14 janeiro 2010

"Eu conto os minutos para ele estar de volta", diz mulher de sargento em missão de paz

A mulher do sargento Francisco Feitosa, de 38 anos, respira aliviada desde a madrugada de quarta-feira, quando recebeu a notícia de que o marido, no Haiti há sete meses em missão, estava salvo do terremoto que matou milhares de pessoas no país. Juracenir Feitosa, de 36 anos, quase não acreditou quando soube da catástrofe, já que faltava apenas nove dias para que Feitosa voltasse para casa e pudesse conhecer o filho de quatro meses que ainda estava na barriga dela quando ele partiu.
— Ficamos muito aliviados aqui, apesar de alguns colegas dele não terem tido a mesma sorte — desabafa.
Feitosa, a mulher e os dois filhos, o outro tem 12 anos, vivem em Rio Branco, no Acre. Segundo ela, Feitosa conseguiu se salvar porque não estava na base militar, que foi destruída. Horas depois dos tremores, o sargento conseguiu se conectar à internet e dar o primeiro sinal de vida.
— Ele pediu apenas que a gente orasse. Eu conto as horas, minutos, segundos para que passe tudo isso e ele possa estar aqui com a gente.
Cenário é de guerra no país caribenho
É um resumo da desgraça provocada por um tremor de 7,3 graus na escala Richter que, nesta terça-feira, matou dezenas de milhares de pessoas e atingiu pelo menos 3,5 milhões. A morte de dois militares gaúchos que, em meio à miséria do Haiti, serviam às forças de paz da ONU, foi confirmada pelo Exército. Outros 12 brasileiros também morreram no tremor de 7,3 graus na escala Richter — entre eles a missionária Zilda Arns, 73 anos.

Prefeitura encaminha projeto para incentivo a pisicultura

Foi entregue esta semana pelo Secretario de Agropecuária, Ari Dresch, e pelo Diretor de Captação de Recursos, Fomento e Desenvolvimento, Atanagildo Rorato, para o Ministro Adjunto do Ministério da Agricultura e Pesca, Dirceu Lopes, um projeto sobre piscicultura. A intenção é conseguir implementar a produção de peixes no município.
Além de gerar enda para os agricultores com a produção de peixes, a intenção do projeto é também prestar assistência técnica, realizar um diagnóstico da aqüicultura, com levantamento georefencial e fotográfico e capacitar os agricultores do município de Santa Rosa, na atividade da aqüicultura, com a produção de peixes. Com isso, fomentar e viabilizar a aqüicultura familiar com foco na organização da cadeia produtiva aquícola através da assistência técnica e extensão.
Dentre as atividades e objetivos do projeto estão: dia de campo em propriedades destaques do município, capacitação de produtores em cultivo de peixes, viagem de estudo, aquisição de GPS (Sistema de Posicionamento Global) para georeferenciamento, aquisição de máquina fotográfica digital para levantamento fotográfico e aquisição de kit para análise de água. Segundo o Secretário Ari Dresch, “Estamos em busca dessa aprovação junto ao Governo Federal, pois será fundamental para que possamos fomentar a produção de peixes no município”. A Secretaria aguarda o retorno do pedido de projeto que deverá sair em março.
Dados sobre Santa Rosa/ área rural
A área rural possui 1.732 propriedades rurais com uma média de 15,3 hectares por imóvel. A representação da atividade agrícola no retorno de ICMS para o município é de aproximadamente 9%, com base de produção na área de grãos como o milho, trigo e a soja. Santa Rosa tem 12% da população no meio rural. Uma das preocupações da Prefeitura, em especial da Secretaria de Agropecuária, é manter essas famílias no seu meio, evitando o êxodo rural.
O Censo do ano 2000 indicava uma população rural de 9.066 pessoas, porém no Censo de 2007 consta que a população rural de 7.957 pessoas. Principalmente os jovens migraram para os centros urbanos, em busca de uma melhor qualidade de vida, permanecendo no campo uma população de idosos.
Dados do IBGE indicam que em 2009, na área do município de Santa Rosa, foram plantados 20.000 ha. de soja, 12.000 ha. de trigo e 3.500 ha. de milho. Também existe no município uma área de 60 ha. de cultivo de hortigranjeiros e 57 ha. de fruticultura, enquanto na aqüicultura são produzidas cerca de 40 ton/ano de peixes cultivados.

“Ele só queria voltar com a missão cumprida”, diz namorada de gaúcho morto

A namorada de um dos gaúchos que perdeu a vida no Haiti soube do terremoto pela TV na noite dessa terça-feira. Somente às 4h da manhã desta quarta-feira, a estudante de Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Ana Paula Molz, de 24 anos, tomou conhecimento da morte do companheiro, o 1º tenente Bruno Ribeiro Mario.
Nessa tarde, ela lembrou das últimas palavras ditas pelo militar em ligações telefônicas: “Ele dizia que só queria voltar com a missão cumprida e, mesmo que não tenha sido da forma como eu gostaria, acredito que ele conseguiu”.
A vítima era natural de São Gabriel, mas a família residia em Santa Maria. “Namorávamos há sete meses e ele era uma pessoas maravilhosa, alguém que nunca tinha encontrado na minha vida”, lamentou Ana Paula. Conforme ela, as Forças Armadas providenciam todos os preparativos para o translado do corpo. A data e o horário do desembarque ainda não estão confirmados.

Rotary Clube oportuniza intercambio cultural no Tocantins

No próximo dia 20, quarta-feira, três jovens três-maienses embarcam em uma grande aventura: participam de um intercambio cultural, promovido pelo Rotary Clube de Três de Maio, no Estado do Tocantins. Bruna Winkelmann Gonçalves, de 16 anos, Kathleen Borges da Silva e Tainara Sieben, ambas com 15 anos, já estão de malas prontas para conhecer a cultura e tradição da região norte do país.
Segundo Elmo Winkelmann, vice-presidente do Rotary Clube de Três de Maio, a oportunidade se deu em razão da parceria com o grupo rotário de Araguaína/TO. “Muitos clubes de serviços já oportunizam estas viagens e nós, tendo experiência com intercâmbios internacionais, compreendemos ser possível oferecer esta vivência. É uma grande oportunidade. Além de promover interação entres os clubes, permitirá socialização de culturas.”
O clube de serviço três-maiense custeará 50% do transporte das jovens. Também não terão gastos com hospedagem e alimentação, pois serão recebidas em casa de rotarianos, dentre eles, Marcos Winkelmann, filho de Elmo, que reside naquele Estado há quase duas décadas e atua como gerente financeiro de uma mineradora de calcário.
O retorno ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro. Para Tainara, estudante do 1º Ano do Ensino Médio da SETREM, esta será a primeira vez que viaja sozinha, sem a presença de familiares ou responsáveis. “Conheço apenas municípios da região sul. Por isso, tenho grandes expectativas e muita curiosidade com relação aos costumes locais”, enfatiza.
Araguaína que tem uma população de aproximadamente 150 mil habitantes e situa-se na região do Bico do Papagaio à 420 quilômetros da capital (Palmas). É referência regional em educação. Além de ensino básico e profissionalizante, o município conta com três universidades.
Legenda da foto: Tainara Sieben, Kathleen Borges da Silva e Bruna Winkelmann Gonçalves.

Confirmada morte do chefe da missão da ONU no Haiti

O presidente do Haiti, Rene Preval, confirmou nesta quarta-feira a morte do chefe da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país, o tunisiano Hedi Annabi. Ele foi uma das vítimas do terremoto que atingiu a capital Porto Príncipe.
As informações são da BBC Brasil. Annabi, 65 anos, foi nomeado para a chefia da missão da Minustah no dia 1º de setembro de 2007. Antes disso, ele ocupou por dez anos a subsecretaria-adjunta da ONU para as operações de manutenção de paz.
O prédio do órgão ficou destruído após o terremoto. O vice-representante da ONU no Haiti, o brasileiro Luiz Carlos da Costa, permanece desaparecido.