16 outubro 2013

Professora é afastada após suspeita de agressão a seis alunos em Carazinho

Foto: Gazeta 670
Uma professora suspeita de ter agredido ao menos seis alunos em uma escola de Carazinho, na Região Norte do Rio Grande do Sul, foi afastada do cargo nesta quarta-feira (16) pela 39ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Segundo a polícia, o fato aconteceu pela manhã durante uma aula de Ensino Religioso para a 6ª Série da Escola Estadual Princesa Isabel. De acordo com as investigações, a mulher se descontrolou depois que uma aluna se levantou para jogar papel no lixo.

Os pais das crianças registraram ocorrência na Polícia Civil e aguardam os resultados dos exames de corpo de delito. “Espero que não aconteça nunca mais esse tipo de coisa. Eles têm de se pôr no lugar de pais. Educamos nossos filhos em casa e mandamos eles para aprender na escola e não para ser agredido por professor”, disse o pai de um aluno que preferiu não se identificar.

Uma sindicância interna da 39ª CRE vai analisar as denúncias contra a professora. “Ela foi afastada temporariamente até que a gente possa apurar o fato. Também vamos dar todo o apoio pedagógico para esses alunos”, acrescenta a coordenadora da 39ª CRE, Gelci Quevedo Agne.
O G1 e a RBS TV procuraram a professora, mas não obtiveram retorno.

Assaltante da Lotérica de Crissiumal foi encaminhado ao presídio de Três Passos

Fotos: Neila Daronco / Jornal A Notícia
Foi preso na data de hoje, na cidade de Crissiumal, PAULO ELIAS DE LIMA LESSE, foragido do Instituto Penal de Santo Ângelo. Paulo praticou o crime de roubo a mão armada na lotérica da cidade, tendo sido capturado pela Brigada Militar e pela Polícia Civil quando fugia da cidade em um ônibus com destino a Giruá.

Paulo Elias foi autuado pelos crimes de roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e será encaminhado ao Instituto penal de Três Passos.

O Delegado de Polícia William Garcez, responsável pelo caso, informou que representará pela prisão preventiva do investigado e que o Inquérito Policial originado pela prisão em flagrante de Paulo será encaminhado ao Poder Judiciário ainda na data de hoje.

O Delegado informou ainda que Paulo Elias de Lima Lesse é suspeito de outros 03 crimes de furto e 03 crimes de roubo, ocorridos na região celeiro no último ano, além de ter sido indiciado por tentativa de homicídio na cidade de Santo Ângelo em 2012.

Em noite de apagão e pouco futebol, Peixe e Inter empatam na vila Belmiro

No duelo entre D´Ale e Montillo, muito sono no primeiro
tempo (Foto: Lucas Baptista / Agência Estado)
Santos e Internacional entraram em campo, nesta quarta-feira chuvosa, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, para tentar emplacar uma sequência de duas vitórias consecutivas e se aproximarem do G-4, mas falharam na missão. Diante de um público pequeno, as equipes não saíram do 0 a 0 e somaram apenas um ponto na embolada tabela da competição.

Se o futebol não saltou aos olhos, o que chamou atenção foi o apagão ocorrido no segundo tempo do jogo - por conta do problema, o embate ficou paralisado por 16 minutos. Porém, o que se viu antes e depois do blecaute foram poucas boas defesas e muitos erros de pontaria dos dois lados.

Com o resultado desta quarta-feira, Santos e Internacional chegaram a 40 e 41 pontos, respectivamente. O Peixe volta a campo no próximo sábado, contra o Náutico, na Arena Pernambuco. O Colorado, por sua vez, tem pela frente o clássico diante do Grêmio, no domingo, no Estádio Centenário.

Homem resiste a prisão pelo não pagamento de pensão em Barra do Guarita

Viatura catarinense e ao fundo ambulância de Barra do
Guarita em frente ao Hospital Santo Antônio
(Foto: Portela Online)
Um homem que tinha um mandado de prisão em seu desfavor pelo não pagamento de pensão alimentícia foi parar no hospital após entrar em luta corporal com um policial civil de Itapiranga-SC, na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, em Barra do Guarita. O acusado resistiu a prisão.

De acordo com a Delegada de Polícia de Tenente Portela, Criatiane Van Riel Santos, o policial e o acusado ficaram feridos e receberam atendimento médico no Hospital Santo Antônio. Segundo ainda a delegada, a pensão foi paga em Santa Catarina e o alvará de soltura do acusado expedido às 14h15 e também já foi cumprido.

O acusado permanece no hospital onde passa por exames.

Marido é suspeito de esquartejar e colocar corpo de mulher em mala no PR

Marido é suspeito de esquartejar e colocar corpo de mulher
em mala
Um homem é suspeito de ter matado, esquartejado e colocado o corpo da mulher em uma mala na cidade de Joaquim Távora, no Paraná. Segundo a Polícia Civil, o crime deve ter ocorrido no sábado (12), mas o corpo só foi localizado na noite de segunda-feira (14).

A polícia informou que funcionários da empresa em que Cristiane Silva, 33 anos, trabalhava deram falta dela no local e acionaram a polícia. O casal vivia em uma casa no bairro Asa Branca. Policiais foram até a casa da sogra de Cristiane e pegaram as chaves da residência.

Assim que entraram, sentiram o mau cheiro e localizaram o cadáver dentro da mala, enrolada em um pano. O corpo tinha cortes no pescoço, tórax, barriga e pé. A vítima tinha uma filha do primeiro casamento e um filho com o suspeito. O homem teria deixado as crianças com a mãe, no sábado, e fugiu.

Ele foi identificado como Lucas Araújo e está foragido. A polícia disse acreditar que ele tenha fugido para São Paulo, onde vivia com a mulher antes de mudarem para o Paraná.

BM de Crissiumal age rápido e prende assaltante de Agência Lotérica

Paulo Elias de Lima Lesse vinha sendo procurado há vários 
dias. Ele foi preso quando o ônibus saia da cidade em 
direção a Horizontina (Foto: Guia Crissiumal)
Em uma ação rápida da Polícia de Crissiumal, a Brigada Militar prendeu menos de uma hora depois, o assaltante Paulo Elias de Lima Lesse, que estava sendo procurado há vários dias na região por crimes cometidos e que assaltou a Agência Lotérica de Crissiumal por volta das 9:30 da manhã desta quarta-feira (16).

O meliante foi preso dentro do ônibus da empresa Real, que estava saindo de Crissiumal para a cidade de Giruá.

Foto: Guia Crissiumal
O reconhecimento do suspeito por uma funcionária da Estação Rodoviária de Crissiumal, através da foto publicada pelo site Guia Crissiumal, foi determinante para a prisão.

No momento da prisão Lesse estava com o dinheiro roubado na lotérica. O mesmo, entre o assalto e a prisão, ainda comprou roupas novas, fazendo a troca no banheiro da Estação Rodoviária.

Segundo informações obtidas, um meliante invadiu o local e roubou uma certa quantia em dinheiro. O mesmo comprou um chip no caixa e em seguida armado de um revólver anunciou o assalto, pedindo do cofre do estabelecimento, quando foi informado que não há cofre no local, ordenou que todos os caixas colocassem o dinheiro em sacolas plásticas

MP investiga irregularidades no transporte de São Luiz Gonzaga

Imagem: Reprodução RBS TV
O Ministério Público apura possíveis irregularidades nos serviços de ônibus urbano e intermunicipal em São Luiz Gonzaga, na Região das Missões do Rio Grande do Sul. Em um dos inquéritos, o órgão propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as empresas passem a ensinar aos passageiros, antes de cada viagem, onde ficam e como usar as saídas de emergência. Outros dois inquéritos verificam se existe irregularidade na contratação do serviço e também avaliam se o valor da tarifa não é abusivo.

Uma das investigações gira em torno da empresa Ouro e Prata. Em agosto de 2013, um ônibus da empresa se envolveu em um acidente de trânsito na BR-285, em Vitória das Missões. Os dois veículos pegaram fogo. As três pessoas que estavam no carro morreram e alguns passageiros do ônibus tiveram lesões leves.

Eles saíram pelas janelas porque a porta ficou emperrada. Segundo testemunhas, os vidros tiveram que ser quebrados a chutes.

A promotoria constatou que os passageiros não conseguiram utilizar as saídas de emergência. O Ministério Público propôs um TAC, que não foi aceito pela empresa. O promotor vai encaminhar o inquérito ao Judiciário.

"Para que a empresa se obrigue a informar aos passageiros antes de cada viagem onde se localizam e como funcionam as saídas de emergência, além de distribuir folders para os passageiros por um período de 30 dias e também apresentar um laudo técnico de sua frota de ônibus, dizendo se o sistema de saída de emergência está funcionando ou não, porque nesse caso do acidente o sistema não funcionou", disse o promotor Gustavo Burgos.

Em nota, a Ouro e Prata informou que não assinou o TAC porque acredita que não houve irregularidades no acidente envolvendo o ônibus e que este foi um fato isolado. A empresa também disse que presta informações sobre as maneiras de usar as saídas de emergência aos usuários, através de adesivos com instruções e, por isso, não aceitou o regramento proposto pelo Ministério Público.

Outros dois inquéritos investigam o transporte público em São Luiz Gonzaga. O objetivo é verificar se existe irregularidade na contratação do serviço e avaliar se o valor da tarifa não é abusivo.

O cálculo é feito com base nas despesas que a empresa tem para operar e envolve também o número de passageiros transportados. Para os usuários, a passagem que custa R$ 2,80 pesa no bolso.

"Para quem pega todo o dia para trabalhar, eu acho muito salgadinho o preço", disse a dona de casa Tania Nunes.

A prefeitura informou que o contrato com a empresa tem validade por 10 anos e vai até 2015 e que irá avaliar a possibilidade de redução do valor da passagem.

"Vamos aguardar o Ministério Público e suas manifestações. Nós temos interesse que essa situação seja bem clara", disse o prefeito Junaro Figueiredo.

A reportagem da RBS TV tentou entrar em contato com a empresa que faz o transporte urbano em São Luiz Gonzaga, mas não conseguiu falar com os responsáveis.

Caminhão incendeia na BR-386, em Seberi

Foto: Marília Dalenogare
Um caminhão boiadeiro de Nhandeara (SP), que ia carregar no município de São Miguel das Missões, incendiou por volta das 21 horas nesta terça-feira, 15, no Km 44 da BR-386, em Seberi. Segundo o motorista, ele trafegava na estrada quando sentiu um cheiro de queimado e parou para verificar o caminhão, o fogo vinha do motor. O condutor chegou a queimar a mão enquanto verificava os compartimentos.

Em questão de minutos o fogo tomou conta do veículo, e a cabine teve perda total. Além disso, pneus e demais peças foram parar no acostamento, espalhando o fogo. O Corpo de Bombeiros de Frederico Westphalen controlou o incêndio. As duas pistas da rodovia ficaram parcialmente interditadas, por mais de uma hora.

Veja mais informações na edição impressa do AU.

Acidente de trânsito deixa uma pessoa morta na RSC-287, em Restinga Seca

Acidente na RSC-287 em Restinga Seca (Foto:  Ivo Curcino
/  Jornal Tribuna de Restinga)
O Batalhão Rodoviário da Brigada Militar atendeu um acidente de trânsito na RSC-287, em Restinga Seca. O chamado foi feito por volta das 10h40min desta terça-feira. 

Conforme a polícia, uma mulher morreu no local. Vanilda Sturza, 45 anos, viajava na carona de uma Parati, com placas de São Vicente do Sul, e não resistiu aos ferimentos. A hipótese é que o veículo tenha feito uma ultrapassagem e colido frontalmente em outro carro.

Dois outros carros também se envolveram no acidente. Porém, devido à força dos impactos, não há como confirmar o sentido que cada veículo trafegava pela rodovia. Os demais ocupantes tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) pelo Samu.

O trânsito no local chegou a ficar interrompido por cerca de duas horas. Ainda no começo da tarde desta terça-feira, o tráfego na rodovia foi liberado.

CPI apura denúncias de irregularidades na saúde em Campo Novo

Além da CPI na Câmera de Vereadores, a administração
municipal responde a três processos em andamento no
Fórum da cidade
Uma eleitora está fazendo valer o seu direito de cidadã em Campo Novo. Ela protocolou na Câmera de Vereadores do município de 5417 habitantes um pedido para que
fossem investigadas irregularidades envolvendo uma funerária e licitações na Secretaria Municipal de Saúde.

Rosecler Ribeiro, 44 anos, cozinheira do hospital e licenciada por problemas de saúde, entrou com a ação no dia 10 de setembro. Na sessão do dia 23, a Comissão Parlamentar de Inquérito foi aprovada por 5 votos a 4. O voto de desempate foi dado pelo presidente do legislativo, o vereador Selmo Weis, do mesmo partido do vice-prefeito Jocemar Scherer (DEM).

Conforme o Regimento Interno da Câmera, o presidente designou para formar a Comissão Processante os vereadores Marcos Roberto dos Reis (presidente), Luiz Claudio Rasche (relator) e Carlos Alberto da Silva (membro).

Segundo o presidente da CPI, Marcos Reis (PMDB), o prefeito municipal já apresentou a defesa prévia e indicou testemunhas dentro do prazo de 10 dias conforme estabelecido pela Comissão Parlamentar de Inquérito.

Ainda segundo Marcos Reis, o parecer da Comissão decidiu pelo prosseguimento do processo para ouvir algumas testemunhas e esclarecer melhor os fatos. A decisão foi tomada por 2 votos a 1, com o voto contrário do vereador Carlos Alberto da Silva (PSDB), que justificará sua decisão somente em plenário.

De acordo com o presidente do legislativo, Selmo Weis, a CPI tem um prazo de 90 dias para apurar os fatos, podendo ainda ser prorrogado em caso de necessidade. Ao dar o voto de minerva em favor da abertura da investigação, Weis justificou que o Legislativo tem o dever de fiscalizar o Executivo e que não há porquê de não investigar.

Rosecler Ribeiro, 44 anos, cozinheira do hospital e licenciada
por problemas de saúde (Fotos: Trespassos News)
Rosecler Ribeiro, a cidadã que solicitou a investigação aos vereadores, conta que tem problemas de pressão alta e cardíacos, necessitando de remédios contínuos, inclusive estando licenciada do trabalho, e que, segundo ela, sofre com a falta de medicamentos e o mau atendimento no Posto de Saúde.

Além da CPI na Câmera de Vereadores, a administração municipal responde a três processos em andamento no Fórum da cidade, um movido pelo Ministério Público e outros dois através de Ação Popular. Em um deles, aparecem como réus o prefeito José Milton Menusi, o vice-prefeito Jocemar Scherer e o Município de Campo Novo; em outros dois, apenas o prefeito municipal.

Motociclista morre em acidente na ERS 129 em Muçum

Motociclista morreu em acidente de trânsito no Vale do
Taquari, RS (Foto: Antonio Paulo Moraes Bueno/ BM)
Um acidente no final da manhã deste terça-feira na ERS 129, que liga os municípios de Encantado e Muçum, no Vale do Taquari, causou a morte de uma pessoa. Próximo do meio-dia, a motocicleta conduzida por Rogério Vinciguerra se chocou com uma camionete S10 no km 77. O condutor da moto, de 27 anos, teve ferimentos graves e foi conduzido até o Hospital Santa Terezinha, em Encantado, e não resistiu.

O corpo do motociclista foi encaminhado ao DML de Lajeado para a necropsia. Ele era funcionário de uma fábrica de móveis em Muçum e aos finais semana trabalhava como garçom.

Indígenas pedem demarcação de terras e bloqueiam rodovia no RS

Máquinas agrícolas fecharam rodovia
na Região Norte do RS
(Foto: Zete Padilha/RBS TV)
Máquinas agrícolas e pedaços de madeira foram usados para impedir a passagem de veículos em um protesto nesta terça-feira (15) na Região Norte do Rio Grande do Sul. A rodovia que liga Sananduva a Cacique Doble foi bloqueada por pelo menos 200 índios. Eles exigem agilidade no processo de demarcação de terras.

Os bloqueios começaram pela manhã, e como o trânsito só era liberado a cada duas horas, longas filas de congestionamento se formaram nos dois sentidos da pista. Para escapar do calor, muitos motoristas abandonaram os carros na fila e foram procurar abrigo na sombra de árvores a beira da estrada.

Os indígenas pertencem a Reserva do Forquilha e pedem mais agilidade no processo de demarcação de terras. No estado, cerca de 100 mil hectares podem ser transformados em áreas indígenas.

Entidades assistenciais são beneficiadas com alimentos

Entrega no Lar do Idoso em Três de Maio
O Grêmio Estudantil da SETREM (GEESE) fez a entrega de mais de 300kg de alimentos não perecíveis para entidades assistenciais de Boa Vista do Buricá e Três de Maio. A atitude beneficiou o Bom Pastor de Ivagaci da cidade de Boa Vista do Buricá e o Lar dos Idosos da cidade de Três de Maio. Os alimentos foram arrecadados através da gincana do Ensino Fundamental e Ensino Médio realizadas em comemoração ao dia das crianças.
           
O presidente do GEESE, Vitor Classmann, explica que a ideia de arrecadar os alimentos e posteriormente fazer a doação para as entidades partiu dos membros da gestão anterior do Grêmio. "Acatamos a ideia solidária e demos continuidade a essa ação por acreditarmos que temos que ajudar o próximo. Essa atitude têm conquistado cada vez mais pessoas dispostas a fazer o bem", finalizou.