11 fevereiro 2012

Audiência pública Pró-Hospital Regional das Missões

Dep. Jeferson Fernandes
O deputado Jeferson Fernandes (PT) participou de audiência pública para Mobilização Pró-Hospital Regional das Missões e alternativas para o Hospital de SLG, no sábado, 4 de fevereiro, na Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga.
Na reunião, o diretor do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barrichello, realizou uma palestra onde explicou que havia uma disputa acirrada entre Palmeira das Missões e Frederico Westphalen e foi graças a união das lideranças dos dois municípios que ambos conquistaram investimentos combinados.
Jeferson é um dos principais articuladores da mobilização Pró-Hospital das Missões, projeto que visa disponibilizar para toda a região atendimento médico de média e alta complexibilidade, evitando que pacientes se desloquem por longos percursos para serem atendidos. O deputado enfatiza que é necessária a união de todos para o fortalecimento do projeto, e assim, tornar realidade a construção do hospital na região.
A Comissão Pró-Hospital Regional das Missões é composta pelo Conselho Municipal de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital SLG, Câmara de Vereadores, Instituto Sindical, Associação Comercial e Industrial, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Conselho municipal de Entorpecentes, Defesa Civil, OAB Sub-seção e Sindilojas. Nas próximas semanas, a comissão deverá buscar o apoio de entidades de outros municípios pertencentes a região missioneira.
Estavam presentes, além do deputado estadual  Jeferson Fernades, o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS); o prefeito de Mato Queimado e presidente da associação dos Municípios das Missões (AMM), Orcelei Dalabarba; prefeito de Pirapó, Floriano Anschau; prefeito de Santo Antônio das Missões, Ernesto Ivo de Lima; prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loreiro; prefeito de Rolador, Eloí Batista; e o vice-preito em exercício de São Luiz Gonzaga, Mário Meira; secretários de Saúde de municípios da região, vereadores; entidades e profissionais da saúde, e comunidade da Região das Missões.

Mais um ponto de leitura no município

Recentemente foi inaugurado o ponto de leitura na Unidade
de Saúde do Bairro São Pedro/Foto:Divulgação
Recentemente foi inaugurado o Ponto de Leitura junto a unidade da rede de  Estratégia de Saúde da Família Viva Mais, do Bairro São Pedro, oferecendo material de leitura para todas as idades.
Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria Elena Naressi, o ambiente é colorido e animado, para proporcionar a criatividade das crianças em suas viagens pela leitura. “Existem livros infantis com histórias diversas para que as crianças soltem a imaginação, e há também livros infanto-juvenis, romance, poemas, bibliografias e revistas de diferentes temas”, informa.
Maria Elena ainda destaca que a comunidade está satisfeita com a novidade, pois com a biblioteca da ESF, um grande número de pessoas consegue ter acesso fácil aos livros, despertando o desejo de ler.
Para o prefeito Olívio José Casali, o Ponto de Leitura é uma maneira muito eficaz de estimular a população, oferecendo um material educativo