08 outubro 2013

Dona de Hotel foi assassinada em El Soberbio

Foto: Martin "Chango" Morínigo
Um assassinato foi registrado na cidade vizinha de Crissiumal, El Soberbio, do lado argentino do Rio Uruguai.

Por volta das três horas da manhã foi encontrado o corpo de Nelida Kelm (55 anos) em um corredor do hotel localizado na Avenida Rivadavia.

A descoberta teria sido feita por dois motoristas da empresa Crucero del Norte, quando eles deixaram seus quartos , momento que  encontraram a mulher deitada no chão com dois golpes na cabeça e uma grande mancha de sangue.

A mulher morreu no local, sendo que foi constatado que o local foi todo revirado, com a falta de documentos e dinheiro.

O médico assistente do hospital local ordenou uma autópsia para determinar a causa da morte.

Acadêmico da SETREM realiza sonho de estudar no exterior

Foto: Arquivo pessoal/divulgação
Adriano Vogel deu mais um passo importante em direção ao seu futuro profissional. Há pouco mais de um mês, o acadêmico do 5º semestre do curso superior de Redes de Computadores da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) faz graduação sanduíche pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade de Wisconsin, Milwaukee, EUA.Vogel é bolsista da CAPES e está residindo no alojamento da Universidade, no Sandburg Halls, até o final deste ano. Ele é o primeiro aluno da SETREM contemplado pelo Programa.
               
Vogel soube do Ciência Sem Fronteiras pela internet e pela televisão. Ele recorda que o incentivo e a determinação em participar aconteceu em uma aula na Instituição, quando um professor comentou sobre o Programa. A partir daquele momento, ele passou a acreditar que era possível tornar seu sonho realidade. “No início, pensar em estar aqui parecia um sonho, mas hoje está sendo muito bom, passando por aquele período de instalação e grande adaptação. Outra língua, outra cultura, enfim, tende a ser muito positivo pela oportunidade de poder conhecer uma realidade tão diferente e viver em uma potência econômica”, projeta.
             
O acadêmico lembra que fez sua candidatura no portal do Programa e após a homologação ter sido feita pela SETREM, passou para a fase de seleção. Vogel explica que elementos como a necessidade de bom desempenho no ENEM, percentual do curso concluído, perfil do acadêmico e sua área de estudos foram levados em conta, culminando na viagem ao exterior.“Dessa forma minha candidatura foi aprovada. Com muita persistência superei as etapas posteriores, como providenciar toda a documentação necessária, visto, passaporte, formulários, assim como organizar todas as etapas da viagem”.
               
O três-maiense de 21 anos participa do curso English as a SecondLanguage (ESL), em que tem a oportunidade de aperfeiçoar seu inglês para que, durante o ano de 2014,possa fazer a graduação em sua área de estudo. Como experiência para o futuro, acredita que o Programa auxiliará e muito em sua profissão. Vogel acrescenta que além do conhecimento técnico, que conta muito para uma futura carreira acadêmica ou corporativa, terá ainda toda uma bagagem de vida. “Espero incentivar outras pessoas a terem vontade e determinação para conseguirem também uma graduação no exterior. Só tenho a agradecer à Instituição e aos professores, que sempre colaboraram para que eu pudesse estar aqui hoje, estudando e aproveitando esta grande oportunidade de crescimento”, finaliza.

Empresária acredita que ainda é possível evitar construção de barragens no rio Uruguai

Foto: Vilson Winkler
Nascida em Porto Mauá, Loni Elisa Dei Ricardi teria motivos para defender a construção das hidrelétricas no rio Uruguai. Ela possui uma agência de turismo na cidade e poderia sonhar com um aumento de turistas com as barragens. Porém, prefere distribuir fôlderes e informativos contra o complexo hidrelétrico Garabi-Panambi. “Minha preocupação é com a natureza, com o povo de Porto Mauá e a nossa história”, ressalta a moradora.

Os Estudos de Impacto Ambiental e Viabilidade Técnica do complexo hidrelétrico Garabi-Panambi estão sendo realizados pela Eletrobrás juntamente com a empresa argentina Ebisa. Mas indignadas com a maneira que o processo de construção das hidrelétricas vem sendo conduzido pelo consórcio bi-nacional as famílias exigem a imediata paralisação dos estudos. O Movimento dos Atingidos por Barragens denuncia que as famílias que vão ser atingidas pelas obras estão sofrendo pressão psicológica para abandonar suas propriedades com a falta de informações oficiais concretas sobre a construção das hidrelétricas. O MAB estima que até 90 mil hectares de terra fértil vão ser alagados e cerca de 13 mil pessoas afetadas.

Loni Dei Ricardi afirma que a comunidade tem de estar mobilizada para garantir seus direitos. Defende ainda que os governos do Brasil e Argentina consultem a população porque existe uma diferença muito grande entre colocar a propriedade a venda e ser expulso dela.

Loni entende que não se pode expulsar as pessoas de suas moradias e terras pelo “chamado desenvolvimento”. Ela destaca que a construção da barragem Panambi deverá trazer também impactos ao comércio, ao clima e à saúde da população local. “Tem moradores que já sofrem com depressão, pois não sabem o que será do futuro de suas residências”, conta a empresária.

Uma representação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) atua no município de Porto Mauá buscando conscientizar a população sobre as consequências da construção das barragens. Eles temem que grandes festas regionais como a de Nossa Senhora dos Navegantes, o Festival do Cascudo e a Expomauá sejam descaracterizadas com um novo cenário construído após a instalação da hidrelétrica Panambi, no rio Uruguai. Na avaliação deles, os balneários que abrigam centenas de turistas no verão e a Trilha Ecológica de Três Bocas — que existe desde 1998 e já foi premiada em nível nacional como projeto turístico — correriam risco de desaparecer.

O Movimento dos Atingidos por Barragens em Porto Mauá questiona a legislação, pois, de acordo com o movimento, a mesma lei que proíbe a pesca dos habitantes do local, a plantação de lavouras e a construção de residências em área de preservação permanente permite a destruição destas áreas e a morte de dezenas de espécies de animais e plantas com um único projeto.

Avançam as articulações para a instalação do posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Rosa

Foto: Divulgação
O secretário de Desenvolvimento Econômico Fernando Borella e o presidente da Câmara de Vereadores Paulo Roberto dos Santos estiveram reunidos com Milton Kühn, gerente da CORSAN. Na pauta, as ações necessárias para a instalação do Posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Rosa.

Segundo o presidente do Legislativo, a consulta junto a CORSAN foi para saber sobre a abrangência das redes de água próximas as saídas de estradas federais do município.

Borella explica que foram três as condições básicas da PRF para instalação do posto em Santa Rosa, acesso a água, luz e telefone.

Em audiência no DNIT, em Cruz Alta, o secretário obteve a informação do engenheiro José Echeverria sobre a possibilidade de utilização da faixa de domínio para a instalação do posto da PRF, a exemplo do que ocorre no Posto da PRF de Cruz Alta, porém o local em Santa Rosa ainda encontra-se em fase de estudo técnico operacional.

Acidente entre carro e moto movimenta SAMU em Tenente Portela

Acidente envolvendo motocicleta movimenta SAMU
(Foto: Portela Online)
Um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (08) movimentou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Tenente Portela.

O acidente aconteceu na Avenida Redenção em frente a Caixa Econômica Federal e envolveu uma motocicleta, placa de Tenente Portela, e um Corsa também placa do município.

O motociclista sofreu escoriações pelo corpo e foi socorrido pelo SAMU por volta das 11h. O motorista do carro nada sofreu.

As causas do acidente serão apuradas pela polícia.

Munícipes reclamam do tipo de cercamento do Poliesportivo

Toda a área foi cercada com arame farpado
(Foto: Paulo Marques)
O Poliesportivo Municipal de Três de Maio, recentemente foi cercado com palanques de eucaliptos e arame farpado, o que tem provocado certos descontentamentos de algumas pessoas.

O Poliesportivo é bastante usado por pessoas que praticam caminhadas nos mais diversos horários, já que existe uma pista para esta prática, de forma não muito frequente, equipes de futebol da cidade também se utilizam do campo para realizar partidas de futebol, e nos últimos dias foram surpreendidos pelo tipo de cercamento da área do antigo Estádio Municipal. O aspecto é muito semelhante ao de um potreiro.

A informação que circula entre as pessoas que praticam caminhadas do local, seria a de que a administração municipal teria ordenado a construção da cerca, como medida de segurança ao local, já que pessoas estariam entrando a noite no local para fazer pegas com automóveis.

Buscamos contatos com o Departamento de Esportes da municipalidade, mas não encontramos os responsáveis pelo setor.

Veículos são incendiados na sede da Prefeitura de Tupandi, no RS

Carros ficaram destruídos pelo fogo em Tupandi
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Dois carros foram destruídos por um incêndio na madrugada desta terça-feira (8), na sede da Prefeitura de Tupandi, no Vale do Caí, Rio Grande do Sul. A Polícia Civil já iniciou a investigação sobre o caso. Imagens de câmeras de segurança do local mostram dois homens na garagem, porém com os rostos cobertos. Eles ainda não foram identificados pela polícia.

Os veículos - um particular e outro da prefeitura - seguem no local, que foi isolado para a realização da perícia. Conforme a Polícia Civil, os homens acessaram a prefeitura pelos fundos e entraram na garagem. Nas imagens das câmeras, eles aparecem colocando um material não identificado embaixo dos carros. Logo depois o fogo se iniciou.

As chamas ainda atingiram uma retroescavadeira, que ficou danificada. Ninguém ficou ferido.

Mais um homicídio em São Nicolau

Local do crime (Foto: Guia São Luiz)
Mauricio Schuquiel Silveira, 19 anos, foi encaminhado ao Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga, após ter sido vítima de golpe de faca em uma briga que teria ocorrido com um adolescente de 14 anos, no município de São Nicolau.

De acordo com o boletim da ocorrência, o fato teria ocorrido em virtude de uma briga que já teria acontecido em outro momento envolvendo a vítima e o autor da facada. O homem foi encaminhado ao hospital pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) onde chegou  já sem vida.

O adolescente não foi encontrado em sua residência e, de acordo com as informações colhidas pela guarnição da Brigada Militar do município, o mesmo pode ter fugido para o mato.

O delegado José Renato Moura, responsável pelo caso, relatou que o autor do homicídio já foi identificado e que a polícia está trabalhando na localização deste indivíduo para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Modelo catarinense nega participação em suposta fraude e afirma que pagou um preço alto só por ser bonita

Luciane demonstrou desenvoltura com percentuais e siglas
do mercado financeiro durante a entrevista (Foto: Marcelo
Wink / Agencia RBS)
Loira de olhos verdes, corpo torneado, bronzeado e ornado por tatuagens, a catarinense Luciane Hoepers, 33 anos, estava acostumada a estampar sites e revistas masculinas. Desde 19 de setembro, passou a frequentar o noticiário policial.

Natural de Joinville, eleita bela do Avaí em 2012, a modelo e administradora ganhou notoriedade ao ser presa em Brasília pela Polícia Federal durante a Operação Miqueias, há menos de um mês, que desbaratou uma quadrilha suspeita de lavar dinheiro e fraudar fundos de pensão de prefeituras.

O esquema, liderado por um doleiro, teria o envolvimento de, pelos menos, três deputados federais. Investigada por quase dois anos, a quadrilha teria lavado cerca de R$ 300 milhões e causado prejuízo de R$ 50 milhões a fundos previdenciários municipais. A organização chamou atenção por ostentar uma frota de carros de luxo, entre eles uma Ferrari e uma Lamborghini apreendidas.

Definida pela PF como "pastinha", Luciane usaria os atributos físicos para se aproximar de prefeitos e gestores de fundos de pensão a fim de oferecer vantagens em troca de investimentos com rendimentos duvidosos, que seriam administrados pela própria quadrilha.

Após cinco dias de prisão, Luciane passou a ser chamada de "Musa do Crime". Alcunha que tenta combater. Em entrevista ao Diário Catarinense, ela garante a idoneidade dos fundos de investimentos e nega acusações de pagamento de propina ou sedução de políticos. Ainda pede desculpas aos torcedores do Avaí pela exposição negativa do clube.