17 setembro 2013

Operação Água Limpa combate fraude em licitações em diversos municípios do RS

Operação Água Limpa combate fraude em licitações
em diversos municípios do RS
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (17/09), a operação Água Limpa, que visa combater fraude em licitações de tratamento de água, desvio de dinheiro público e corrupção. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária em 14 municípios do Estado. As buscas aconteceram em órgãos públicos e empresas. Na ação, dois empresários foram presos em Lajeado, no Vale do Taquari.

Segundo o delegado Joerberth Nunes, da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Contra a Fazenda Estadual (Defaz), o esquema envolve empresas suspeitas que coletam e tratam água em cidades não atendidas pela Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan). “Pelo menos oito empresas estão envolvidas na fraude, sendo que algumas delas funcionam no mesmo endereço”.

A operação contou com apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP), que realizou coletas de água em todos os municípios envolvidos. Elas serão analisadas para identificar se não houve adulterações na composição. Os mandados foram cumpridos em Teutônia, Progresso, Lajeado, Arroio do Meio, Forquetinha, Boa Vista do Sul, Monte Belo do Sul, Pirapó, Saldanha Marinho, Vale Real, Coronel Pilar, São Sebastião do Caí, Santa Tereza e Anta Gorda, além de empresas em Porto Alegre e Jacutinga.