelo Santos Dias, gerente de Negócios da DuPont Soluções Químicas para a América Latina.

Está Fábrica contribuirá para um faturamento anual de mais de 40 milhões de reais para Camera, o que significa uma parceria cada vez maior com o agricultor, mais investimentos, geração de renda e empregos para o desenvolvimento do nosso estado.  

Álcool e segurança são temas da Semana do Trânsito


A Semana Municipal de Trânsito de Três de Maio será realizada nos dias 18 a 25 de setembro. A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, às 9h, nas dependências da Associação dos Servidores Municipais. A organização é do Departamento Municipal de Trânsito, da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Trânsito.

Neste ano, a edição tem como tema nacional e da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito 2011/2020, “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. Durante a Semana serão realizadas várias ações que visam a segurança no trânsito.

Acompanhe a programação:

18 de setembro
9h – Abertura oficial.
10h – Palestra sobre segurança no trânsito, com a professora universitária, membro do Comitê Estadual de Mobilização de Segurança no Trânsito e representante do Instituto Acidente Zero de Porto Alegre, Martha Bubicz.
Local: Associação dos Servidores Municipais

19 de setembro
9h às 17h – Apresentação da Escolinha de Trânsito pelo Pelotão Mirim da Brigada Militar.
Local: Rua Minas Gerais, em frente à Prefeitura Municipal

24 de setembro
14h – Simulação de acidentes através do Corpo de Bombeiros.
Local: Em frente à Prefeitura Municipal
16h – Distribuição de material informativo sobre segurança no trânsito para alunos das escolas municipais, em parceria com a Secretaria da Saúde.

25 de setembro
11h30min – Campanha de ação para segurança aos ciclistas. Distribuição de material informativo pelo Departamento Municipal de Trânsito e Brigada Militar.
Local: Em frente às empresas da Área Industrial I

Idosa morre e casal fica ferido em acidente na BR 158 entre Pejuçara e Cruz Alta

Condutor perdeu o controle do veículo que andou mais de
cem metros até chocar-se em uma árvore
Um violento acidente ocorrido no final da tarde desta segunda-feira (16), na altura do Km 82,7 na BR 158, entre os municípios de Pejuçara e Cruz Alta, localidade de Passo dos Ingleses, resultou na morte de uma mulher de 92 anos, residente em Ibirubá.

O veículo Volkswagem Santana, cor de vinho, placas IFN-4471, conduzido por Irineu Saueressig, 73 anos, que trafegava em sentido Pejuçara – Cruz Alta, por razões ainda não esclarecidas atravessou a pista tendo seguido por cerca de 130metros entre o acostamento e um barranco chocando-se violentamente em uma árvore (pinheiro) existente à beira da estrada.
A mulher que morreu tinha 92 anos de idade

No local faleceu a Sra. Arlinda Zeilmann, que viajava ao lado do condutor Irineu que resultou com lesões graves e sua esposa Nair Saueressig, de 70 anos que sofreu ferimentos de menor intensidade aparente, ela é filha da vítima fatal.

As vítimas sobreviventes foram socorridas e encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paula, em Cruz Alta, sendo que o estado mais complicado é de Irineu. Ambos passaram por exames de Raio X, tomografia e ressonância abdominal, mas os resultados ainda não foram fornecidos em boletim médico o que somente será liberado na manhã de terça-feira.

Arlinda Zeilmann, era de tradicional família natural de Ibirubá, nascera em 15 de dezembro de 1921, era filha de Antônio Ponciano de Vargas e Laura de Vargas (ambos já falecidos) era viúva de Alfredo Zeilmann. Ela residia na cidade de Ibirubá na Travessa Independência, nº 104.