25 agosto 2010

Casarão histórico de São Luiz Gonzaga deve ser demolido após 95 anos

Com 95 anos de existência e testemunha de fatos corriqueiros e curiosos de São Luiz Gonzaga, nas Missões, um casarão agoniza enquanto aguarda pela demolição. Em ruínas, o prédio deverá desaparecer nos próximos dias, o que causa desconforto entre pesquisadores.
Sem ter condições de recuperá-lo, o proprietário conseguiu autorização da prefeitura para destruir o casarão, que desde a década de 80 não é mais ocupado. Não há lei no município que garanta a preservação da estrutura. O fim do prédio toca em uma ferida da cidade, que não conservou os remanescentes da redução jesuítica-guarani que deu origem ao município.
O sobrado, que tem um porão e um primeiro piso elevado, feito de alvenaria, teve quatro donos. Foi casa de família, educandário feminino e, dizem na comunidade, até um cabaré. Também teria servido de ponto de encontro de contrabandistas, durante a II Guerra Mundial, quando se levava pneus do Brasil para a Argentina, comenta o professor e escritor Sérgio Venturini, pesquisador da história da região.
Com base em levantamento que fez no prédio antes de autorizar a demolição, a prefeitura argumenta que o casarão não tem um valor histórico relevante. Além disso, conforme o secretário de Planejamento do município, Maurício Caíno, o estado de deterioração estaria colocando em risco a segurança das pessoas que passam pelo local. O secretário estima que seria necessário R$ 1,5 milhão para a recuperação da estrutura.

Poluição das queimadas na Argentina, Paraguai e Mato Grosso põem região em alerta

Desde a semana passada, a região convive com ar seco, e uma espécie de nuvem de fumaça que causa um cenário acinzentado./ Na segunda-feira os índices de poluição registrados foram os mais elevados do ano por causa da grande quantidade de material particulado na atmosfera. A situação se agrava devido a falta de chuva há 16 dias na região. Quando o índice passa de 50, o ar já é considerado prejudicial à saúde.
A qualidade do ar é mais crítica em Alecrim e Porto Verz Cruz, na fronteira com a Argentina, com índice de 580. Em Novo Machado, Porto Mauá, Tucunduva e Tuparendi, a taxa chega a 550. Aqui em Três de Maio, em Santo Cristo e Cândido Godói, é de 375, e em Santa Rosa, de 345. As queimadas e a quantidade de componentes concentrados no ar são detectadas por imagens de satélite.
As pessoas podem apresentar tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta.
Para minimizar esses sintomas, a 14 Coordenadoria Regional de Saúde orienta as pessoas a beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, evitar exercícios físicos e higienizar as vias áreas superiores.

Dia Especial em São José do Inhacorá

Trabalhando na perspectiva da Inclusão Social como direito do individuo, a Equipe do CRAS Bem Viver de São José do Inhacorá, organizou o Dia Especial do PCD (Pessoa Com Deficiência).
No período da manhã o Grupo “Viver é Arte” participou de uma oficina de pintura em tecido e atividades lúdicas relacionadas à higiene pessoal e cuidados domésticos. Após o almoço os usuários assistiram o filme “A Era do Gelo 3”. Após o Café da tarde receberam material de higiene pessoal e seus trabalhos com pintura. A programação marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Esta ação de reforço ao papel de protagonismo social tem por finalidade incentivar a independência da pessoa com deficiência para ocupar seu lugar de sujeito participante em decisões que lhes digam respeito. As pessoas com deficiência devem viver com dignidade e incluídas na sociedade. A autonomia é a condição de domínio da pessoa sobre o ambiente físico e humano.

Grupo de Cavalarianos conduzem a Chama Crioula para a 20ª Região Tradicionalista

Composta por três centelhas, o 63º acendimento da Chama Crioula ocorreu no último sábado (21), no cais do porto de Itaqui, quando se uniram à chama acesa no município há 30 anos contínuos uma centelha vinda da região das Missões, para representar os povos indígenas, e outra vinda da cidade argentina de La Cruz, alusiva à integração com o povo hermano.
Na ocasião, estiveram presentes cinco cavalarianos representando a 20ª Região Tradicionalista, os quais em um percurso de mais de 400Km conduzem a Chama Crioula até a cidade de Três Passos, onde a mesma ficará guardada até o próximo dia 10 de setembro, quando será conduzida ao município de Campo Novo, onde neste dia será distribuída regionalmente aos CTGs da região.
O grupo de cavalarianos, pernoitou em Três de Maio nesta terça-feira, onde foram recepcionados pelo Patrão Flávio e associados do CTG Tropeiros do Buricá, que lhes ofereceram uma janta e toda a hospitalidade que é marca dos tradicionalistas de Três de Maio.
Os cavalarianos pela ordem da foto: Sargento keler de Três Passos, seu Milton de Tenente Portela, seu Odilon de Santo Augusto, André e Sargento Hader de Três Passos.

Polícia investiga possível retorno de neonazistas a Teutônia

A Polícia Civil investiga se o novo grupo de neonazista que vem pichando placas e pontos de ônibus em Teutônia, no Vale do Taquari, tem ligação com os skinheads detidos na cidade em 2009. Conforme denúncias anônimas, três ou quatro jovens estariam se reunindo no município. As informações são do site R7.
“Nossa preocupação agora é saber se este grupo tem ligação com o outro, preso no ano passado”, explicou o delegado Mauro Mallmann.
Há semanas, placas de trânsito e pontos de ônibus ao longo da rodovia que corta o município estão pintados com a suástica. Além do símbolo maior do nazismo, os locais apresentam frases de conteúdo racista.
Esta não é a primeira vez que a cidade se envolve na polêmica. Há pouco mais de um ano, um grupo foi desarticulado no município após a morte de um casal no Paraná, durante uma disputa de poder por causa de uma organização nacional neonazista.
Na ocasião, foram apreendidos em Teutônia cerca de 300 livros de conteúdo nazista, além de fardas e demais materiais militares. Um jovem foi detido e cinco pessoas respondem processo em liberdade.
O movimento continua causando preocupação no Estado, que mantém investigações específicas sobre o assunto. Em 2009, uma forte ação policial impediu ataques a sinagogas e à parada gay em Porto Alegre, sendo apreendido farto material de propaganda neonazista. No final do mesmo ano, um segurança negro foi atacado em uma estação da Trensurb, na Capital.