02 março 2010

Nestlé inaugura fábrica que deve gerar até 750 empregos em Carazinho

A Nestlé inaugurou sua nova unidade no centro industrial de Carazinho nesta terça-feira, em uma cerimônia que contou com a participação da governadora Yeda Crusius e de autoridades da região. A fábrica vai produzir leite longa vida e condensado, creme de leite e leite achocolatado. O investimento para a compra da unidade da Parmalat e modernização das instalações totalizou R$ 110 milhões.
A fábrica deve começar produzindo 350 mil litros/dia. Quando estiver operando com capacidade total, a unidade deve fabricar 1,5 milhão de litros de leite/dia e deve gerar 750 empregos diretos e indiretos.
— A Nestlé pretende criar uma plataforma de exportação de leite em pó para o Mercosul com a nova fábrica — disse o presidente da empresa no Brasil, Ivan Zurita, na inauguração.
O leite em pó deve começar a ser processado em Carazinho a partir do ano que vem. A Nestlé também anunciou que planeja transformar a cidade em um centro de distribuição de produtos para todo o Rio Grande do Sul.

Número de mortos no Chile chega a 795, diz Bachelet

O número de mortos no poderoso terremoto que atingiu o Chile no sábado passado aumentou para 795, como informou hoje a presidente Michelle Bachelet. Os novos números foram divulgados pela presidente durante uma visita à cidade de Curicó, 200 quilômetros ao sul de Santiago, na região de Maule. Pouco antes, o Escritório Nacional de Emergência (Onemi) cifrara as vítimas em 763.
Segundo Bachelet, "sem dúvida" a região de Maule teve a maior devastação em consequência do terremoto:
— Sabemos que os números vão aumentar, portanto estamos trabalhando.
Após Maule (com 586 mortos), a maior quantidade de vítimas está em Bío-Bío (92), O'Higgins (48), Valparaíso (18) e La Araucanía (13). Na capital Santiago, são pelo menos 38 vítimas.
Nesta terça-feira, pela primeira vez foi divulgado um número de feridos, que somam 500. Deles, mais de 100 estão em estado grave, segundo o ministro da Saúde, Álvaro Erazo.

Ônibus bate em três motos no centro de Três de Maio

Por volta de 12h e trinta minutos desta terça-feira (02), um ônibus da empresa Ana Tur de Santo Cristo, era conduzido na Av.Uruguai em direção ao Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio, o motorista, ao convergir a direita para entrar na rua Tereza Verzeri, acabou batendo em três motos que estavam estacionadas no lado direito daquela rua.
O motorista do ônibus, alegou que a primeira moto que seria a causadora do acidente, encontrava-se estacionada muito próximo da esquina, o que dificultou a manobra em uma rua considerada estreita.

Confirmado primeiro caso de dengue no município de Três de Maio

Conforme a secretária municipal da Saúde interina, Jacira Taborda, trata-se de um caso importado de uma mulher que retornou ao município há uma semana de uma viagem ao Mato Grosso com sintomas clássicos da dengue, como febre, vômito e dor de cabeça.
Ao chegar a Três de Maio, ela foi submetida de imediato a exame de sangue e o resultado foi divulgado pelo Laboratório Central do Estado em Porto Alegre na manhã de hoje. A secretaria de Saúde do município vai criar um comitê de enfrentamento a doença na tarde de hoje. Entre as ações previstas está a realização de um mutirão para combater focos do mosquito transmissor da doença.

Quadrilha explode cofre e rouba banco em Dois Lajeados

Uma quadrilha explodiu os cofres e os caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta terça-feira em Dois Lajeados, no Vale do Taquari. Segundo testemunhas, o grupo, formado por seis ou oito pessoas, estava armado com fuzis e metralhadoras.
Moradores de áreas próximas ao banco ouviram a explosão e ligaram para a Brigada Militar. Os soldados que chegaram ao local afirmaram que o interior da agência ficou completamente destruído. Os criminosos teriam utilizado dinamite na ação.
A quadrilha fugiu em um veículo Siena prata, em direção ao município de Cotiporã. A quantia levada da agência não foi divulgada. A Brigada Militar de Dois Lajeados faz buscas na região.

Osmar Terra anuncia gabinete para enfrentamento da dengue

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou na tarde desta segunda-feira a criação do gabinete de enfrentamento da dengue no Rio Grande do Sul. Terra confirmou, ainda, os três casos de Santa Rosa, entre 18 notificados, e outros seis em Santo Ângelo — porém ainda não confirmados.
— Temos que trabalhar rápido, já mandamos dois veículos para pulverizar inseticida em Santa Rosa e, onde não há surto, estamos trabalhando para evitar a infestação pelo mosquito — apontou o secretário.
Se houver necessidade, Terra afirmou que a Secretaria Estadual da Saúde oferecerá recursos aos municípios afetados para aumentar o número de visitadores das equipes de vigilância e estender o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde até às 22 horas.
Ijuí contabiliza 604 casos notificados
Em Ijuí, já são 604 casos notificados, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), entre os quais sete foram confirmados. O secretário explicou que o diagnóstico da doença onde há circulação viral não exige confirmação em laboratório:
— É possível diagnosticar a dengue por conexão epidemiológica, comparando os sintomas apresentados pelos novos casos com os casos já confirmados.
O RS ainda não apresenta nenhum óbito por dengue. As quatro pessoas com suspeita de dengue hemorrágica se recuperam bem.