A prefeitura de Santo Ângelo, nas Missões, vai abrir sindicância para averiguar se houve abandono de incapaz por parte de professores e funcionários da Escola de Educação Infantil Tótilas Carvalho, localizada no bairro Harmonia.
De acordo com a mãe de um dos alunos, por volta das 18h de quinta-feira, quando foi buscar seu filho de dois anos na escola, encontrou o portão chaveado, tendo que pular uma cerca. Chegando ao prédio, encontrou o filho encostado na porta de entrada, do lado de dentro. Segundo ela, a porta não estaria chaveada . A mãe acionou a Brigada Miliar e o Conselho Tutelar e registrou ocorrência.
De acordo com a supervisora de educação infantil, Janete Ketzer, a versão das professoras da creche é que antes de sair do trabalho elas teriam olhado se não havia nenhuma criança no prédio. O garoto deveria estar brincando ou quieto, escondido, não sendo avistado.
Elas afirmam que a porta estava chaveada e foi aberta quando forçada. Entre a saída das professoras e a chegada da mãe não teriam se passado mais que dez minutos.
— Vamos investigar o caso e se, de fato, o abandono for comprovado, os responsáveis serão punidos — afirmou o secretário municipal de Educação Délcio Possebom de Freitas.
Segundo o Conselho Tutelar, as mães tem o prazo até as 18h30min para buscar as crianças, do contrário, os pais são procurados pelas professoras e é averiguado o motivo do atraso.