08 outubro 2013

Acadêmico da SETREM realiza sonho de estudar no exterior

Foto: Arquivo pessoal/divulgação
Adriano Vogel deu mais um passo importante em direção ao seu futuro profissional. Há pouco mais de um mês, o acadêmico do 5º semestre do curso superior de Redes de Computadores da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) faz graduação sanduíche pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade de Wisconsin, Milwaukee, EUA.Vogel é bolsista da CAPES e está residindo no alojamento da Universidade, no Sandburg Halls, até o final deste ano. Ele é o primeiro aluno da SETREM contemplado pelo Programa.
               
Vogel soube do Ciência Sem Fronteiras pela internet e pela televisão. Ele recorda que o incentivo e a determinação em participar aconteceu em uma aula na Instituição, quando um professor comentou sobre o Programa. A partir daquele momento, ele passou a acreditar que era possível tornar seu sonho realidade. “No início, pensar em estar aqui parecia um sonho, mas hoje está sendo muito bom, passando por aquele período de instalação e grande adaptação. Outra língua, outra cultura, enfim, tende a ser muito positivo pela oportunidade de poder conhecer uma realidade tão diferente e viver em uma potência econômica”, projeta.
             
O acadêmico lembra que fez sua candidatura no portal do Programa e após a homologação ter sido feita pela SETREM, passou para a fase de seleção. Vogel explica que elementos como a necessidade de bom desempenho no ENEM, percentual do curso concluído, perfil do acadêmico e sua área de estudos foram levados em conta, culminando na viagem ao exterior.“Dessa forma minha candidatura foi aprovada. Com muita persistência superei as etapas posteriores, como providenciar toda a documentação necessária, visto, passaporte, formulários, assim como organizar todas as etapas da viagem”.
               
O três-maiense de 21 anos participa do curso English as a SecondLanguage (ESL), em que tem a oportunidade de aperfeiçoar seu inglês para que, durante o ano de 2014,possa fazer a graduação em sua área de estudo. Como experiência para o futuro, acredita que o Programa auxiliará e muito em sua profissão. Vogel acrescenta que além do conhecimento técnico, que conta muito para uma futura carreira acadêmica ou corporativa, terá ainda toda uma bagagem de vida. “Espero incentivar outras pessoas a terem vontade e determinação para conseguirem também uma graduação no exterior. Só tenho a agradecer à Instituição e aos professores, que sempre colaboraram para que eu pudesse estar aqui hoje, estudando e aproveitando esta grande oportunidade de crescimento”, finaliza.