23 setembro 2013

Veículo capota na ERS-330 em Redentora

Veículo capotou na ERS-330 em Redentora
(Foto: Rádio Planeta FM)
Uma pessoa ficou levemente ferida em decorrência de um acidente de trânsito no início da tarde desta segunda-feira, 23 de setembro, na ERS-330, em Redentora. De acordo com a Brigada Militar, um Fiat Uno, placas de Coronel Bicaco, capotou no quilômetro 44 da rodovia por volta das 12h30, na localidade de Vista Alegre.

O acidente aconteceu após o motorista perder o controle do veículo e capotar na rodovia, parando no acostamento.

No veículo estavam quatro ocupantes, mas somente uma ficou levemente ferida e precisou ser encaminhada para o hospital.

Dependente químico que matou o pai será conduzido ao Presídio Estadual de Santa Rosa

Diego usou uma faca de
serrinha para matar o pai
(Foto: Polícia Civil-TM) 
Diego Stringari Krug, 32 anos, matou o próprio pai no final da manhã desta segunda-feira (23), no bairro Jardim das Acácias em Três de Maio. Diego foi preso logo após o crime, e encontra-se na Delegacia de Polícia local, ainda nesta tarde será conduzido ao Presídio Estadual de Santa Rosa onde ficará a disposição da justiça.

O professor Neri tinha 61 anos
A vitima, professor Neri Krug, 61 anos, foi até a casa do filho que morava sozinho, onde segundo informações de populares acredita-se que houve uma discussão entre os dois seguido da agressão do filho com uma faca de mesa que atingiu o coração da vitima, que socorrida pelos bombeiros morreu a caminho do hospital.

Segundo informações de pessoas que conheciam o professor Neri e o filho, Diego era viciado, e seguidamente pressionava o pai por dinheiro para comprar entorpecentes.

SETREM: Equipes pedagógicas debatem a Educação na Rede Sinodal

Equipes pedagógicas debatem a Educação na Rede Sinodal
Na quarta-feira, 18, a Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) foi sede do Encontro das Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal da Região Missões, evento que debateu a temática: “A  docência e a criança de hoje: construções teóricas e práticas”. A atividade, realizada no auditório do campus, reuniu mais de 70 profissionais, entre professores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e psicólogos das equipes pedagógicas da Rede Sinodal da Região Missões. Antes do início do debate, crianças realizaram uma encenação de atividades normalmente desenvolvidas por elas na escola, como jogos, disputas, brincadeiras, leituras, pequenos desentendimentos e diversas outras ações, demonstrando aos professores as várias situações vivenciadas por eles no contexto escolar.

O evento contou com a participação do doutor em educação e professor Paulo Evaldo Fensterseifer, que falou sobre “Os desafios e possibilidades da docência na contemporaneidade”, e da doutora professora Luciana Fachini, apresentando o tema “Os encantadores de crianças: recursos de ensino”. Para a coordenadora pedagógica da Rede Sinodal, Rosângela Markmann Messa, a atividade serviu para a reflexão sobre a docência e a criança de hoje. “O título deste encontro nos conduz a alguns questionamentos, como, por exemplo: Que ensino temos? Para qual criança? Com que metodologia? Qual o embasamento teórico necessário para aprimorar a prática em sala de aula? Quais os desafios e as possibilidades que encontramos? Reunidos, temos a possibilidade de refletir sobre essas perguntas e, talvez, conseguirmos responder algumas delas”, enfatiza.

Professor tresmaiense é morto pelo próprio filho

Neri Krug tinha 61 anos (Foto: Arquivo E.Castelo Branco)
O professor Neri Krug, 61 anos, foi morto pelo próprio filho por volta das 11he30min da manhã desta segunda-feira, 23, na casa onde morava o assassino confesso no bairro Jardim das Acácias. Neri foi morto com um golpe de faca de mesa (serrinha).

O golpe foi desferido pelo filho Diego Stringari Krug, 32 anos, que é dependente químico. O professor foi socorrido pelos bombeiros, mas chegou sem vida ao Hospital São Vicente de Paulo. Segundo um professor da Escola Estadual Castelo Branco, que pediu para não ter o nome divulgado, o filho é dependente químico e exigia que o pai lhe desse dinheiro, praticamente, todos os dias para comprar droga.

O assassino confesso morava sozinho na residência onde
aconteceu o crime  (Foto: Paulo Marques)
A reportagem da Rádio Colonial conversou com o Sargento Clovis Schwingel da Brigada Militar, que atendeu a ocorrência, no Hospital São Vicente de Paulo. Ele contou que os policiais encontraram Diego Krüger sentado com sintomas de ter consumido entorpecentes. Ele confessou que desferiu um golpe de faca no pai. A facada atingiu o coração do professor que acabou indo a óbito.

O professor Neri Krug, lecionava geografia na Escola Castelo Branco, onde trabalhava desde sua fundação em 1985.

Incêndio em Independência

Os bombeiros controlaram o fogo (Foto: Farício Dockhorn)
O incêndio aconteceu no inicio da tarde de sábado (21) em Independência, e mobilizou a Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio.

As chamas destruíram uma sala de festa de uma residência, e com perigo de se alastrar para as casas vizinhas, os bombeiros tiveram bastante trabalho para conter o fogo.

Após o bom trabalho dos bombeiros, ficaram apenas danos materiais, ninguém se feriu.

Prefeitura de Jóia exonera Secretários, CCs e inicia turno único

Em Jóia Pref. exonera Secretários, CCs e inicia turno único
O prefeito de Jóia, José Roberto Zucolloto Moura, confirmou vários cortes visando economia de recursos para fechar o ano financeiro no município.

A partir de amanhã, 23, serão exonerados 20 cargos de confiança incluindo seis secretários municipais e, ainda, cortadas 10 funções gratificadas. A única secretária que permanece no cargo é a de saúde.

Também a partir desta segunda-feira a prefeitura de Jóia inicia turno único, atendendo das 7 às 13hs. Com as medidas, o Executivo Joiense espera economizar cerca de R$ 200 mil até o fim de 2013.

Alerta sobre a rápida elevação das águas do rio Uruguai

Barragens de Itá e Machadinho estão com as comportas
abertas
O engenheiro Vicente, responsável das barragens de Itá e Machadinho, emitiu um alerta para as autoridades cujos municípios são contíguos ao leito do rio Uruguai, tanto do lado brasileiro quanto argentino.

Segundo ele, as autoridades e os ribeirinhos devem se acautelar e tomar as devidas providências, já que as comportas da barragem de Itá e Machadinho foram abertas visando dar vazão às águas, uma vez que os lagos estão cheios.

A vazão que era de 1.500 metros cúbicos passou para 10.000 metros cúbicos por segundo, o que significa que a vazão aumentou quase seis vezes. São estas águas que ao escorrerem enchem o leito do rio Uruguai e fazem com que seu nível aumente rápida e consideravelmente, podendo causar danos aos ribeirinhos.

Afirma o engenheiro no seu alerta:
“Informo que tivemos nas últimas 24h totais de 90 a 100mm e as vazões estão em elevação.

Já iniciamos os vertimentos preventivos nas barragens de Itá e Machadinho. Portanto, nas próximas horas o rio Uruguai deve apresentar elevações importantes.

Salientamos que a chuva forte se estende sobre as bacias dos rios Chapecó e Peperi-Guaçu, da qual não temos nenhum controle de barragens. Assim, será importante monitorar as chuvas nesta bacia, assim como nas bacias do noroeste do RS, que afetam diretamente as demais localidades”.