01 novembro 2010

Suplicy é barrado ao tentar entrar na casa de Dilma para cumprimentá-la

Senador Eduardo Suplicy (PT-SP)
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi impedido de entrar na casa da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), em Brasília, nesta segunda-feira (1º) para cumprimentar a petista. Suplicy chegou por volta de 15h30 segurando uma orquídea.
“Vim pessoalmente para cumprimentar a ministra Dilma pela vitória, belíssima vitória, e dar um abraço nela pessoalmente”, disse aos jornalistas que estavam no local. Após a explicação, no entanto, Suplicy foi barrado por um assessor da campanha de Dilma, que recebeu as flores, mas disse que o senador não poderia entrar, pois a presidente eleita estava descansando.
Questionado se teria se sentido desprestigiado por ter sido barrado, Suplicy disse que não. “Espero outra oportunidade para dar um abraço na Dilma”, completou. Após o episódio, o senador foi embora.
Na manhã desta segunda-feira (01), Dilma se reuniu com assessores na casa dela, em Brasília. Estiveram presentes o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, o deputado federal Antonio Palocci (PT-SP), o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Segundo Dutra, eles vão discutir a agenda da presidente eleita.
De acordo com a assessoria, Dilma viajará para Porto Alegre (RS) nos próximos dias. Ela vai descansar e ficar com a família. Não há previsão de pronunciamento de Dilma nesta segunda-feira, segundo assessores.
Chefes de Estado
Marco Aurélio Garcia afirmou nesta segunda-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou por telefone com a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, para parabenizá-la e desejar boa sorte em seu governo.
Segundo o assessor, Obama ainda convidou Dilma para visitar os Estados Unidos e manifestou interesse em dar continuidade a projetos estratégicos com governo brasileiro, como os estabelecidos na área energética.
Marco Aurélio Garcia também revelou que a presidente eleita recebeu ligações do presidente da França, Nicolas Sarkozy, do presidente da Venezuela, Hugo Chavéz, do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, do presidente do México, Felipe Calderón, do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e do presidente do Chile, Sebastián Piñera. Chavez postou em seu twitter que seguirá "construindo a unidade Brasil-Venezuela".
Dilma teria ligado ainda para outros chefes de Estado que tentaram falar com ela no domingo ou nesta segunda, mas não haviam conseguido conversar coma presidente eleita.
No domingo, logo após a confirmação da vitória de Dilma, ligaram os presidentes do Uruguai, José Mujica, o de El Salvador, Mauricio Funes, e da Argentina, Cristina Kirchner.
Mais cedo nesta segunda, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, também felicitou Dilma, por sua vitória nas eleições, disse o ministro da Justiça e do Trabalho do país vizinho, Humberto Blasco.
O presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, convidou nesta segunda-feira a presidente eleita do Brasil a visitar o país europeu, terra de origem do pai dela.

Santa Rosa está em 31º lugar no ranking de gastos de consumo no RS

Vista parcial de Santa Rosa.
A IPC Marketing e Editora, empresa especializada em dados de mercado, divulgou os resultados do novo estudo que traça o perfil de consumo das populações urbanas e rurais dos 5.565 municípios brasileiros.
O estudo aponta que gastos com saúde, alimentação fora do lar, compra de veículos e financiamentos variados lideram o potencial de consumo dos brasileiros em 2010.
Santa Rosa ocupa a 31ª posição no ranking gaúcho de gastos de consumo e está em 351º lugar no país no aspecto quantitativo. Com relação a 2009 mantém a posição no Estado e subiu 25 pontos no ranking nacional (estava em 376º lugar no ano passado). Alcançou neste ano a pontuação de 0,03913. Na região Noroeste está atrás de Ijuí (24º no Estado e 0,04957 de pontuação), Santo Ângelo (27º e 0,04340) e Cruz Alta (30º no RS e 0,04016 de pontuação). Estamos à frente de cidades conhecidas e de expressão no Estado, como Campo Bom, Montenegro, Vacaria, Carazinho, Taquara, Venâncio Aires, Osório, Canela e Garibaldi.
Na microrregião Fronteira Noroeste os municípios mais bem posicionados no ranking gaúcho são Três de Maio (90º lugar), Horizontina (92º) e Santo Cristo (141º). Tuparendi está em 171º no Estado e em 2.415º no país. Tucunduva aparece em 218º no RS e 3.039º no país. Porto Mauá é o 417º colocado no Estado e o 5.105º no Brasil.
O estudo também aponta que o maior peso no orçamento dos brasileiros em 2010 é com pagamentos de prestações de carnês e financiamentos (com casa própria, material de construção e outras despesas do setor) na categoria de despesas diversas. A participação deste item no orçamento doméstico de 2010 chega a 26,1% na média nacional, quando em 2009 representava 21,4%.
As projeções do estudo são baseadas em dado secundários recentes, como a nova Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, divulgada em junho passado. Dados mais completos podem ser conferidos através do site www.ipcbr.com.

Grupo armado invade prédio do TCE na Capital

Grupo armado invade prédio do
TCE na Capital.
Cinco homens invadiram o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por volta das 8h desta segunda-feira. Eles ingressaram no prédio, localizado na rua Siqueira Campos, Centro de Porto Alegre, com armamento pesado e rádio na frequência da Brigada Militar. Segundo o relato do vigia ao 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a quadrilha se assustou ao ver uma viatura da polícia passando pela rua lateral. Eles então roubaram a arma do funcionário e pertences de pessoas que estavam no prédio e fugiram em um Fiat Marea cinza pelas ruas do Centro.
Ao entrarem no prédio, os homens renderam o vigia e outros dois funcionários. Uma faxineira teria visto a movimentação e avisado a polícia, que não conseguiu perseguir o carro da quadrilha. O tenente Guido Bernardy informou que a viatura chegou pelos fundos do TCE e, como os bandidos estavam acompanhando pelo rádio, saíram do prédio antes da aproximação dos policiais. O grupo iria levar as imagens do circuito interno de segurança, mas acabou deixando um aparelho para trás. “Eles acabaram abandonando uma CPU com as filmagens.”
O 9º BPM suspeita que o grupo pretendia assaltar a agência do Banrisul que fica no local. Não está descartada a hipótese de que o grupo seja o mesmo que atacou um plantão de venda de imóveis, no sábado. O carro utilizado pelos criminosos foi encontrado abandonado na rua General Portinho, entre as vias Demétrio Ribeiro e Washington Luiz, por volta das 8h45min. Dentro do veículo, que foi roubado no Rio de Janeiro e tinha placas clonadas de um carro de Porto Alegre, estava um par de luvas de couro e um colete à prova de balas.

Emplacamentos caíram 3,07% em outubro, segundo Fenabrave

Mais de 4,3 milhões de unidades foram comercializadas em 2010 - Ronaldo Bernardi
Mais de 4,3 milhões de unidades
foram comercializadas em 2010
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) informou nesta segunda-feira que os emplacamentos do setor automotivo - automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros veículos - caíram 3,07% em outubro. O total caiu de 478.311 unidades em setembro para 463.645 unidades em outubro.
No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o setor registra crescimento de 9,11% na comparação com o verificado em igual período de 2009, para 4.352.566 unidades. A entidade afirma que a queda de setembro para outubro foi motivada pela menor quantidade de dias úteis. Setembro teve 21 dias úteis, enquanto outubro foram 20. — O resultado dos primeiros dez meses do ano mostra a tendência de crescimento do setor — afirmou o presidente da Fenabrave, Sergio Reze.
Em nota, a Fenabrave destacou a evolução do segmento de caminhões, que registrou um aumento de 47,2% nos dez primeiros meses de 2010, ante igual período do ano passado, para 125.572 caminhões comercializados. De setembro para outubro, o segmento também apresentou evolução, de 2,04%, para 13.503 unidades negociadas.
Já o destaque negativo ficou por conta do segmento de ônibus, que registrou queda de 13,87% entre setembro e outubro deste ano, com a comercialização de 2.068 unidades no último mês. No acumulado de 2010, as vendas de ônibus evoluíram 26,91% comparado a igual período de 2009, passando de 18.105 para 22.977 unidades.
O segmento de motos também teve um fraco desempenho em outubro, quando foram vendidas 149.905 unidades, 6,55% abaixo do apurado um mês antes. De janeiro a outubro, o volume de vendas de motos aumentou 9,80% na comparação com o acumulado de 2009, para 1.447.950 unidades.

Egressos do Curso de Administração da SETREM organizam confraternização para comemorar 30 anos de formatura

Formandos 1980
Desde a colação de grau, realizada em 1980, egressos do Curso de Administração da SETREM organizam encontros de confraternização a cada cinco anos. O intuito é manter as antigas amizades e rever também professores. Nova edição do evento ocorre em 2010, nos dias 13 e 14 de novembro e a festividade será especial, pois completam 30 anos de formatura.
A programação terá início pela manhã, no campus SETREM, com recepção e almoço. Á tarde haverá visitas na instituição de ensino. Á noite, todos se deslocarão ao Hotel Ouro Verde, em Horizontina, onde ficarão hospedados. O jantar será oferecido no local e terá música ao vivo. Na oportunidade será realizada fotografia com formandos, da mesma forma e seqüência que há realizada 30 anos atrás (foto em anexo).  As atividades encerram após o café da manhã.
Fazem parte desta turma e constam na fotografia de formatura: os professores Célia Inês Fagundes Pase, Amir Soares e Edelmar Elói Barasuol e os formandos Leopoldo Heitor Martini, Neri Bugs, Asta Leidens, Elenir Terezinha Nichel, Omar Antônio Henemann, Mário Fritzen, Vitorino Mânica, Joceli José Jappe, José Celso Della Flora, Airton Luiz Fleck, Hugo Weber, Claudir Meller, Heitor Miguel Scheibler, Luiz Carlos Sandri, Geraldo Bolevar Vobido, Dulce Maria Perin Kerhwald, Vicentina de L. Siqueira, João Pedro Dembogurski, José Weber e Paulo RobertoNeves de Souza.
Informações com Mário Fritzen ( 3511-3727 e 9112-4151).

Estradas gaúchas têm dois motoristas multados por minuto neste feriadão


Dois motoristas são multados por minuto nas rodovias do Rio Grande do Sul durante o feriadão. Em 60 horas de fiscalização, entre a sexta-feira e o domingo, aproximadamente 7,5 mil foram autuados.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar multou 4.108 condutores, principalmente na Serra e Litoral Norte. A média é de 68 multas por hora devido a ultrapassagens em locais proibidos, excesso de velocidade e outras irregularidades. 20 motoristas estavam embriagados. O comandante rodoviário, Edar Borges, lamenta o número alto de infrações. O policiamento segue reforçado até o meio-dia de quarta-feira. A Polícia Rodoviária Federal multou 3.388 motoristas. A maioria por excesso de velocidade.
No total, 17 foram flagrados embriagados. Desde o começo do feriadão, 20 pessoas morreram no trânsito gaúcho.

Instrutor três-maiense participa de treinamento em Brasília

Marcelino Colla
Durante a semana passada, o engenheiro agrônomo, Marcelino Colla, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), socializou suas experiências de trabalho para um grupo de  instrutores em Brasília/DF. Os professores fazem parte do Programa ‘Com licença vou à luta’, voltado à produtoras rurais de todo o Brasil, que tenham interesse em capacitação na área de administração rural. O objetivo do evento é qualificar estes para melhor atender as participantes do programa.
Na oportunidade, Marcelino destacou dentre outros assuntos, a necessidade de se utilizar uma linguagem simples durante o curso, mesmo ao abordar temas complexos, como gestão financeira e planejamento de negócios. "Acredito também no processo de integração, no trabalho em grupo. Incentivo outros instrutores a disseminarem esta idéia”. Para participar do programa,  mulheres rurais devem procurar o Sindicato Rural de seu município. O curso é oferecido a distância e, a partir de novembro, de forma presencial.
Durante esta semana, Marcelino, está no Mato Grosso, acompanhando o desenvolvimento de estágios de conclusão de curso realizados por estudantes do Técnico em Agropecuária da SETREM. 

Santa Rosa tem 68.573 habitantes

Santa Rosa - RS
Na manhã desta segunda-feira(01), o coordenador do IBGE em Santa Rosa, Lauro Lindolfo Stefan, apresentou os dados finais(extra oficiais) para o Prefeito Orlando Desconsi. Na ocasião, Lauro comentou que Santa Rosa apresentou uma média de 2,94 pessoas por residência. A população urbana fechou com o número de 60.365 pessoas e na área rural de 8.208 habitantes.
Em 2007, o IBGE registrou 64.113 pessoas em Santa Rosa, neste ano, o número cresceu significativamente. Hoje o município apresenta uma população de 68.573 pessoas. As mulheres são maioria no município, 35.103, para 33.470 homens. O censo que encerrou na última quarta-feira(27), também registrou outro fator relevante, o crescimento de Santa Rosa em relação aos demais municípios da região, pois foi a cidade que mais cresceu em números populacionais.
O trabalho segundo o Coordenador do IBGE foi tranquilo, “Este foi o censo mais tranquilo realizado em Santa Rosa, a população colaborou e os dados revelam um importante crescimento do município”. Caso alguém não tenha participado do recenseamento pode entrar em contato pelo telefone 35127152. 

Tarso conversa com o PDT na quarta e admite que o partido pode ficar com a Agricultura

Uma conversa entre o governador eleito Tarso Genro e líderes do PDT, na próxima quarta-feira, pode alinhar a participação dos brizolistas junto ao governo estadual. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o petista declarou que "todas as secretarias estão abertas", mas deixou escapar que a pasta de Agricultura está pendendo aos pedetistas. 
Tarso cumprimentando Dilma
— Tem a possibilidade sim, (a Agricultura) não está fechada. Mas temos outras secretarias importantes no governo como Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Obras. Não vou preenchê-las antes de terminar de conversar com o PDT — adiantou.
— Todas as secretarias estão abertas aos partidos, a pessoa tem de ter algum tipo de acúmulo de gestão sobre aquela secretaria que vai assumir — disse Tarso. 
Eleição de Dilma e o apoio federal 
O governador eleito fez questão de salientar, ainda, a melhoria entre as relações entre o Estado e o governo federal. Destacou o fato de estar ao lado de Dilma Rousseff momentos antes de o pleito estar finalizado e disse ter "certeza do apoio federal" ao Rio Grande do Sul.
— Conversamos por mais de duas horas e o pricipal fato é a certeza do apoio do governo federal. Ela falou muito da reforma política e da reforma tributária. Vai ser um tema que ela vai abordar e o Rio Grande do Sul está unido com uma nova visão de política — apontou Tarso. 
— Vamos fazer uma proposta de desenvolvimento para o RS que inclua o MST, a classe média. Vamos convidar os partidos que não estão conosco, vamos fazer um governo de maioria, está dando certo, vamos buscar recursos internacionais articulados com o governo federal. A situação vai melhorar muito, tenho convicção disso — finalizou.

25 milhões de dólares em investimentos na AGCO

AGCO de Santa Rosa
A comunidade de Santa Rosa tem muito que comemorar. O Diretor da empresa AGCO, da Unidade de Santa Rosa, Sr. Aldemir Ulrich, juntamente com o Prefeito Orlando Desconsi fizeram uma importante divulgação na manhã desta segunda-feira(01). Depois de muitos estudos, pesquisas e projetos, a empresa irá investir 25 milhões de dólares na unidade de Santa Rosa.
Este será o maior investimento desde que a AGCO se instalou no município. Segundo o Prefeito essa é a garantia de que a empresa permanece no município e que deverá crescer ainda mais, “Temos trabalhado nisso em sigilo há bastante tempo, desde a aquisição do terreno, até a planta. Tenho que cumprimentar o Aldemir que liderou esse trabalho com competência, e que com certeza, proporcionará para Santa Rosa mais crescimento e investimentos”.
 O Diretor da AGCO comentou que a empresa tem projetos maiores para Santa Rosa, mas que no primeiro momento serão investidos 25 milhões de dólares, “Temos um plano de investir 55 milhões de dólares em 5 anos, mas estamos trabalhando para resolver em 3 anos”.
Hoje a empresa conta com 30 mil metros quadrados, sendo que 8 mil são destinados para o setor da pintura. Uma nova área será construída para a pintura a seco, e a antiga área da pintura ficará para a ampliação da produção. Esse novo sistema de pintura vai proporcionar mais qualidade, tecnologia, segurança e cuidados com o meio ambiente, “A mão de obra vai permanecer, mas nós temos um planejamento de ampliação para a produção, desde o corte das chapas até a finalização”, ressaltou Aldemir Ulrich.
A AGCO é responsável por 17% do mercado de colheitadeiras do Brasil e a intenção com novos investimentos é dobrar essa produção. A Unidade de Santa Rosa deve fechar o ano com uma produção de 1.255 colheitadeiras, sendo que em 2009, a produção foi de 769. Segundo o Prefeito, “Todos esses investimentos nos dão a garantia que a AGCO vai permanecer em Santa Rosa, temos que cumprimentar o Aldemir e toda a equipe que se empenhou”. 

Dilma vence em 284 municípios gaúchos e Serra, em 212

Marccelo Casal Jr., Agência Brasil
A presidente eleita Dilma Rousseff venceu em 284 municípios gaúchos no segundo turno da eleição presidencial. Serra venceu em 212 municípios do Rio Grande do Sul. O maior percentual atingido pela petista foi no município de Herveiras, onde Dilma conquistou 84,40% dos votos válidos. Já Serra teve seu maior percentual em Nova Pádua, com 77,77% dos votos válidos.