Sete municípios devem decretar situação de emergência no RS Crédito: Divulgação / Prefeitura |
As fortes chuvas acompanhadas de granizo causaram estragos em diversos municípios do Rio Grande do Sul, nesta semana. Até a manhã desta terça-feira, seis prefeituras haviam encaminhado Notificação Preliminar de Desastre (NoPred) à Defesa Civil, que é o último passo antes do decreto de situação de emergência. Os municípios são Sananduva, Floriano Peixoto, Vila Lângaro, Santo Expedito do Sul, Sarandi e Coxilha.
Além desses, Vacaria, nos Campos de Cima da Serra – que teve cerca de 200 casas destelhadas por um vendaval – deve decretar situação de emergência ainda hoje. Segundo o prefeito Elói Poltronieri, assim que for finalizado o relatório dos danos, será feita a assinatura do documento. Na cidade, três famílias precisaram ser retiradas de casa por risco de desabamento, nos bairros Porcinio Pinto e Centro. Em Passo Fundo, no Norte do Estado, onde os telhados de 350 casas foram parcialmente ou totalmente danificados, a prefeitura faz a avaliação dos prejuízos e, a partir desses dados, definirá se decretará situação de emergência.
De acordo com o último relatório da Defesa Civil, 4.375 pessoas foram afetadas pela precipitação. Do total, 90 delas estão desalojadas e 35 desabrigadas.