07 agosto 2010

Com câncer linfático, presidente paraguaio deve fazer tratamento em São Paulo

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi diagnosticado com um câncer linfático. A informação foi confirmada pela ministra da Saúde do Paraguai, Esperanza Martinez.
No último dia 4, Lugo foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um gânglio na virilha. Ele deve viajar na próxima terça-feira a São Paulo, onde deve permaneçer por dois dias, para realizar mais exames no Hospital Sírio-Libanês.
"O presidente Lugo conta com o apoio do governo brasileiro", informou a assessoria da Presidência da República do Paraguai. O diagnóstico de Lugo foi divulgado oficialmente em uma entrevista coletiva com a presença dos médicos de Lugo, Alfredo Boccia e José Bellassai.
Apesar do diagnóstico e da última cirurgia, o presidente paraguaio passa bem e não sente dores, de acordo com sua assessoria. O câncer foi descoberto após um check-up de rotina. Segundo os médicos, um nódulo teria sido encontrado na virilha do presidente. Os médicos ressaltaram que a doença é "curável".
— É uma lesão curável, com tratamento de quimioterapia — disse Bellassai.
Estima-se que o presidente passará dois dias em São Paulo, onde seu tratamento será definido. O outro médico, Alfredo Boccia, afirmou que ele poderá continuar no cargo, exercendo normalmente suas atividades. O tratamento poderia durar até seis meses.

Atrasos dos Correios devem seguir por mais 45 dias

Antes referência de qualidade em serviços, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passa por uma crise evidenciada pela troca recente de seu comando e pelo indicador de eficiência na entrega de cartas convencionais: apenas 83,4% das correspondências chegam ao destino no prazo, contra 98% dos telegramas.
E a situação não deve melhorar logo. A licitação que escolheu a Rio Linhas Aéreas para operar a principal linha de distribuição de cartas pelo país deverá ser anulada pelos Correios – a Rio opera com aviões de menos capacidade do que os exigidos.
O impasse provoca situações como a verificada por Zero Hora, que enviou 12 cartas para quatro destinos diferentes no país em um Teste ZH. Apenas duas chegaram ao destinatário no tempo prometido. Na edição deste domingo de Zero Hora, leia, no caderno Dinheiro, reportagem completa sobre a crise que envolve questões políticas e disputas internas que terminam sobrecarregando carteiros e irritando usuários.

Prefeitura de Santo Ângelo investiga possível abandono de criança em creche

A prefeitura de Santo Ângelo, nas Missões, vai abrir sindicância para averiguar se houve abandono de incapaz por parte de professores e funcionários da Escola de Educação Infantil Tótilas Carvalho, localizada no bairro Harmonia.
De acordo com a mãe de um dos alunos, por volta das 18h de quinta-feira, quando foi buscar seu filho de dois anos na escola, encontrou o portão chaveado, tendo que pular uma cerca. Chegando ao prédio, encontrou o filho encostado na porta de entrada, do lado de dentro. Segundo ela, a porta não estaria chaveada . A mãe acionou a Brigada Miliar e o Conselho Tutelar e registrou ocorrência.
De acordo com a supervisora de educação infantil, Janete Ketzer, a versão das professoras da creche é que antes de sair do trabalho elas teriam olhado se não havia nenhuma criança no prédio. O garoto deveria estar brincando ou quieto, escondido, não sendo avistado.
Elas afirmam que a porta estava chaveada e foi aberta quando forçada. Entre a saída das professoras e a chegada da mãe não teriam se passado mais que dez minutos.
— Vamos investigar o caso e se, de fato, o abandono for comprovado, os responsáveis serão punidos — afirmou o secretário municipal de Educação Délcio Possebom de Freitas.
Segundo o Conselho Tutelar, as mães tem o prazo até as 18h30min para buscar as crianças, do contrário, os pais são procurados pelas professoras e é averiguado o motivo do atraso.

Parlamento homenageia Pedro Ortaça com Medalha do Mérito Farroupilha

Loureiro, Ortaça e Cherini: Parlamento reconhece importãncia da trajetória artística do músico
O cantor e compositor missioneiro Pedro Ortaça recebeu a mais alta distinçâo concedida pelo Parlamento gaúcho, a medalha do Mérito Farroupilha, na noite desta terça-feira (3). Junto com Noel Guarani e Cenair Maíca, Ortaça imprimiu um jeito novo de cantar e tocar, a partir do estilo de Jayme Caetano Braun. Denominados "Os quatro troncos da cultura missioneira", foram considerados autores de uma nova identidade na cultural musical gaúcha. Proposta pelo deputado Adroaldo Loureiro (PDT), a homenagem foi entregue pelo presidente da Assembleia, deputado Giovani Cherini (PDT). A cerimônia antecedeu um show beneficente de Pedro Ortaça e grupo formado pelos filhos Alberto, Gabriel e Marianita Ortaça, e também por Halber Lopes e Luiz dos Santos, no Teatro Dante Barone.
Em seu pronunciamento, Cherini afirmou que "Pedro Ortaça é um gaúcho que honra a terra missioneira e o Rio Grande. Por mais longe que possa chegar, a sua música permanece no nosso território, valorizando a nossa cultura". A homenagem da Assembleia, disse Cherini, se soma a todos os prêmios recebidos em reconhecimento a um homem cujo a vocação e o trabalho estão à serviço da liberdade e da democracia entre os povos.
Autor da homenagem, o deputado Loureiro destacou a importância de reconhecer um dos personagens mais emblemáticos da cultura gaúcha. "Pedro Ortaça, o remanescente dos quatro troncos missioneiros, está aqui conosco, firme e forte, ´esparramando´ cultura missioneira no Rio Grande e no Brasil afora", enalteceu o parlamentar.
Trajetória 
Pedro Ortaça nasceu em São Luiz Gonzaga em 1966. É autor de mais de 120 músicas e tem sete discos gravados, 12 CDs e um DVD. Além de composições próprias, Ortaça interpreta poemas de Jayme Caetano Braun, José Hilário Retamozo, Carlos Cardinal e outros, que a exemplo do músico, utilizam a cultura missioneira para suas criações.
Ao lado da mulher Rose Ortaça, dos filhos e familiares, Ortaça agradeceu a homenagem recebida. "Não tenho palavras para dizer como fiquei feliz com esta distinção. Cantei o Rio Grande e as Missões, e sem o apoio de todos vocês, eu não continuaria a cantar", disse. Também acompanharam a homenagem, o ex-governador e também missioneiro, Olívio Dutra, o deputado Raul Pont (PT), além de prefeitos, vereadores e secretários municipais.
O cantor missioneiro Pedro Ortaça já recebeu diversas homenagens. Foi eleito através do voto popular personalidade do século em São Luiz Gonzaga, recebeu o título de cidadão de São Miguel, além de possuir centenas de títulos em reconhecimento ao seu trabalho, oferecido por entidades culturais, faculdades, câmaras municipais e prefeituras. Na Assembleia Legislativa, em 2006, recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira na categoria melhor cantor do ano. Além da Medalha do Mérito Farroupilha, Pedro Ortaça recebeu também no dia de hoje a escultura "O Guerreiro", entregue pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Vendas de motos no País crescem 18,6% em julho

As vendas de motocicletas ao atacado somaram 146.866 unidades em julho, alta de 18,6% em relação a julho de 2009 e de 5,1% na comparação a junho deste ano. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). 
A produção em julho foi de 148.134 unidades, um aumento de 10,5% em comparação com julho de 2009. Em relação a junho, a produção cresceu 3,9%. A produção acumulada de janeiro a julho deste ano registrou um aumento de 17,2%, com 1.013.695 unidades, contra as 856.239 unidades do mesmo período do ano passado. 
— O mês apresentou um bom desempenho, mas ainda temos um longo caminho até alcançarmos os resultados de 2008 — afirmou, em nota, o presidente da Abraciclo, Jaime Teruo Matsui. 
No mercado externo, com 3.966 unidades comercializadas no mês passado, houve uma queda de 33,4% em comparação com junho, quando foram exportadas 5.953 motocicletas. No entanto, houve uma pequena alta de 2,4% com relação a julho de 2009, que registrou a venda de 3.873 unidades.

Dilma mantém vantagem sobre Serra, diz Ibope

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, manteve a vantagem sobre José Serra e aparece com cinco pontos percentuais à frente do tucano, de acordo com pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, e divulgada hoje no Jornal Nacional. 
Dilma tem 39% das intenções de voto e Serra aparece com 34%, mesmos percentuais da pesquisa anterior, divulgada há uma semana pelo Ibope. Marina Silva, do PV, cresceu um ponto percentual em relação à última rodada e agora aparece com 8% da preferência dos eleitores. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 
Segundo o Ibope, os demais candidatos não alcançaram nem 1% das intenções de voto. A pesquisa registrou 7% de votos brancos ou nulos e 12% de eleitores indecisos. 
A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre a hipótese de segundo turno entre os candidatos do PT e do PSDB. Dilma venceria a disputa com 44% e Serra teria 39%. 
O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 2 e 5 de agosto em 173 cidades de todas as regiões do país. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21697/2010.