01 março 2011

Vacinação contra Gripe A será em abril e maio

Secretaria Estadual da Saúde divulgou 
calendário nesta terça-feira
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira, que a campanha de vacinação contra a gripe A e contra dois tipos de gripe Sazonal deve ser realizada entre em 25 de abril e 13 de maio no Estado. Em 30 de abril, será o D, quando as ações de imunização deverão ser intensificadas em todos os municípios. 
Neste ano, os três tipos de vacina serão aplicadas nas unidades de saúde de uma só vez. O público-alvo é formado pelos seguintes grupos de risco: idosos a partir dos 60 anos; gestantes; crianças de seis meses a dois anos; indígenas e profissionais de saúde que atuam em serviços de ponta da rede pública, como emergências, Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família (ESF). 
Para receber a vacina, a população que integra os grupos de risco deve procurar as unidades de saúde de seu município.

SETREM em parceria com a UFRGS oferece capacitação gratuita à região

Psicóloga e Professora do Curso de
Psicologia da SETREM, Jeane 
Lessinger Borges
O projeto é dirigido a profissionais da Educação, Saúde e da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Com o intuito de instrumentalizar profissionais do Noroeste do Estado na identificação de indicadores de violência e acesso à rede de atendimento, bem como sobre os direitos da criança e do adolescente e mediação de conflitos, a Faculdade Três de Maio - SETREM em parceria com o Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA), do Instituto de Psicologia da UFRGS, promoverá a partir de abril cursos de capacitação.
O convênio foi assinado em agosto de 2010 e é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido pela Dra. Sílvia Helena Koller (UFRGS), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), intitulado: “Avaliação de uma Tecnologia Social Aplicada para a Capacitação de Profissionais da Área da Educação, Saúde e da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes sobre Direitos, Violência e Mediação de Conflitos”.
Nesta primeira etapa, serão oferecidas 50 vagas para profissionais de nível técnico e superior. Os cursos ocorrerão no Campus SETREM, através da equipe coordenada pela Psicóloga e Professora do Curso de Psicologia da Instituição, Jeane Lessinger Borges. De acordo com Jeane, trata-se de uma proposta inovadora e de grande relevância social, pois capacitará profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade psicossocial. “Possibilita que estes tenham ferramentas seguras para o desenvolvimento do trabalho.” Destaque para o alto nível de conhecimento dos palestrantes, todos membros do CEP-RUA/UFRGS.
Jeane revela que nos próximos dias, deve-se estabelecer parcerias com as prefeituras da região, ONGs, 17ª Coordenadoria Estadual da Educação e demais serviços da rede de Educação, Saúde e de Assistência Social.  Interessados podem obter informações pelo telefone (55) 3535-1011, na parte da tarde, com Jeane Borges.

Multa contra a dengue será debatida em audiência pública em Três de Maio

Fonseca esteve na Rádio Colonial AM
na manhã desta terça-feira
Aplicação de multa para quem não colaborar com o combate ao mosquito da dengue em Três de Maio será debatida em audiência pública.
O Comitê de Enfrentamento a Dengue decidiu colocar a proposta da multa em votação popular em audiência que será realizada quinta-feira a partir das 19h 30min na Câmara de Vereadores. O objetivo da multa, segundo o secretário da Saúde, Valdemar Fonseca, não é a arrecadação, mas obrigar os moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais a manter limpos esses locais para evitar que sirvam de criadouros para o mosquito. Fonseca disse que hoje o centro da cidade é o local que mais preocupa devido ao número de larvas que foram encontradas nos mais diversos locais, como piscinas, pneus, caixas d’água, pratinhos de plantas, entre outros.
Caso a proposta da multa seja aprovada na audiência pública, a prefeitura vai encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores, estabelecendo normas e critérios para a fiscalização, notificação e aplicação da multa, bem como os valores que serão cobrados.
Outra estratégia de mobilização contra a dengue já definida pela Secretaria da Saúde, é fazer um levantamento dos quarteirões onde há maior infestação de larvas e publicá-los na imprensa.

Governo e Cpers instalam mesa de negociação

Governo e CPERS marcam novo 
encontro para dia 15 de março
O Governo do Estado e o Cpers/Sindicato instalaram uma mesa de negociação para debater pontos da plataforma de reivindicações dos trabalhadores estaduais da educação, com a primeira reunião marcada para o próximo dia 15 de março. A decisão foi tomada, nesta segunda-feira (28), em encontro entre governador Tarso Genro e a direção da entidade, no Salão de Banquetes do Palácio Piratini.
Mesmo no primeiro contato, o Governo já aprovou alguns itens apresentados, como o concurso público, liberação dos dirigentes sindicais e a revogação de portaria que dificultava os professores de participar de seminários de formação. "O Governo já respondeu sobre alguns itens apresentados pelo sindicato e, dia 15, pretendemos ter uma proposta mínima em relação aos demais pontos apresentados no programa de reivindicação do Cpers", destacou o governador, após reunião que durou em torno de 40 minutos.
A presidente do Cpers/Sindicato, Rejane Oliveira, salientou que foi importante o primeiro contato com o Governo e que ele já concordou com alguns pontos dos 17 itens de reivindicações apresentados pela categoria, bem como a instalação da mesa de negociação, além de ter definido, ainda, a data do início das discussões sobre os demais. "Se o encontro foi positivo, só saberemos ao final do processo. Nós esperamos que, na próxima audiência, já possamos abrir o processo de negociação sobre o tema dos salários e as condições de trabalho e de aprendizado para os alunos nas escolas", enfatizou.
Proposta inicial no dia 15
No dia 8 de abril, está marcada uma assembleia geral do Cpers/Sindicato, no Gigantinho, em Porto Alegre. Neste encontro, Rejane Oliveira espera debater uma proposta e o processo de mobilização. A presidente da entidade defende que o piso base nacional (R$ 1.596,00), seja o básico do plano de carreira para professores e funcionários de escolas. O sindicato formou um conselho geral, no qual foram definidos 17 pontos da plataforma dos trabalhadores da educação, aprovada em congresso.
Entre os pontos da plataforma, o sindicato cita a implementação da lei do piso base nacional como básico do plano de carreira; a manutenção dos atuais planos de carreira de professores e agentes educacionais; fim dos contratos emergenciais; realização de concurso público no Estado com imediata nomeação; negativa à meritocracia e a reforma da previdência; a liberação dos dirigentes sindicais, e garantia da gestão democrática da escola com eleição de diretores, entre outros.
"O piso é um processo de construção. Há um compromisso de princípio com o piso dos professores, mas há também as limitações das nossas possibilidades financeiras e, por isso, tem de ser construído processualmente", explicou o secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo. Ele acredita que, já no dia 15, o Governo possa ter uma proposta inicial.
Participaram também do encontro, os secretários da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias; da Fazenda, Odir Tonollier; o Coordenador Geral da Assessoria Superior do Governador, Flavio Koutzii, e o Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, bem como 12 dos 14 membros da direção do Cpers/Sindicato.

Entregue oficialmente Praça da Independência revitalizada

Comunidade de Santa Rosa comemora
a nova Praça da Independência
A festa de inauguração da revitalização da Praça da Independência ocorrida no domingo levou um bom público ao local.
A Prefeitura, através das Secretarias de Cultura e Turismo, Geral de Governo, Planejamento, Meio Ambiente, Obras e entidades trabalharam na organização. O evento começou às 16h com mateada, brinquedos do SESC e apresentações artísticas. Duas ruas foram fechadas para que as pessoas pudessem desfrutar melhor do momento.
Capoeira, dança de rua, apresentação da Orquestra Heróis da Fé e outras atrações animaram a tarde do domingo. A programação oficial começou às 19h com a inauguração do mosaico feito pelos meninos do patronato, sob coordenação da artista plástica Cristina Gauer e participação da artista Enoi Dilly. O mosaico está localizado no canteiro principal da praça e é composto pelas bandeiras dos estados brasileiros, em homenagem à Independência.
O ato contou com a participação do Deputado Federal, Elvino Bohn Gass, do Deputado Estadual Jeferson Fernandes, do Prefeito Orlando Desconsi, da Vice-Prefeita Sandra Padilha, vereadores, Secretários, autoridades religiosas, entre outros.
A Banda do Exército realizou uma breve apresentação, padres e pastores conduziram uma benção e homenagens foram realizadas aos antigos moradores das proximidades da praça. A ACISAP foi homenageada pelos 80 anos de atuação na comunidade. As Etnias também tiveram participação representando os colonizadores de Santa Rosa. O investimento da Prefeitura foi de R$ 380 mil. A festa encerrou com show de fogos e apresentação do artista Antônio Carlos (Careca).

Avanço da colheita de milho depende do tempo na metade norte do Estado

Colheita de milho começa oficialmente na
quarta-feira em Ijuí
O tempo úmido e chuvoso que favoreceu o desenvolvimento das lavouras de milho na Metade Norte agora preocupa alguns agricultores que não conseguem colher o grão em decorrência da umidade.
No Estado, 35% das lavouras de milho já foram colhidas, segundo dados da Emater, e 18% estão prontas, aguardando a passagem das máquinas.
Com o aumento de 38,35% no preço do grão, os agricultores como Joceli Noronha, de Ijuí, comemoram a valorização do produto.
— Quem investiu na cultura está sendo surpreendido por ótimos resultados — destaca o gerente técnico estadual da Emater, Dulphe Pinheiro Machado Neto.
A abertura oficial da colheita do milho na quarta-feira amanhã, em Ijuí.