03 agosto 2011

FEINTECH 2012 busca parcerias em Porto Alegre e Não-Me-Toque

FEINTECH 28/02 a 04/03/2012 em Horizontina
Os três líderes diretos da Feintech 2012 estiveram em Porto Alegre e Não-Me-Toque nos dias 18 e 21 de julho últimos onde visitaram algumas empresas para divulgar, buscar parcerias e captar recursos financeiros para a feira a ser realizada de 28 de fevereiro a 4 de março do próximo ano.
Em Não-Me-Toque, o Presidente Dionir Bianchi, o vice-presidente Rui Hirt e o Coordenador Geral Carlos Berwian, foram recebidos pelos Diretores de Marketing e Vendas das empresas Stara e Jan, ambas fabricantes de máquinas agrícolas. Eles apresentaram os objetivos gerais da feira de tecnologia e de equipamentos agrícolas e a expectativa é positiva em relação a participação das duas fabricantes na Feintech.
Já em Porto Alegre, a comissão visitou a Viação Ouro e Prata e a Unistamp. A empresa de transporte coletivo sinalizou com a probabilidade de ser parceira como patrocinadora, atuando no transporte de palestrantes e artistas que se deslocarão para a feira, e intenção também de ser expositora no evento. Na Unistamp, empresa do setor metal mecânico, com sede em São Paulo e representação na capital, os diretores destacaram possuir muitos clientes em Horizontina e região, com os quais articularão a apresentação de inovações em equipamentos do ramo.
Segundo os gestores da Feitench 2012, a organização antecipada da próxima edição, iniciada havia de quase um ano antes, encaminha a certeza de que será um evento de grande nível, pois conta com o trabalho e dedicação de um grande grupo, formado por mais de 60 pessoas e está conseguindo agregar grandes parceiros e patrocinadores.

Neve cai na Região Sul pelo segundo dia seguido

   Em Urubici (SC), neve é constante desde cedo
   Crédito: Divulgação / Prefeitura de Urubici / CP
A neve voltou a ser registrada pelo segundo dia consecutivo hoje no Norte no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina e Paraná. Segundo a MetSul Meteorologia, no Estado o fenômeno foi observado em São Marcos e na região de Vacaria. Em São José dos Ausentes, os termômetros registravam 3ºC no começo da tarde.
Já em Santa Catarina, neva desde cedo no Planalto Sul, sobretudo na região de São Joaquim O fenômeno foi ainda registrado nos municípios de Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici. No Paraná, houve relatos de neve na região de Palmas, não confirmados. Ainda segundo a MetSul, as condições climáticas favorecem novas ocorrências de neve nos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, hoje.
Chuva congelada
A chuva congelada foi registrada em diversos municípios do Centro e do Norte do Estado pela tarde. Até as 17h, o fenômeno foi confirmado em Boqueirão do Leão, Pouso Novo, Cruz Alta, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Cambará do Sul, Bom Jesus, Gravataí e Cachoeirinha. 
Segundo a MetSul Meteorologia, a diferença entre a neve e a chuva congelada é que a primeira é em flocos ou grãos pequenos, adere e não quica no chão. Já a chuva congelada tem aparência de granizo miúdo e quica na superfície. 
Aulas suspensas
Pelo menos dois municípios gaúchos cancelaram as aulas hoje por causa do frio intenso. Em Coronel Bicaco, no Noroeste, 700 alunos da rede municipal de ensino ficaram em casa. O mesmo acontece em Três Forquilhas, no Litoral Norte, onde a medida deixou 800 estudantes sem aula. 
Em Santa Catarina, as aulas estão suspensas pelo menos até sexta-feira em São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici também por causa do frio intenso. Este último município registrou as temperaturas mais baixas do País, segundo o Oitavo Distrito de Meteorologia, com -2,3ºC. 
No Rio Grande Sul, a mínima foi registrada em São José dos Ausentes, onde os termômetros caíram a 0,7ºC no amanhecer. Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 8,3ºC.

“Que pai gosta de ler aquilo?", diz Xororó sobre entrevista de Sandy

Que pai que gosta de ler aquilo?, diz Xororó sobre revista 
Crédito: Divulgação / CP
O músico sertanejo Xororó, pai de Sandy, contou que ainda não leu a polêmica entrevista da filha à revista Playboy, mas que duvida que ela tenha dito que sexo anal é prazeroso. 
“Que pai que gosta de ler aquilo? Fiquei triste com a maneira como (a frase) foi colocada. Estou há dois meses focado no DVD, não tive tempo de acompanhar. Mas conheço minha filha e sei o que ela falou”, disse ele na gravação do DVD que encerrou as comemorações dos 40 anos de carreira da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, na segunda-feira. A informação foi publicada na coluna Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo desta quarta-feira.
Sandy, por sua vez, explicou que a revista publicou a frase fora do contexto e foi sensacionalista, mas disse não estar arrependida. “Do quê?! Não sou eu que faço o título da capa da revista”, disse.

Câmara de Vereadores aprova moção em apoio ao projeto do SUSAF-RS

Ver. Luiz Fernando Cereser
Na sessão ordinária de segunda-feira, dia 1º de agosto, foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Três de Maio a Moção Nº 05/2011, de autoria do vereador Luiz Fernando Cereser (PP), propondo apoio ao Projeto de Lei 66/2011 que dispõe sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF-RS. O projeto de autoria do deputado estadual Edegar Pretto, do Partido dos Trabalhadores, propõe a simplificação da burocracia para a comercialização das agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul. A proposta ao governo Estadual é a organização dos serviços de sanidade e controle agroindustrial da agricultura familiar em um sistema, de forma a garantir a saúde da população e estimular a agricultura familiar.
Segundo o vereador Cereser, o sistema orientará os serviços municipais de inspeção e fiscalização sanitária no âmbito do Estado e deverá ampliar as possibilidades de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Acrescenta que o deputado Edegar Pretto defende a necessidade de se evoluir para um conceito de qualidade que não seja amarrado à idéia de grandes estruturas, mas sim em processos de transformação agroindustrial fundamentado nos procedimentos de boas práticas de processamento de alimentos.
No entanto, existem dificuldades impostas pela legislação atual para a comercialização de alimentos produzidos pela agroindústria familiar. Atualmente, para que um município conceda a certificação dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM), ele (o município) tem que estar credenciado no Estado. O que se quer é simplificar a legislação, permitir que a certificação municipal seja válida para todo o estado, possibilitando que as agroindústrias familiares possam comercializar em todo o Rio Grande do Sul. Lamenta-se também o fim do antigo selo de produto colonial que o Estado mantinha.
Pela proposta, o SUSAF-RS, terá como finalidade realizar a integração sistêmica, horizontal e descentralizada dos Serviços de Inspeção Municipais (SIM); traçar as diretrizes básicas da Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte; produzir e editar instruções, por meio de normas técnicas específicas socialmente adequadas; realizar e estimular parcerias, com órgãos públicos e privados, com instituições de pesquisa e educacionais, de capacitação, assistência técnica e extensão; fazer a interlocução e o monitoramento dos Serviços de Inspeção Municipais do Estado do RS; conceder autorização de liberação do comércio intermunicipal; conceder autorização de uso e realizar a gestão do selo de qualidade; organizar e manter informações cadastrais das Agroindústrias Familiares, Artesanais e de Pequeno Porte existentes no Estado do Rio Grande do Sul.

São José do Inhacorá é finalista no Prêmio Gestor Escolar

O resultado foi divulgado ao município pela FAMURS
Chegando à sua décima segunda edição e destacando-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das Escolas Públicas, o Prêmio Gestor foi disseminado em todo país. No Estado do Rio Grande do Sul, 17 gestores de escolas estaduais e municipais se desafiaram a escrever um dossiê descrevendo as práticas eficazes desenvolvidas nas suas respectivas escolas, pautadas pelas seguintes dimensões: Gestão Pedagógica, Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa e Gestão de Serviços e Recursos.
Embora houvesse interesse em participar, o tempo hábil entre a divulgação e o prazo de entrega da documentação foi impeditivo para a participação de muitos gestores. Contudo, as duas escolas municipais de São José do Inhacorá elaboraram o seu dossiê conforme o regulamento e foram selecionadas como finalistas do Prêmio no Rio Grande do Sul. O resultado foi divulgado ao município na quinta-feira, dia 28, pela FAMURS, integrante do Comitê de Avaliação. Na terça-feira, dia 2 de agosto, as escolas Rui Barbosa e Paraíso da Criança, receberam integrantes da comissão de avaliação para realizar in loco a verificação da veracidade das informações constantes no dossiê.
Ao término da visita, as avaliadoras Sônia Bier- UNDIME e Janaína Audino- IInstituto JAMA, forneceram  aos Gestores, juntamente com o Executivo Municipal, um feedback das escolas visitadas, mostrando-se impressionadas com a estrutura das escolas e com as práticas que lá se efetivam, sendo este um reflexo da política educacional implementada por seus administradores. 
O prefeito Alexandre, ao agradecer a visita e o reconhecimento do trabalho realizado, atribuiu o resultado e o mérito a todos que se mobilizam pela Educação.

Derli Eichoff concede primeira entrevista como presidente da XIII Expofeira do Agronegócio

Derli falou a comunidade através da Rádio Colonial AM
Presidente da XIII Expofeira do Agronegócio confia na experiência dele e dos demais nomes que irão compor a comissão organizadora para realizar uma feira. O nome de Derli Walmor Eickhoff como presidente da feira foi anunciado ontem pela Rádio Colonial durante o programa Linha Aberta. Eickhoff terá praticamente dois anos para coordenar as ações de organização para a feira que será realizada em 2013.
Em entrevista a Rádio Colonial na manhã desta quarta-feira, Eickhoff afirmou que confia na experiência dele - coordenou por vários anos as comissões de Infra-estrutura, Patrimônio e Segurança do parque de exposições – e dos nomes que vai indicar para compor a comissão organizadora para realizar um grande evento.
Eickhof disse que uma das primeiras ações deverá ser reunir técnicos que já trabalharam na organização da feira de forma voluntária para elaborar e encaminhar projetos em busca de patrocínios com bastante antecedência. O objetivo é evitar que os governos estadual e federal e empresas privadas possam analisar com tempo a possibilidade de patrocinarem a maior feira de Três de Maio.
O nome que havia sido indicado primeiramente era o do Superintendente Regional do Sicredi Paulo Bender de Carmargo, que foi o vice-presidente da edição deste ano. Porém, devido a normas internas da cooperativa de crédito, Camargo não aceitou o convite.

Egressos de Engenharia de Produção da SETREM empreendem

Samuel ressalta que a empresa tem como objetivo uma produção baseada
 na qualidade e padronização dos produtos
Três de Maio e região conta com nova opção no setor de panificação. Márcio André Rosa da Silva, 24 anos e Samuel Luis Reckziegel, 28 anos, egressos do Curso de Engenharia de Produção da SETREM, empreendem e inauguram a Panifício Casa das Massas, que oferece diversos tipos de pães e produtos congelados como pizzas, lasanhas, salgados e massas.
A idéia surgiu no segundo semestre de 2009, na disciplina de Planejamento e Projetos, a qual desafiava os estudantes a criar uma empresa. Márcio destaca que o curso foi fundamental para o empreendimento. “Utilizamos diversas teorias e técnicas apreendidas, como a implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPFs). Proporcionou uma visão mais ampla do real funcionamento e implantação de uma empresa, principalmente no que se refere ao gerenciamento, controle dos custos e investimentos’.
Samuel ressalta que a empresa tem como objetivo uma produção baseada na qualidade e padronização dos produtos. “Fornecemos produtos de alta qualidade e a almejamos atender toda a região, já possuímos os requisitos necessários, conforme legislação para comercialização de produtos em todo o Estado. Com certeza dessa forma nos tornaremos competitivos”.
Para auxiliar nas atividades, os proprietários contam com Marciano Stewens, de 24 anos, estudante do Curso de Engenharia de Produção da SETREM, que vem desenvolvendo um sistema de controle do processo produtivo através da discriminação dos custos de produção. “A busca por estagiários na SETREM se dá devido à excelente formação dos acadêmicos. A oportunidade abre portas tanto para o estudante como para a empresa, através da troca de conhecimentos e informações”.
Informações: panificiocasadasmassas@gmail.com – 9651-4788 / 91189216

Município investe em Tradicionalismo Gaúcho

Reunião preparatória da Semana Farroupilha 2011
A partir do ano de 2011, com a inserção da I Cavalgada Ecológica como atividade alusiva às festividades de aniversário do município de São José do Inhacorá, teve-se o pontapé inicial para a deliberação de um projeto que investisse em um Centro de Cultura Gaúcha.
O Projeto está em andamento, no qual a Administração Pública Municipal está envidando esforços para a concretização do mesmo, tais como os licenciamentos ambientais, terraplanagem, e inclusive, a projeção da planta com um arrojado projeto de edificação com 516 m2. O empreendimento será executado em uma área de propriedade municipal, localizada próxima à cidade, com aproximadamente 3,0 hectares, situados na localidade de Linha Floresta, local este, que servirá de Parque de Eventos do Município.
Ainda no ano de 2011, formou-se uma coordenação para este projeto, o qual foi encabeçado pelo Sr. Elizer de Lima e demais integrantes que compõe a Diretoria, tendo como coordenador da Patronagem o Sr. José Renato  Hofmann -  o qual está muito empenhado com a concretização desse sonho de resgate da tradição gaúcha, o que há muitos anos ficou apenas em cogitação, e ainda que, muitas cavalgadas regionais visitaram São José do Inhacorá, semeando o despertar da cultura gaudéria.
Terraplanagem no local da edificação do Centro Cultural 
Gaúcho
Os senhores Elizer de Lima e o prefeito de São José do Inhacorá, Dr. Alexandre Vaz Ferreira, fortaleceram essa idéia para o resgate do tradicionalismo na Comunidade Inhacorense.  A partir desse intuito, já houve a mobilização de um considerável grupo de pessoas que estão se empenhando na construção de uma Sede Social de Tradicionalismo Gaúcho.
Para fortalecer ainda mais o tradicionalismo, é que as escolas do município trabalharão diversas temáticas relacionadas à História Gaúcha, tendo como tema “Conhecendo a Cultura Gaúcha”, trabalhos estes, que serão retratados quando da apresentação dos escolares no desfile que ocorrerá no dia 18 de setembro, pertinente a Semana Farroupilha, na Sede Municipal.

Secretário da Saúde está comprometido com o Hospital Abosco

A Consulta Popular destinou R$ 300 mil para a construção de um Centro de
Especialidades, mas até agora o pagamento não foi realizado
O Prefeito Orlando Desconsi, o Diretor do Hospital Abosco, Paulo Strasser, o Deputado Jeferson Fernandes, a Presidente Interina da Fundação Municipal de Saúde, Vanderli de Barros e o Conselheiro da Saúde Harry Friedrich participaram de uma importante agenda, em Porto Alegre, nesta terça-feira(02). Eles foram buscar recursos para o Hospital Abosco.
A Consulta Popular destinou R$ 300 mil para a construção de um Centro de Especialidades, mas até agora o pagamento não foi realizado. O documento, que também é subscrito pelo Deputado Federal, Elvino Bohn Gass e pelo Deputado Estadual, Adroaldo Loureiro, solicita ainda R$ 760 mil para equipar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Secretário da Saúde, Ciro Simoni, acredita que as reivindicações serão encaminhadas ainda este ano, dependendo da disponibilidade financeira.
Na ocasião o Prefeito reafirmou a necessidade de investimentos, "A UTI é fundamental para ampliar a oferta de serviços na cidade". O município destinou R$ 100 mil para a conclusão da parte física da Unidade (que tem capacidade para dez leitos) e agora faltam apenas os equipamentos. O diretor do Abosco, Paulo Strasser, explicou que esse investimento é necessário para a sobrevivência do hospital. Com a conclusão do bloco cirúrgico, que também teve o aporte de R$ 50 mil da Prefeitura, e com o funcionamento da UTI, será possível garantir a sustentabilidade financeira e conquistar a filantropia. Para o Deputado Jeferson Fernandes, a cidade de Santa Rosa desenvolveu sua política de saúde pública, com uma ampla rede básica. Com o Centro de Especialidades e com a UTI, o município vai consolidar sua posição de pólo de atendimento na região.

Horizontina recebe recursos para segunda etapa da Quadra Poliesportiva de Micuim

R$ 1.000.000,00 de emenda parlamentar do Deputado 
Federal Luis Carlos Heinze
O Governo Municipal de Horizontina recebeu na quinta-feira, dia 28, uma carta de confirmação de destinação de R$ 1.000.000,00 de emenda parlamentar do Deputado Federal Luis Carlos Heinze referente a segunda etapa da construção da Quadra Poliesportiva Coberta de Lajeado Micuim.  A entrega do documento foi realizada no próprio local das obras com a presença dos moradores da localidade. O Deputado já destinou o mesmo valor para a primeira etapa da obra, que iniciou no mês de abril pela empresa vencedora da licitação, Horizonte Comercial de Material de Construção Ltda. A contrapartida do município foi de R$ 36.945,21. Agora, o governo municipal aguarda a autorização da Caixa Econômica Federal para iniciar o processo de licitação dos serviços de execução da segunda etapa do projeto.

Família perde casa em incêndio em Cândido Godói

Por Deise Froelich
Um casal e seu filho de seis meses contam com a solidariedade de moradores de Cândido Godói para enfrentar o frio. Na madrugada desta terça-feira, a residência da família foi consumida pelo fogo.
O incêndio ocorreu possivelmente em função de um fogão à lenha, aceso para aquecer a casa de madeira. Os Bombeiros de Santa Rosa foram acionados, mas não chegaram a tempo de conter o fogo na residência, localizada próximo ao pórtico de entrada de Cândido Godói.
Jaime Giese, que é funcionário de uma indústria de implementos agrícolas e sua mulher, que é enfermeira, perderam todos os bens materiais.
Quem quiser ajudar com roupas , cobertores ou qualquer doação para a família, pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social ou com a Secretaria Municipal de Educação de Cândido Godói.