28 julho 2011

Otimismo marca lançamento da 34ª Expointer

  Veja a ImagemEvento reuniu mais de 500 pessoas no
  Cais do Porto da Capital
O lançamento da 34ª Expointer nesta quarta-feira (27) foi marcado pelo clima de otimismo. Mais de 500 pessoas, entre autoridades e representantes dos setores produtivos do Estado, lotaram o Pavilhão B do Cais do Porto da Capital em almoço no qual foram apreciadas a culinária e a música do Rio Grande do Sul.
A "Rádio Cais do Porto", temática idealizada pelo diretor teatral Nestor Monastério, fez uma "única e inesquecível" apresentação no evento. Ao explicar o formato, Monastério afirmou que o "rádio resgata nossas raízes, dialoga com o nosso afetivo e nos traz para dentro da Expointer". Neto Fagundes, acompanhado de seu grupo, cantou diversas canções e encerrou com uma interpretação do Hino Rio-Grandense.
Em seu pronunciamento, o governador Tarso Genro destacou a nova posição do Brasil no cenário mundial, baseada na imagem de um País que "cresce, se desenvolve e gera renda". O Rio Grande do Sul, afirmou Tarso, também tem reconhecimento mundial por suas ações políticas, culturais e produtivas: "E a Expointer é uma destas marcas que nos projetam e nos distinguem no Brasil e no Mundo. Vamos trabalhar para que cada feira seja melhor e mais completa que a outra".
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, disse que o Governo pretende oferecer aos produtores participantes da Expointer as melhores condições para que possam realizar "um grande evento".
"A qualidade de nossa produção nos diferencia de outras regiões e a inovação é estratégica para que possamos continuar aumentando a produção. Com isso, crescem também a renda dos produtores e a renda pública", declarou Mainardi ao detalhar os principais conceitos da edição deste ano.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, anunciou seu otimismo com base, especialmente, nos resultados das feiras de terneiros e nos números de matrizes retidas nas propriedades: "O pecuarista está nos sinalizando, ao proporcionar 29% no aumento da demanda em relação ao ano passado e ao ampliar a retenção de matrizes em 38%, que quer aumentar seu rebanho".
Para o presidente da Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elton Weber, a Expointer é o momento de "mostrar o que fazemos, o que somos e o que queremos para o futuro".
A 34ª Expointer será realizada de 27 de agosto a 04 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Estão inscritos 5.986 animais.

Texto: Marcos Pérez
Foto: Caco Argemi