Foi entregue esta semana pelo Secretario de Agropecuária, Ari Dresch, e pelo Diretor de Captação de Recursos, Fomento e Desenvolvimento, Atanagildo Rorato, para o Ministro Adjunto do Ministério da Agricultura e Pesca, Dirceu Lopes, um projeto sobre piscicultura. A intenção é conseguir implementar a produção de peixes no município.
Além de gerar enda para os agricultores com a produção de peixes, a intenção do projeto é também prestar assistência técnica, realizar um diagnóstico da aqüicultura, com levantamento georefencial e fotográfico e capacitar os agricultores do município de Santa Rosa, na atividade da aqüicultura, com a produção de peixes. Com isso, fomentar e viabilizar a aqüicultura familiar com foco na organização da cadeia produtiva aquícola através da assistência técnica e extensão.
Dentre as atividades e objetivos do projeto estão: dia de campo em propriedades destaques do município, capacitação de produtores em cultivo de peixes, viagem de estudo, aquisição de GPS (Sistema de Posicionamento Global) para georeferenciamento, aquisição de máquina fotográfica digital para levantamento fotográfico e aquisição de kit para análise de água. Segundo o Secretário Ari Dresch, “Estamos em busca dessa aprovação junto ao Governo Federal, pois será fundamental para que possamos fomentar a produção de peixes no município”. A Secretaria aguarda o retorno do pedido de projeto que deverá sair em março.
Dados sobre Santa Rosa/ área rural
A área rural possui 1.732 propriedades rurais com uma média de 15,3 hectares por imóvel. A representação da atividade agrícola no retorno de ICMS para o município é de aproximadamente 9%, com base de produção na área de grãos como o milho, trigo e a soja. Santa Rosa tem 12% da população no meio rural. Uma das preocupações da Prefeitura, em especial da Secretaria de Agropecuária, é manter essas famílias no seu meio, evitando o êxodo rural.
O Censo do ano 2000 indicava uma população rural de 9.066 pessoas, porém no Censo de 2007 consta que a população rural de 7.957 pessoas. Principalmente os jovens migraram para os centros urbanos, em busca de uma melhor qualidade de vida, permanecendo no campo uma população de idosos.
Dados do IBGE indicam que em 2009, na área do município de Santa Rosa, foram plantados 20.000 ha. de soja, 12.000 ha. de trigo e 3.500 ha. de milho. Também existe no município uma área de 60 ha. de cultivo de hortigranjeiros e 57 ha. de fruticultura, enquanto na aqüicultura são produzidas cerca de 40 ton/ano de peixes cultivados.