23 setembro 2013

Alerta sobre a rápida elevação das águas do rio Uruguai

Barragens de Itá e Machadinho estão com as comportas
abertas
O engenheiro Vicente, responsável das barragens de Itá e Machadinho, emitiu um alerta para as autoridades cujos municípios são contíguos ao leito do rio Uruguai, tanto do lado brasileiro quanto argentino.

Segundo ele, as autoridades e os ribeirinhos devem se acautelar e tomar as devidas providências, já que as comportas da barragem de Itá e Machadinho foram abertas visando dar vazão às águas, uma vez que os lagos estão cheios.

A vazão que era de 1.500 metros cúbicos passou para 10.000 metros cúbicos por segundo, o que significa que a vazão aumentou quase seis vezes. São estas águas que ao escorrerem enchem o leito do rio Uruguai e fazem com que seu nível aumente rápida e consideravelmente, podendo causar danos aos ribeirinhos.

Afirma o engenheiro no seu alerta:
“Informo que tivemos nas últimas 24h totais de 90 a 100mm e as vazões estão em elevação.

Já iniciamos os vertimentos preventivos nas barragens de Itá e Machadinho. Portanto, nas próximas horas o rio Uruguai deve apresentar elevações importantes.

Salientamos que a chuva forte se estende sobre as bacias dos rios Chapecó e Peperi-Guaçu, da qual não temos nenhum controle de barragens. Assim, será importante monitorar as chuvas nesta bacia, assim como nas bacias do noroeste do RS, que afetam diretamente as demais localidades”.