30 dezembro 2012

Prenda de 18 anos assume como vereadora em SC

Foto: arquivo pessoal
A vereadora mais jovem de Santa Catarina, que assume o cargo no dia primeiro de janeiro, é fã do César Oliveira, tem como músicas preferidas Guri, do César Passarinho e Um Pito, com Wilson Paim, e ainda adora rodeios e cavalgar. Filha de  ex-prefeito, Jayana Nicaretta da Silva, 18 anos, obteve 133 votos e foi a quarta mais votada em União do Oeste, no Oeste catarinense.

“Vejo o tradicionalismo como um modo de ver e levar a vida, nesse meio geralmente as pessoas tem um respeito maior ao outro, é um amor à terra que mesmo nós de Santa Catarina cultivamos por ser bonito, ser bom e de valor” disse a prenda ao Repórter Farroupilha.

E o ano que está terminando foi  de conquistas pra essa guria não só por causa da eleição. Em 2012, ela passou em  sete vestibulares, três deles em universidades públicas.

Diante de tantas opções, ela decidiu cursar engenharia de petróleo na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul, mas garante que a prioridade será a Câmara de Vereadores. “Vou trancar algumas matérias e fazer o curso em parcelas, para conseguir conciliar”, afirmou ela ao G1/SC.

Sobre a atividade política, Jayana declarou: “o difícil é trabalhar com alguns adversários, pessoas mais velhas tem um pensamento muito conservador ou preconceituoso que às vezes atrapalha o desenvolvimento do município”.

Violento e metódico, foragido número 1 do RS dizia não temer a polícia

Elisandro Rodrigo Falcão era o homem mais
procurado pela polícia no RS
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
A reação da polícia a um novo assalto na Serra neste domingo (30) encerrou a trajetória do homem mais procurado do Rio Grande do Sul. Violento em suas atividades, Elisandro Rodrigo Falcão, 31 anos, comandava uma quadrilha responsável por ataques a bancos, carros-fortes e praças de pedágio na região com uso de explosivos.

Segundo a polícia, uma das características das ações orquestradas pelo assaltante era a escolha de pequenos municípios, com pouco efetivo. Falcão foi morto em confronto com a polícia após o roubo a uma fábrica de joias em Cotiporã.

Por volta das 2h deste domingo, Falcão e mais 9 homens armados usaram dinamite para explodir a porta principal da fábrica, localizada a 5 quilômetros do Centro do município. Com a chegada da polícia, que monitorava o grupo há meses por meio de escutas, houve perseguição e troca de tiros na saída da cidade. Além de Falcão, dois outros criminosos perderam a vida. O restante do grupo conseguiu fugir levando nove pessoas como reféns. Dois policiais ficaram feridos no cerco e  foram levados ao hospital de Veranópolis.
Segundo relatos da Brigada Militar, durante a negociação que libertou cinco reféns e durou cerca de uma hora, um dos criminosos gritou para o policial "eu sei que tu tá só de quadrada (pistola)". Armados com fuzis, eles desafiavam a polícia com muita munição. Acuado pela operação inesperada da BM, Falcão chegou a acreditar que havia atingido um dos policiais. "Já matei teu parceiro, agora é tu", teria dito a um dos soldados.

O último golpe de Falcão
Falcão foi morto com um tiro na cabeça durante o confronto desta madrugada enquanto tentava escapar em um veículo. Ainda de acordo com a polícia, nos bolsos do homem mais procurado do Rio Grande do Sul foram encontrados quatro anéis, uma quantidade maconha, celular e bombinha para a asma. Além disso, ele portava um fuzil e uma pistola calibre 45. Com os os outros assaltantes mortos na operação foram apreendidas armas e munição.

"Ele (Falcão) era um homem bastante violento, que coordenava as ações, liderava a execução destes ataques", diz o coronel Sérgio Abreu, comandante da Brigada Militar. Ao escolher seus alvos, o grupo não temia o confronto com a polícia. A ação deste domingo teve desfecho diferente dos últimos ataques porque havia reforço de policiamento na região, já que havia indícios de uma nova ação do grupo na Serra.

Falcão respondia por delitos que vão de lesão corporal a homicídio. Segundo informações do setor de Inteligência da Brigada Militar, ele era considerado foragido desde o dia 10 de julho deste ano. O criminoso estava em liberdade condicional, mas não se apresentou na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, onde estava há cinco anos. Em 2007, foi preso quando integrava a chamada “Quadrilha da Van”, que atuava em roubos de caixas eletrônicos de agências bancárias da Serra.

Material apreendido com criminoso após ação
(Foto: Guilherme Pulita/RBS TV)
Durante um assalto em Terra de Areia, no Litoral Norte do RS, em 2007, Falcão foi ferido na mão por um tiro - que lhe rendeu uma cicatriz e ajudou a polícia a identificar o corpo após a ação em Cotiporã. No mesmo ano, o vice-prefeito do município de Bom Jesus foi morto ao ser confundido com um policial civil durante assalto a um banco local.  Após a fuga no primeiro semestre de 2012, o assaltante voltou a agir com a quadrilha, então liderada por Juliano Justino da Rosa, o Julianinho. Este foi morto pela polícia em agosto e Falcão passou, então, a encabeçar as ações do grupo.

Neste ano, segundo a polícia, o bando estaria ligado a ataques a agências bancárias em Antônio Prado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Picada Café, Nova Bassano, Fagundes Varela, Jaquirana e ao pedágio da BR-116, em Vacaria.

Sem habilitação e capacete, jovem de 18 anos sofre acidente e morre em Santiago

Vítima trafegava em alta velocidade e sem capacete, segundo
a polícia (Foto: Arami Fumaco)
Um jovem de 18 anos morreu na manhã deste domingo (30) após bater a moto que conduzia contra uma caminhonete em uma estrada no interior de Santiago, na Região Central do Rio Grande do Sul.  Segundo a Brigada Militar, o motociclista não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e estava sem capacete na hora do acidente, por volta das 9h, na localidade de Passo da Cruz. O motorista do carro, um homem de 51 anos, não sofreu ferimentos.

Ainda conforme a polícia, o motociclista trafegava em alta velocidade quando perdeu o controle em uma curva, invadiu a pista contrária e colidiu com a caminhonete. Ele morreu no local. A BM ainda averiguou que o licenciamento da moto da vítima estava vencido.

Grupo explode fábrica de joias, foge com reféns e foragido é morto no RS

Foragido é morto após assalto a fábrica de joias na Serra
(Foto: Guilherme Pulita/RBS TV)
Foi morto em confronto com a Brigada Militar na madrugada deste domingo (30), o assaltante mais procurado do Rio Grande do Sul. Segundo a polícia, o homem conhecido como Falcão, de 31 anos, participou de um assalto a uma fábrica de joias em Cotiporã, na Serra. Outros dois suspeitos morreram no local. Os demais envolvidos na ação conseguiram fugir levando como reféns um grupo de moradores dos arredores e uma quantia em dinheiro.

Segundo o capitão Juliano Amaral, da BM, Falcão era líder de uma quadrilha responsável por ataques a bancos e carros-fortes na região com o uso de explosivos. Por volta das 2h deste domingo, ele e mais 9 homens armados usaram explosivos para detonar a porta principal da fábrica de joias, localizada no Centro de Cotiporã. Com a chegada da polícia, houve perseguição e troca de tiros na saída da cidade. Além dos criminosos, dois policiais foram atingidos e levados ao hospital de Veranópolis.

“O setor de inteligência da BM vinha monitorando as atividades da quadrilha e conseguimos agir rapidamente. Em menos de uma hora estávamos no local do roubo”, afirma o capitão. A Brigada Militar negociou a liberação de cinco reféns, mas outros cinco estariam ainda em poder dos assaltantes, segundo a polícia. “Esta é a nossa maior preocupação agora, resgatar os demais”. Cerca de 200 policias da Capital e da região, além de um helicóptero da BM de Passo Fundo, realizam buscas pela região.

Acidente em Panambi deixa dois feridos

O condutor e a caroneira ficaram feridos
O acidente aconteceu por volta de 23h50min deste sábado (29), com lesões corporais e danos materiais particulares e contra o patrimônio público.

O jovem Anderson Rael Rodrigues, 18 anos, conduzia o veículo GM Vectra GLS, de cor azul, ano 1998, placas COL-8441, em sentido centro-bairro quando ao chegar em diagonal com a Rua Costa e Silva, por razões desconhecidas, perdeu o controle do mesmo indo de encontro a um poste de iluminação pública. Com a violência do choque o poste quebrou em dois lugares, em sua base e acima do meio.

O choque do veículo contra o poste, resultou em lesões corporais no condutor Anderson e em sua caroneira Alessandra Carvalho Lopes, 23 anos. O condutor foi removido pela viatura do SAMU ao Pronto Socorro enquanto que a caroneira Alessandra, também, foi conduzida ao Pronto Socorro, porém, por particulares. Nenhum dos dois sofreu lesões sérias e após passarem por avaliação e exames serão liberados.

Com a força da batida o poste ficou todo quebrado
O veículo ficou com sua parte dianteira destruída, com danos mais localizados no lado direito e para-brisa. A empresa concessionária do serviço de iluminação pública do município esteve no local e providenciou a substituição do poste avariado já que o mesmo estava apresentando perigo aos transeuntes por ter sido atorado ao meio.

O condutor possui habilitação provisória e deverá responder a processo por lesões corporais culposas por ter dado causa a lesão da caroneira. A Brigada Militar lavrou um Termo Circunstanciado do fato o qual será encaminhado à justiça.

Acidente deixa uma pessoa ferida na BR 285 em São Luiz Gonzaga

Foto: Alcides Figueiredo / RSL
Um acidente envolvendo dois veículos na BR 285, no final da manhã deste sábado (29), deixou uma pessoa ferida.

A colisão ocorreu no trevo da CESA, que da acesso à cidade São Luiz Gonzaga.

O veículo Gol azul, de placas IES -5252 de Caibaté -RS, estava realizando o contorno do trevo, quando colidiu com a camioneta S-10 branca, de placas ARI -3894 de Foz do Iguaçu – PR, que estava sendo conduzida na rodovia, direção São Luiz Gonzaga – Santo Ângelo.

No carro estavam um casal e uma criança, e na camioneta apenas o condutor.

O condutor do Gol foi encaminhado ao Hospital São Luiz Gonzaga com ferimentos.