28 julho 2011

Vereador de Espumoso é preso em flagrante por desmatar 9,6 hectares de ávores nativas

Odil Diogo Missio e mais dois

funcionários pagaram fiança e 

foram liberados

O vereador do município de Espumoso, Odil Diogo Missio, e mais dois funcionários contratados por ele foram presos em flagrante por uma equipe da Polícia Ambiental de Cruz Alta (Patram) por desmatar 9,6 hectares de árvores nativas na localidade de Linha Pereira, interior de Jacuizinho. Os três homens foram enquadrados no artigo 38 da Lei Federal, que prevê multa e detenção de um a três anos.
— Eles estavam utilizando escavadeiras hidráulicas e tratores esteira para enterrar a vegetação e camuflar o crime. Entre as árvores desmatadas, estava a pinheiro brasileiro, protegida por lei Estadual — diz o sargento Márcio Palma de Brito.
A área destruída equivale a 14 campos de futebol. A mais de cinco anos a Polícia não registrava um desmatamento dessa proporção, considera alto para a região. Os três acusados foram encaminhados ao departamento de Polícia de Salto do Jacuí, pagaram fiança e foram liberados.
ZH tentou entrar em contato com os três acusados, porém, só um atendeu o celular e não quis se manifestar.

Concurso de Fotografias promete evidenciar o dia a dia do produtor da nossa região

Está em vigor o 4º Concurso de Fotografias da COTRIMAIO. O concurso premiará os melhores talentos que retratarão o dia-a-dia do associado da COTRIMAIO, tendo como cenário propriedades da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – produtores manejando maquinário, plantando e colhendo, enfim, o trabalho incansável de uma das mais importantes classes de trabalhadores da região e do país.
Além disso, os seis primeiros colocados ganharão prêmio - R$ 200,00 cada em bônus e as fotos serão publicadas no calendário 2012 da cooperativa. O concurso é aberto a fotógrafos amadores e o prazo para a inscrição é até o dia 28 de outubro de 2011.
Cada participante As fotografias serão avaliadas por um comitê julgador e o resultado será divulgado na semana subseqüente a data de encerramento, quando acontece um coquetel para entrega da premiação. Os autores das fotografias deverão assinalar na ficha de inscrição o seu consentimento em disponibilizar suas fotos no calendário da cooperativa.
Conforme a assessora de comunicação da Cotrimaio, Rosméri Redel Schmidt, para concorrer aos prêmios é preciso que as fotografias estejam com boa resolução para a impressão dos calendários. “Não tem limite de fotos por candidato. Esperamos receber aproximadamente 200 fotografias até o mês de outubro”, afirmou Rosméri.

EMEI Bem-Me-Quer promove matroginástica com

Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Me-Quer
Na tarde desta quarta-feira(27), aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Me-Quer, da Vila Wilkemann em Santa Rosa, uma atividade  diferenciada em comemoração ao Dia dos Avós. Todas professoras, profissionais da escola, crianças e seus familiares participaram.
Foram momentos especiais com apresentações culturais com as crianças e um chá. As crianças e os pais participaram de atividades de matroginástica que é uma atividade física, que de forma lúdica e prazerosa, é praticada em família e com todos aqueles que participam da vida da Escola. A matroginástica é uma atividade que proporciona o desenvolvimento infantil, pois tem o objetivo de transformar renovar e incentivar a proximidade nas relações familiares por meio do movimento físico.
A Secretaria municipal de Educação e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer proporcionaram este momento em 16 EMEIS, com a coordenação da Professora Cleia Dorneles. A matroginástica, nesta escola, envolveu as crianças e seus avós com muita comemoração.

Produtores gaúchos de soja esperam oportunidades de mercado e de preço

Safra de soja ainda não foi totalmente negociada
Foto:Diego Vara, BD 09/12/2010
Dados da consultoria Céleres indicam que a comercialização da safra de soja chegou a 78% no país. O Estado mais avançado é Mato Grosso, com 97% da produção vendida. Já no Rio Grande do Sul, conforme a consultoria, a comercialização está na metade. Na avaliação do consultor de mercado Carlos Cogo, no máximo 45% da safra foi negociada. Ele avalia que a tendência é que surjam boas oportunidades de negócios nas próximas semanas.
— Agora teremos boas oportunidades para comercialização porque os preços tendem a se descolar um pouco de Chicago e o comprador embute um prêmio, um valor a mais pela soja ainda disponível porque precisa dessa soja para fazer biodiesel e também o farelo de soja, que é uma grande demanda interna da avicultura e da suinocultura — acredita.
Segundo o consultor, os preços estão atrativos aos produtores, sendo a saca de 60 quilos negociada no interior por R$ 47,80. Ele avalia que há uma estabilidade nas cotações internacionais devido a problemas climáticos em território norte-americano.
O produtor de soja de Santo Augusto, Carlos Eduardo Sperotto, teve uma produtividade acima da média histórica. Chegou a colher cerca de 60 sacas por hectare. Para ele, a comercialização antecipada é o melhor caminho, mas espera o momento de fixação de preços para fazer a venda.
— A gente busca uma média. É difícil acertar e fazer ótimos negócios de primeira. A gente vai acompanhando os momentos bons de fixação de preços. Nos últimos anos esta forma antecipada de comercialização tem se mostrado mehlor do que a comercialização após a colheita — revela.

Alunos das escolas municipais participam de programa de saúde bucal

Escola Municipal de Educação Infantil Madre Tereza
Os alunos da rede municipal de ensino de Horizontina participam do Programa Sorrindo para o Futuro, um programa de promoção em saúde para estudante da educação infantil ao 4ª ano do Ensino Fundamental, promovido pelo SESC/RS em parceria com os governos municipais. Na Escola Municipal Bela União e na Escola Municipal de Educação Infantil Madre Tereza, por exemplo, a Cirurgiã-Dentista Flávia Peterini Boeira, profissional da USF daquele bairro, desenvolve as atividades do programa com palestras e vídeos sobre a correta higienização bucal e alimentação saudável, práticas supervisionadas de escovação bucal com flúor gel. Além disso, os alunos recebem um kit fornecido pelo SESC composto de escova, creme e fio dental bem como cartilhas com atividades educativas nas quais são colados adesivos para estimular as crianças a escovarem cada vez melhor.
De acordo com a dentista, através dessas ações, as crianças aos poucos adquirem bons hábitos de higien
e, mudam a percepção errada do cirurgião-dentista e são motivadas a procurar o profissional quando necessitam. Ela destaca ainda que o objetivo do programa não é só promover saúde, mas também promover a formação de hábitos saudáveis que consolidem as melhorias de saúde conquistadas, estimulando a responsabilidade dos alunos, pais e professores para com a saúde.
Ainda pelo programa, foi realizado um levantamento epidemiológico da cárie dental e as crianças que mais precisam de atendimento odontológico tem consultas agendadas na USF Bela União para tratar de seus problemas dentários. O levantamento é de grande valia para a comunidade, pois permite que a equipe de saúde bucal da Unidade de Saúde conheça as condições de saúde bucal das crianças e possa, dessa forma, planejar ações e tratamentos mais adequados.

Rota Missões: Sítio Arqueológico de São Lourenço das Missões mais uma página da história da região

Rafael Ristow, RBS TV Santo Ângelo
As ovelhas que correm soltas pelo Sítio Arquelógico de São Lourenço das Missões também ajudam a contar a história que se passou no lugar. São em torno de 30 animais da raça conhecida como missioneira, criada na época da antiga redução jesuítico-guarani.
As ovelhas estão aqui há 14 anos através de um projeto criado numa parceria entre a prefeitura de São Luiz Gonzaga e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Elas nasceram a partir de materiais genéticos armazenados na Embrapa de Pelotas e hoje fazem parte da paisagem junto com o que restou das construções. A história de um povo preservada há mais de 300 anos.
Era 1690 quando o Padre Bernardo De La Veja fundou a Redução de São Lourenço Mártir. Da Redução de Santa Maria Maior, lá na Argentina, ele trouxe 3512 índios. Já no começo, 823 famílias formaram o quinto povoado missioneiro no Rio Grande do Sul.
A redução tinha a praça ao centro e a igreja como principal construção. As poucas paredes ainda intactas dão a dimensão da grandiosidade do templo religioso. Um prédio com aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 de largura. Tão grande quanto o tamanho, era a riqueza do local. No livro “Bens e Riquezas das Missões”, foram traduzidos os inventários dos sete povos. A obra relata que a igreja tinha cinco altares dourados e inúmeros objetos de ouro, prata e bronze. Aqui, mais uma vez, o que chama a atenção é a perfeição das pedras. Esculpidas de forma artesanal, grande parte intacta desde a época em que os índios habitaram esta terra.
O local chegou a ter quase 7 mil índios, uma das maiores reduções. Tudo numa série de construções tão bem planejadas que hoje ainda deixam dúvidas entre a população. Histórias como as de túneis subterrâneos que ligavam uma redução à outra. O que nada mais eram do que espaços embaixo da terra para guardar vinhos e alimentos.
_As pessoas até vem aqui e procuram, na nossa região, os túneis que ligavam… isso é lenda que as pessoas foram criando_comenta a professora de História Janete Melo de Souza.
Com o passar dos anos, novos elementos se revelaram para contar a história. A professora Janete conta que há poucos anos foram encontradas espécies de cisternas atrás da igreja. Espaços onde era armazenada a água da chuva.
_Hoje, nós estamos ainda resgatando a parte da preservação da água. Naquela época, eles já tinham a preocupação com o meio ambiente_explica.
Hoje, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é responsável pelo sítio arqueológico. O instituto preservou o cemitério que foi ocupado pelas comunidades recentes da localidade.
O Sítio Arqueológico de São Lourenço das Missões fica acerca de 30km da cidade de São Luiz Gonzaga. É o legado de um povo valorizado como patrimônio nacional. Mesmo com muitos mistérios históricos a serem desvendados, aqui a trajetória missioneira também resiste ao tempo.

Polícia investiga vazamento de vídeo íntimo de prefeito de Crissiumal

Constrangido, ele estaria temporariamente afastado do cargo

A polícia investiga quem teria disseminado pela internet um vídeo íntimo do prefeito de Crissiumal, Sergio Drumm. As imagens, que começaram sendo enviadas por e-mail para pessoas do município e chegaram a ficar disponíveis por algumas horas no site de compartilhamento de vídeos YouTube, constrangem o administrador público, segundo sua família.
— O prefeito registrou queixa. Vamos tentar identificar o responsável pela divulgação desse material — afirmou a delegada Beatrice de Almeida, ao confirmar a abertura da investigação.
Drumm teria feito as imagens espontaneamente diante da câmera de seu computador, conectado à internet, e elas acabaram sendo registradas por uma pessoa a quem não se destinavam, em outro computador. A polícia e a família do prefeito, porém, preferem não revelar mais detalhes sobre como teria ocorrido o vazamento.
ZH telefonou para a casa de Sergio Drumm no começo da noite de quarta-feira. Um familiar informou que ele estava "muito abalado" pela divulgação do vídeo entre a população da cidade do noroeste do Estado e sem condições para administrar o município no momento. Por isso, estaria temporariamente afastado, em licença de saúde.
Drumm preferiu não se manifestar. A gravação envolvendo o prefeito de Crissiumal, município de 15 mil habitantes, esteve disponível no YouTube durante algumas horas na tarde de quarta-feira. No final do dia, porém, já havia sido removida por desrespeitar as normas do site que impedem a divulgação de cenas de sexo ou nudez.

Colisão frontal entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta em Miraguaí

O veículo ficou destruido
A Colisão frontal entre um automóvel e um caminhão carregado de porcos deixou uma pessoa morta na noite desta quarta-feira, 27 de julho, na ERS-330, em Miraguaí.
O funcionário público municipal aposentado Eloir Hart, 55 anos, voltava da cidade para o Distrito de Tronqueiras onde reside quando por volta das 19h30, numa curva da rodovia próximo ao seu destino, chocou-se com o caminhão que vinha no sentido contrário.
Conforme fotos feitas pela Portela Online o Fiat Uno parece ter invadido a pista contrária no momento do acidente. A polícia vai apurar as causas do acidente e as responsabilidades.
O motorista do caminhão Valdemar Antonio Pellenz nada sofreu.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 21 milhões no sábado

Veja os número sorteados: 07 - 14 -15 - 20 - 23 - 35

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.304 da Mega Sena, sorteado na noite desta quarta-feira em Roseira, no interior de São Paulo. O prêmio acumulou e pode pagar R$ 21 milhões no próximo sábado, de acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Confira os número sorteados: 07 - 14 -15 - 20 - 23 - 35.

O prêmio estimado nesta quarta era R$ 9 milhões. A Caixa informou que 79 apostadores acertaram a Quina e devem receber R$ 21.229,70 cada, e houve 7.568 ganhadores da Quadra, com prêmio de R$ 316,58.

Otimismo marca lançamento da 34ª Expointer

  Veja a ImagemEvento reuniu mais de 500 pessoas no
  Cais do Porto da Capital
O lançamento da 34ª Expointer nesta quarta-feira (27) foi marcado pelo clima de otimismo. Mais de 500 pessoas, entre autoridades e representantes dos setores produtivos do Estado, lotaram o Pavilhão B do Cais do Porto da Capital em almoço no qual foram apreciadas a culinária e a música do Rio Grande do Sul.
A "Rádio Cais do Porto", temática idealizada pelo diretor teatral Nestor Monastério, fez uma "única e inesquecível" apresentação no evento. Ao explicar o formato, Monastério afirmou que o "rádio resgata nossas raízes, dialoga com o nosso afetivo e nos traz para dentro da Expointer". Neto Fagundes, acompanhado de seu grupo, cantou diversas canções e encerrou com uma interpretação do Hino Rio-Grandense.
Em seu pronunciamento, o governador Tarso Genro destacou a nova posição do Brasil no cenário mundial, baseada na imagem de um País que "cresce, se desenvolve e gera renda". O Rio Grande do Sul, afirmou Tarso, também tem reconhecimento mundial por suas ações políticas, culturais e produtivas: "E a Expointer é uma destas marcas que nos projetam e nos distinguem no Brasil e no Mundo. Vamos trabalhar para que cada feira seja melhor e mais completa que a outra".
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, disse que o Governo pretende oferecer aos produtores participantes da Expointer as melhores condições para que possam realizar "um grande evento".
"A qualidade de nossa produção nos diferencia de outras regiões e a inovação é estratégica para que possamos continuar aumentando a produção. Com isso, crescem também a renda dos produtores e a renda pública", declarou Mainardi ao detalhar os principais conceitos da edição deste ano.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, anunciou seu otimismo com base, especialmente, nos resultados das feiras de terneiros e nos números de matrizes retidas nas propriedades: "O pecuarista está nos sinalizando, ao proporcionar 29% no aumento da demanda em relação ao ano passado e ao ampliar a retenção de matrizes em 38%, que quer aumentar seu rebanho".
Para o presidente da Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elton Weber, a Expointer é o momento de "mostrar o que fazemos, o que somos e o que queremos para o futuro".
A 34ª Expointer será realizada de 27 de agosto a 04 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Estão inscritos 5.986 animais.

Texto: Marcos Pérez
Foto: Caco Argemi 

Grêmio empata com América-MG no Olímpico e sai de campo vaiado

Objetivo de três pontos em casa não é alcançado. Grêmio soma apenas um
Foto:Diego Vara
Com novidades na escalação, o Grêmio recebeu o América-MG no Olímpico, na noite desta quarta, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão. Chance para vencer um dos times piores colocados na tabela, e diante da torcida. Mas o adversário complicou. Saiu na frente com Willian Rocha, no primeiro tempo. No segundo, Miralles empatou. Placar final: 1 a 1.
Autor do gol de empate tricolor, Miralles foi expulso no segundo tempo. Com a baixa, o Grêmio não teve mais forças para reagir. No apito final, muitas vaias e gritos contra o presidente Paulo Odone.
O Grêmio perdeu uma posição e agora é 14º, com apenas 13 pontos em 11 jogos, e ainda pode perder duas posições na rodada. O América-MG segue na 18ª colocação.
No sábado o Grêmio volta a campo. O adversário será o Flamengo, no Rio de Janeiro.