08 janeiro 2013

Colisão entre dois caminhões deixa um morto em Bento Gonçalves

Passageiro do caminhão não resistiu à colisão no final da
manhã em Bento Gonçalves (Foto: divulgação)
Um acidente entre dois caminhões por volta das 11h desta terça-feira (8) deixou um morto no km 218 da RSC 470, em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul. A vítima tinha 44 anos e era passageiro de um caminhão Mercedes Benz 915c, com placas de Paraí, que fica na Região Nordeste do estado.

Os dois caminhões trafegavam no sentido Garibaldi-Bento Gonçalves quando o condutor de um Ford Cargo diminuiu de velocidade devido ao fluxo. O caminhão em que a vítima estava, que vinha logo atrás, bateu na traseira.

Empresa Lux Tran pede escusas a comunidade de Três de Maio por falhas no recolhimento do lixo

Foto: Pato Roberto
Na primeira semana do ano de 2013, foram constatados alguns problemas pontuais no recolhimento do lixo na cidade de Três de Maio.

Nos dias em que os problemas foram registrados através de reclamações de munícipes, o diretor da empresa Lux Tran não se encontrava em Três de Maio e nem mesmo na região, por estar em viagem de férias, mas segundo o senhor Erminio, o responsável pelo andamento dos trabalhos na comunidade três-maiense, lhe prestou contas em contato telefônico repassando os motivos para o atraso no recolhimento do lixo.

A empresa teve problemas com um de seus caminhões, e também com a formação da equipe, o que fez com que o andamento dos trabalhos fosse afetado de forma a atrasar em pelo menos 24hs o cronograma de trabalho, ocasionando o acumulo em algumas ruas da cidade.

O diretor da empresa, pede desculpas a comunidade de Três de Maio pela falha involuntária, e coloca o telefone da empresa a disposição de todos para ouvir sugestões e reclamações. (55 3361-2736)

Egressos do CTI desenterram ‘cápsula do tempo’

Conforme a vice-diretora da Educação Profissional, Maidi
Dalri, o momento foi muito especial
Os estudantes do Curso Técnico em Informática (CTI), ao concluírem o Curso realizam o plantio dos sonhos, através do enterro de uma cápsula do tempo que é aberta depois de dez anos da formatura.

No dia 22 de dezembro de 2012, a turma que encerrou as atividades no ano de 2002 reuniu-se para desenterrar a cápsula que continha os projetos dos estudantes, a fim de resgatar o que estes tinham planejado, sonhado e pensado sobre suas vidas.

Conforme a vice-diretora da Educação Profissional, Maidi Dalri, o momento foi muito especial e marcado pela emoção. “Os jovens que concluíram o Curso estão muito bem colocados profissionalmente hoje, atuando como pesquisadores, gerentes de TI, vendedores, bancários, empresários, dentre outros e, neste momento, eles puderam olhar para trás para entender a sua caminhada e se dar conta da importância do planejamento e dos sonhos”.

Segundo os participantes, nenhum deles se arrepende de fazer o CTI, e o cursariam novamente, pois este é uma experiência de vida e de amadurecimento. Na oportunidade, também houve um momento de recordação, em especial em memória do colega Emílio Andrade, carinhosamente conhecido por todos como Codorna, que faleceu dois anos após o término do Curso. A família de Emílio também se fez presente no evento e se integrou ao grupo de estudantes.

Para o coordenador do CTI, Edinei Daniel Steffen, o reencontro da turma foi marcado pelas relembranças: dos velhos amigos, ex-colegas e principalmente pelas histórias que pouco a pouco eram lembradas e contadas pelos estudantes em um clima de muita descontração e alegria. Dentro da cápsula foram resgatadas as cartas de cada um dos estudantes e a medida em que a carta reencontrava seu dono, estas eram lidas e assim foi sendo acompanhado o que cada almejava há dez anos e a evolução profissional traçada até o momento. “A maior alegria, para o Curso, é perceber o quanto o mesmo foi decisivo no destino profissional de cada um. Ficamos satisfeitos de ver todos muito bem empregados e sendo destaques nas suas atividades”.

De acordo com Edinei, como a área da Informática encontra-se sempre em constantes movimentos e transformações, em dez anos com certeza o curso mudou muito a sua característica e estrutura curricular, porém não mudou a sua essência ou seu objetivo principal, que é fornecer profissionais capacitados e diferenciados ao mundo do trabalho.

Para o coordenador do CTI, Edinei Daniel Steffen, o
reencontro da turma foi marcado pelas relembranças
Além do Curso Técnico em Informática a SETREM mantém os Cursos de Agropecuária, Design de Móveis, Manutenção Automotiva e Vendas. Os Cursos Técnicos em Comunicação Visual, Enfermagem e Modelagem do Vestuário estão em fase de aprovação.

O processo para concessão de Bolsa Social de Estudo está aberto, com inscrições até o dia 6 de fevereiro. A entrevista com os candidatos acontece no dia 7 de fevereiro no Campus SETREM em Três de Maio.

Informações podem ser obtidas pelos fones (55) 3535-4603 ou pelos e-mails tecnicos@setrem.com.br e uet@setrem.com.br

Gestão por Competências do HSVP chega à etapa do feedback

Paulo Delfino da Costa Fagundes, é consultor da
La’Fioravanso
A Associação de Literatura e Beneficência (ASLB) desenvolveu, ao longo de 2012, o projeto “Gestão por Competências”. A iniciativa visa avaliar o desempenho e o potencial dos colaboradores da Instituição, contribuindo para a tomada de decisões relacionadas às contratações, promoções, desenvolvimentos, treinamentos e outros assuntos relacionados à gestão humana. Os trabalhos tiveram a assessoria da empresa La’Fioravanso Consultoria Empresarial, de Porto Alegre.

Em dezembro, Paulo Delfino da Costa Fagundes, consultor da La’Fioravanso, e Mário Luis Fernandes, coordenador de Gestão Humana Corporativa da Associação de Literatura e Beneficência (ASLB), estiveram no HSVP para a realização da etapa que leva o nome de feedback, visando dar um retorno aos colaboradores das avaliações por competências realizadas ao longo do ano.

Mário Luis Fernandes, coordenador de Gestão
Humana Corporativa da Associação de
Literatura e Beneficência (ASLB)
Segundo Fernandes, nesta etapa do projeto cada liderança vai conversar diretamente com suas equipes, com cada colaborador, dando um retorno da avaliação e trabalhando com a criação de um plano de desenvolvimento individual. “A ideia é que a partir de 2013 esse plano possa ser consolidado, com o objetivo de que os profissionais se desenvolvam cada vez mais, adquiram mais competências e gerem um melhor resultado à Instituição. Esta ação oferece reflexos positivos à comunidade, que terá a seu dispor profissionais ainda mais qualificados e com a exata noção do que podem e devem oferecer aos clientes enquanto colaboradores do HSVP”, explica o coordenador.

“Dentro do projeto, a questão do feedback fica com as lideranças de cada área, mas nós, como profissionais da gestão humana corporativa da ASLB, estaremos acompanhando mais de perto o processo de gestão de pessoas, nos fazendo mais presentes em todas as unidades que fazem parte de rede Verzeri”, complementa Fernandes, acrescentando que os resultados obtidos pelo HSVP no projeto estão em um patamar inicial muito bom, segundo informações da La’Fioravanso.

Polícia investiga suposto golpe em cooperativa agrícola em Santo Ângelo

Material apreendido durante a operação nas Missões
(Foto: Guilherme Rocha/RBS TV)
A Polícia Civil de Santo Ângelo investiga um suposto golpe aplicado em uma cooperativa agrícola da cidade. Na manhã desta terça-feira (8), uma operação foi realizada em três municípios da Região das Missões para tentar elucidar o caso. Mais de 70 policiais participaram da ação. Os agentes procuravam documentos ou comprovações do envolvimento no golpe que desviou cerca de R$ 150 mil.

Foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em residências de funcionários da Cotrisa, no Centro e em bairros de Santo Ângelo. Mandados também foram cumpridos em São Miguel das Missões e São Pedro do Butiá.

A direção da empresa denunciou o desaparecimento de malotes e o furto do dinheiro à polícia, que investiga o caso há um mês e meio. Segundo a polícia, o golpe teria sido aplicado de fevereiro a julho do ano passado.

Dois funcionários da cooperativa são suspeitos de comandar o esquema, mas a polícia não descarta a participação de mais pessoas. "Está bem delineada a conduta deles. Alguns desses funcionários eram responsáveis pelo manuseio dos malotes e eles desviavam os malotes contendo o dinheiro e o cheque no trajeto dos mercados e unidades até a sede administrativa da Cotrisa", disse o delegado Heleno dos Santos.
Em Santo Ângelo foram apreendidos documentos, cheques, mais de R$ 9 mil em dinheiro em duas residências e uma pistola calibre 22. O homem que morava no local onde a arma foi encontrada foi preso por porte ilegal.

Armas e munições foram apreendidas em São Pedro do Butiá e São Miguel das Missões. A direção da empresa informou que fez os procedimentos necessários para esclarecer o caso internamente e depois procurou a polícia.

Vereadores de Três de Maio estiveram reunidos na 1ª Sessão Ordinária do ano

A vice-prefeita Eliane, prestigiou a sessão na mesa diretora 
ao lado presidente Classmann (Foto: Paulo Marques) 
Na noite desta segunda-feira (07), os onze vereadores eleitos em 07 de outubro último, estiveram reunidos para a realização da 1ª Sessão Ordinária da 15ª Legislatura de Três de Maio.

O vereador Alexandre Classmann do PTB, presidiu sua primeira sessão, ele que está cumprindo o seu segundo mandato como legislador, e recebeu com surpresa e muita satisfação, segundo ele, a presença da vice-prefeita Eliane Fischer que compareceu na Câmara de Vereadores, e convida a fazer parte da mesa prestigiou toda a sessão.

No expediente recebido do Palácio Municipal, o secretário da mesa ver. Cisquinho do PP, leu uma carta mensagem do prefeito Casali, na qual ele pede aos vereadores uma trégua para dar andamento as obras, principalmente na recuperação da malha viária do município.

Nesta sessão, sendo a primeira do ano, foi um momento em que os vereadores ocuparam a tribuna mais para fazer agradecimentos. Um caso mais a parte, foi com relação aos vereadores Negrão do PMDB e Lilico Mela do PPS, os quais fizeram discursos mais acirrados.

A segunda Sessão ordinária de 2013, será realizada na próxima segunda-feira (14).

Argentina morre após levar choque em rua alagada em Porto Alegre

Argentina morreu após levar choque próximo ao edifício
onde morava (Foto: Félix Zucco/Agência RBS)
Uma mulher de 47 anos morreu na noite desta segunda-feira (07) após receber uma descarga elétrica ao pisar em uma poça de água em Porto Alegre. Ela foi identificada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) como Norma Adriana Gonzales, uma pecuarista argentina que vivia há cinco meses na capital gaúcha.

De acordo com informações da Brigada Militar, o acidente ocorreu por volta das 21h, na Avenida Andaraí, próximo a Plínio Brasil Milano, na Zona Norte de Porto Alegre. A mulher teria descido de um táxi na companhia de uma amiga na porta do edifício onde morava. No caminho até o portão de entrada, ela pisou na água e recebeu a descarga elétrica.

Ainda conforme a polícia, moradores do bairro prestaram os primeiros socorros à mulher. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Movel de Urgência (Samu) também foi chamada, mas a vítima não resistiu à descarga elétrica e morreu no local.

Chovia forte no horário. O grande volume de chuva provocou alagamentos em diversos pontos da capital gaúcha. Na rua onde residia a argentina, a água chegou a ficar na altura do motor do portão elétrico do edifício, dizem moradores. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil isolaram o local. Uma perícia vai tentar identificar a fonte que energizou a água.

Veículo sai da pista e capota na BR - 468 entre Tiradentes do Sul e Três Passos

O condutor teria fugido do local do acidente
Um acidente de transito foi registrado na noite desta segunda-feira (07/01), por volta das 19h15min, na divisa entre as cidades de Tiradentes do Sul e Três Passos.

O motorista de um Polo cor preta, Placas IOA - 0002, que transitava no sentido Tiradentes do Sul- Três Passos, perdeu o controle do carro e saiu da pista, atingindo uma arvore,  ficando com as rodas para cima.

A Brigada Militar foi acionada, mas não conseguiu identificar o condutor do automóvel. Segundo relatos de testemunhas o motorista teria fugido do local.