30 agosto 2011

Bloqueadores de boca de lobo são instalados em Três de Maio

Foto: Pato Roberto
Na última semana, a Avenida Senador Alberto Pasqualini recebeu a instalação de bloqueadores de boca de lobo, chamados de boca de lobo inteligentes, para diminuir o odor exalado, problema que incomodava moradores e empresários do local.
Conforme o secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho, o ponto crítico estava localizado entre a rua São Paulo e a rua Salgado Filho, onde moradores e empresários se confrontavam diariamente com o mal cheiro das bocas de lobo há mais de 12 anos. “No início deste mês, recebemos juntamente com o prefeito Olívio José Casali, uma comitiva de moradores e lojistas deste trecho, que nos pediram uma solução para resolver esta situação”, destaca.
Segundo o prefeito Casali, uma alternativa seria abrir toda a Avenida Senador Alberto Pasqualini para trocar a tubulação, e outra alternativa inovadora, seria a instalação de bocas de lobo inteligentes, as quais já haviam sido implementadas na cidade de Jóia. Para averiguar a funcionalidade destas bocas de lobo, o secretário de Habitação e Urbanismo, juntamente com o secretário de Obras, Transporte e Viação, Roque Adamski, foram designados para se dirigirem até o município de Jóia e verificar in loco o equipamento, que foi considerado eficiente.
Para resolver o problema foram adquiridos cinco bloqueadores de bocas de lobo, que foram instalados na Avenida Senador Alberto Pasqualini, com um investimento total de R$ 5 mil. O equipamento também é chamado de boca de lobo inteligente, pois se abre com o volume de água da chuva, e se fecha automaticamente quando a chuva cessa.
Essa novidade chamou a atenção da RBS TV, que veio até Três de Maio na última sexta-feira, dia 27, para gravar uma matéria sobre os benefícios do equipamento, e ouvir a opinião de lojistas e moradores das adjacências da Avenida Senador Alberto Pasqualini, que declaram que aparentemente o problema está sendo solucionado.
Conforme o prefeito Casali, estes pequenos equipamentos trouxeram soluções grandiosas. “Através de poucos investimentos alcançamos resultados extraordinários, e conseguimos possibilitar uma maior tranquilidade para os empresários e moradores da avenida”, informa.
Para o empresário Valmir Pedó, o problema foi solucionado, pois acabou com o odor, insetos e ratos que saiam das bocas de lobo. “Gostaria de agradecer ao prefeito e sua equipe pelo empenho nesta atividade, que está nos proporcionando um atendimento com mais conforto à nossos clientes”.
O representante estadual da SJ Lixeiras, Manuel Brittes, empresa responsável pela criação do bloqueador para boca de lobo, destaca que a duração do equipamentos é de 20 anos e a manutenção deve ser realizada a cada três anos. “O custo benefício do equipamento é muito favorável, e nos sentimos muito felizes em auxiliar mais um município a acabar com o mal cheiro e com a proliferação de animas provindos das bocas de lobo”, finaliza.

Município elabora LDO para o exercício de 2012

A lei de diretrizes orçamentárias (LDO) orienta a elaboração e execução do orçamento anual e trata de vários outros temas, como alterações tributárias, gastos com pessoal, política fiscal e transferências da União. 
Em reunião, junto ao Gabinete do Prefeito na Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá, no dia 17 de agosto, reuniram-se o executivo municipal juntamente com os secretários onde realizaram o planejamento para a elaboração da LDO para o exercício de 2012. 
Já no dia 30, realizou-se audiência pública na sala de reuniões onde ficaram definidas as prioridades para o exercício de 2012 da Lei das Diretrizes Orçamentárias conforme determina a Lei da Responsabilidade Fiscal. Dentre as prioridades, os principais projetos a serem contemplados, são:
Manutenção das atividades administrativas;
Construção de uma unidade de educação infantil (creche) – PROINFÂNCIA/FNDE;
Pavimentação de diversas ruas com calçamento e/ou asfalto;
Construção de um Centro Tradicionalista;
Manutenção e Implantação de novos programas na Agricultura;
Investimentos na área industrial para atração de novos empreendedores.
Construção de um auditório para EMEI Paraíso da Criança;
Reforma externa do prédio da Sede Municipal;
Manutenção da malha rodoviária;
Após o processo de definição das prioridades, as mesmas serão transformadas em Projeto de Lei e seus anexos, os quais seguirão para apreciação do Legislativo Municipal.

Acidente com quatro carros mata motorista e deixa grávida e criança feridas no Norte

Motorista do Palio morreu no local
Foto:Neivo Fabris / Especial
Um homem morreu em um acidente na ERS-135, em Estação, no norte do Estado, por volta das 10h desta terça-feira. Heitor Sirtole dirigia um Palio que bateu de frente com outro veículo. O motorista morreu no local.
Outros dois carros também se envolveram no acidente. Uma mulher grávida de oito meses e uma criança de três anos foram encaminhados a um hospital de Getúlio Vargas.

O patriarca da soja

Caio Cigana, Zero Hora
Em nenhum outro município gaúcho se produz mais soja do que Tupanciretã – a 275 quilômetros de Porto Alegre – terra onde o pioneirismo atende pelo nome de Ataliba Arcângelo Soldera. Turrão com os filhos e doce com os netos, o gringão irrequieto com oito décadas de vida por comemorar na antevéspera de Natal completou em 2011 meio século da sua primeira colheita do grão que move o agronegócio gaúcho e dita o humor da venda de máquinas na Expointer.
Nascido em uma família de pequenos agricultores que sobrevivia plantando feijão e fumo em terrenos acidentados de Faxinal do Soturno, zona de colonização italiana no centro do Estado, Ataliba é hoje o patriarca de um dos maiores grupos produtores de soja do Rio Grande do Sul. São 7 mil hectares, área imensa para os padrões gaúchos, cultivados com a ajuda de uma frota de 19 tratores, sete colheitadeiras, outros sete caminhões e 45 pessoas diretamente empregadas.
O caminho até erguer este considerável império agrícola, no entanto, foi palmilhado por frustrações, trabalho braçal e perseverança para superar cada revés. Com a família determinada a procurar mais terra para melhorar de vida, no dia 24 de agosto de 1954, quando o Brasil amanhecia chocado pelo suicídio do presidente Getúlio Vargas, Ataliba, o pai e o tio pegavam um trem em Santa Maria rumo ao Paraná. Lá, encontraram um solo fecundo, mas muito mato por derrubar.
Se fosse para abrir campo para a lavoura de trigo, por que não ali mesmo em campos de pecuária perto de Faxinal, sugeriu Ataliba. Tentaram em São Sepé, mas duas safras malogradas forçaram a família a buscar a sorte em outro lugar. Sem ir longe, em 1959 encontraram em Tupanciretã o local ideal para fincar raízes. No ano seguinte, trouxeram de Santa Rosa as primeiras sementes de soja, uma planta que até então não tinham familiaridade.
– Fomos um dos primeiros a plantar soja em Tupã. Quando chegamos havia duas famílias que já cultivavam, mas uma parou e outra foi embora. Quem bateu o pé, ficou e trouxe o plantio de soja para o município foi o meu pai, meu tio e eu – lembra Ataliba.
Além do conhecimento escasso sobre a soja e o seu cultivo, Ataliba ainda precisava vencer a dificuldade de deslocamento quando precisava ir para a cidade ou retornar à propriedade.
– Caminhava 20 quilômetros até um vizinho e pegava carona em um caminhão Alfa Romeu. Isso foi feito por pelo menos oito anos – relembra o produtor.
Radicado em Tupã, Ataliba foi ainda um dos líderes do movimento que levou à fundação da Cooperativa Agrícola Tupanciretã (Agropan), uma urgência pelo aumento da produção de grãos na região:
– Sou o sócio fundador número 5. Queriam que eu fosse o presidente, mas não tinha muito estudo.
Aos poucos, a família expandiu a lavoura e comprou mais terras no Estado. Atualmente, o cultivo é feito em Tupanciretã, Joia e São Miguel das Missões. E mesmo com os negócios agora administrados por filhos e netos, não abre mão de ir pelo menos três vezes por semana para fora.
– Vou lá, dou alguma ideia, gosto de estar junto. Não consigo ficar em casa. Não paro – diz.
Ataliba progrediu mais do que imaginava quando a família decidiu dar uma guinada no destino, mas ainda é um homem que cultiva hábitos simples do tempo em que “plantava de espingarda e colhia de laço” nos terrenos íngremes de Faxinal. Não dispensa um cálice de vinho todas as noites e aos domingos ao meio-dia quando está frio e, em mais uma lição de simplicidade, segue fiel ao tinto colonial em garrafão, bebido em qualquer copo.
– Para mim, o exemplo do vô é o amor à vida, à família e ao trabalho – resume o neto Vagner Soldera, 33 anos, agrônomo e um dos responsáveis pela parte administrativa do grupo.

Encontro do deputado com coordenadores do Cpers da Região Noroeste reforça reivindicações da categoria


Com a decisão do Superior Tribunal Federal pelo cumprimento da lei que determina o pagamento do piso nacional do magistério, essa virou a principal pauta dos professores. Na avaliação do deputado Jeferson Fernandes (PT), o Governo Tarso tem demonstrado muita disposição em atender reivindicações históricas dos trabalhadores em educação. Jeferson sabe que existem limites no acordo com o Cpers, mas acredita que se somarão muitos avanços para a categoria, assim como foi na época em que Olívio Dutra estava no Piratini.
“Enquanto parlamentar, estou comprometido em propiciar um amplo debate acerca das políticas educacionais de nosso estado. Espero que esta gestão fique marcada por ter implementado o piso nacional do magistério.” Jeferson cobra do Governo um calendário para que o piso seja implementado gradativamente até 2014.
Dep. Jeferson prestigiou a posse da nova diretoria do Cpers
Os deputados Jeferson Fernandes e Elvino Bohn Gass prestigiaram a posse das direções dos 42 Núcleos Regionais e da Diretoria Geral do Cpers, em ato realizado no Gigantinho em Porto Alegre na sexta-feira (19/8). A atual presidenta Rejane Oliveira foi reconduzida à função para mais uma gestão de três anos. “Manifestamos nosso apoio a este Sindicato que é referência em organização e capacidade de mobilização”.
PLs que estão tramitando na AL
O governo Tarso enviou para a Assembleia Legislativa dois Projetos de Lei que se referem aos educadores e atendem a importantes reivindicações do Cpers. O PL 267 refere-se à redistribuição de funcionários do Estado que estão em cargos do Quadro Geral e atuam em escolas para funções que se enquadram no Plano de Carreira dos Agentes Educacionais. É uma reivindicação desses educadores que, apesar de realizarem atividades similares a colegas que migraram para o Plano de Carreira criado durante o governo Olívio, ficaram de fora do mesmo. “Estamos ainda avaliando a situação de alguns cargos que ainda se encontram em circunstâncias que os impedem da migração” lembrou o deputado Jeferson, que considera este um grande feito do governo Tarso e conquista do movimento sindical.
Já o PL 268 considera de exercício efetivo os dias em que os membros do magistério estadual participaram de mobilizações reivindicatórios. “Cortar o ponto em dias em que os educadores estiveram em greve foi um desrespeito do governo Yeda e que o governo Tarso mostrou toda sua sensibilidade e compromisso com os trabalhadores” declarou Jeferson. O PL 268 descreve os dois períodos de greve acontecidos durante o governo Yeda em que os trabalhadores tiverem o ponto cortado. Sobre outros momentos de mobilizações isoladas em que também houve o corte do ponto de alguns educadores e não estão descritos no projeto foram objeto de discussão do deputado com o Secretário de Educação José Clóvis de Azevedo. O Secretário comprometeu-se em dar encaminhamento administrativo para esta situação.

Cia Santa Rosa em Dança conquista mais um prêmio

O bailarino Arthur ficou em 3º lugar
Santa Rosa esteve representada no III Brasil em Dança, realizado em Porto Alegre, entre os dias 23 e 28 de agosto. A CIA Santa Rosa em Dança participou e venceu mais uma vez.
Entre os diversos tipos de competições que ocorreram durante o festival, o grupo de Santa Rosa venceu no estilo Danças Urbanas. A Cia conquistou o 1º lugar na categoria juvenil avançado, com a coreografia REFÚGIO do coreógrafo Arthur dos Santos. De acordo com a coordenadora e professora Jorgete Hilbig, “É com muito orgulho que vibramos e cantamos "Sou de Santa Rosa e ta louco de bom".
A Cia Santa Rosa em Dança teve o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Loja Vencal Calçados. O bailarino Arthur ficou em 3º lugar.

Sete municípios devem decretar situação de emergência no RS

Sete municípios devem decretar situação de emergência no RS 
Crédito: Divulgação / Prefeitura
As  fortes chuvas acompanhadas de granizo causaram estragos em diversos municípios do Rio Grande do Sul, nesta semana. Até a manhã desta terça-feira, seis prefeituras haviam encaminhado Notificação Preliminar de Desastre (NoPred) à Defesa Civil, que é o último passo antes do decreto de situação de emergência. Os municípios são Sananduva, Floriano Peixoto, Vila Lângaro, Santo Expedito do Sul, Sarandi e Coxilha. 
Além desses, Vacaria, nos Campos de Cima da Serra – que teve cerca de 200 casas destelhadas por um vendaval – deve decretar situação de emergência ainda hoje. Segundo o prefeito Elói Poltronieri, assim que for finalizado o relatório dos danos, será feita a assinatura do documento. Na cidade, três famílias precisaram ser retiradas de casa por risco de desabamento, nos bairros Porcinio Pinto e Centro. Em Passo Fundo, no Norte do Estado, onde os telhados de 350 casas foram parcialmente ou totalmente danificados, a prefeitura faz a avaliação dos prejuízos e, a partir desses dados, definirá se decretará situação de emergência. 
De acordo com o último relatório da Defesa Civil, 4.375 pessoas foram afetadas pela precipitação. Do total, 90 delas estão desalojadas e 35 desabrigadas.

Professora da FEMA lança obra jurídica no Palácio Itamaraty

Por Deise Froelich
Na última semana ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF), o lançamento de livro organizado pela professora santa-rosense Liana Maria Feix Suski.
A obra “Cidadania e Direitos Humanos: Tutela e Efetividade Internacional e Nacional”, mereceu referências de inúmeros professores, entre os quais o Ministro Francisco Rezek, ex-juiz da Corte Internacional de Justiça, a professora Dra. Claudia Lima Marques, o presidente da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP) e o Dr. Vladmir Oliveira da Silveira, Presidente do CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito).
A publicação da editora GZ contou com a co-organização dos Professores Doutores Florisbal de Souza Del’Olmo e William Smith Kaku.
O lançamento ocorreu na abertura do 9º Congresso Brasileiro de Direito Internacional e contou com a presença de destacadas autoridades da República.
Ainda, durante a programação, a professora da FEMA Liana Maria Feix Suski palestrou sobre “Dignidade da Pessoa Humana e a morte assistida no âmbito internacional”.

Aposta de São Martinho, no noroeste gaúcho, leva mais de R$ 350 mil na Quina


Dezenas sorteadas foram 06 - 17 - 25 - 26 - 76

Apenas uma aposta, da cidade de São Martinho, no noroeste gaúcho, foi contemplada com os cinco acertos da Quina, sorteada na segunda-feira. O prêmio chega a R$ 364.581,54, conforme a Caixa Econômica Federal. O concurso 2.683 foi realizado na cidade de Virgínia, interior de Minas Gerais. As dezenas sorteadas foram:
06 — 17 — 25 — 26 — 76
Outras 64 apostas tiveram quatro acertos e, cada uma, terá direito a R$ 4.068,99. Mais de quatro mil jogadores obtiveram três dezenas e devem receber R$ 84,56, cada.