21 maio 2010

Prefeito de Porto Mauá participou da XIII Marcha dos Prefeitos

O Prefeito Municipal de Porto Mauá, Guerino Pedro Pisoni, acompanhado dos vereadores Alir Valentim da Rocha (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores) e Marcos Chitolina, participaram da XIII Marcha dos Prefeitos à Brasília em defesa dos municípios, encontro que reuniu milhares de prefeitos, vereadores, secretários, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e o Presidente da República, que estiveram reunidos para debater o tema “Autonomia municipal e a federação brasileira”.
A marcha à Brasília é organizada pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios.
O encontro é o maior espaço do Brasil para conhecimento, debate e principalmente divulgação das reivindicações e da pauta municipalista em relação a questões primordiais para a população brasileira.
Durante a permanência em Brasília, o prefeito municipal e os vereadores participaram da programação oficial e paralela, composta de diversas oficinas de trabalho que abordaram importantes temas para orientar os gestores municipais, entre elas: finanças públicas, FPM – Fundo de Participação Municipal, saúde, educação, trânsito, meio-ambiente, entre outros.
Também ocorreu a apresentação dos planos de governo dos presidenciáveis, Dilma, José Serra e Marina Silva, e o encontro com o Presidente da República.
Além da participação na programação oficial e nas oficinas temáticas, a comitiva regional da Grande Santa Rosa, participou de diversas audiências nos ministérios, nos gabinetes de deputados federais e de senadores da bancada gaúcha, onde foram tratados diversos assuntos, entre os mais importantes: Ponte internacional, barragens; defesa civil, saúde e construção de área industrial em Porto Mauá.
No retorno de Brasília, na capital do estado, o Prefeito Pisoni, assinou convênio na Secretaria Estadual de Educação e entregou a documentação relacionada a gestão municipal ambiental, composta de um conjunto de documentos necessários para que o município possa desenvolver as atividades pertinentes a orientação, licenciamento e fiscalização da questão ambiental.
O Prefeito Pisoni e o Presidente da Câmara avaliaram positiva a viagem, pelo fato de ter ocorrido grandes avanços na discussão de temas fundamentais ao desenvolvimento do Município de Porto Mauá.

Cinco famílias desalojadas pela cheia do rio Uruguai em São Borja

O rio Uruguai amanhece hoje com 9,67 m acima do normal em São Borja. A Defesa Civil retirou cinco famílias de suas casas, no bairro do Passo, hoje no final da manhã. Seis bares do cais do porto também foram atingidos.
De acordo com o chefe da Defesa Civil na Cidade, José Ênio de Jesus, a expectativa é que o rio chegue aso 10m, mas amanhã já deve começar a estabilizar:
— Essa cheia é porque choveu no Norte do Estado. A barragem de Itá, ontem, abriu as comportas com 7 mil m3 por segundo de vazão de água. Hoje já diminuiu para 3 mil m3 por segundo. Isso quer dizer que amanhã o rio deve começar a estabilizar— explica.

Pré-candidata cumpre agenda na região

“Uma política feita de baixo para cima”. É assim que a pré-candidata do PT Raquel Wünsch define a sua forma de fazer política. O sistema é o mesmo que vem sendo desenvolvido pelo atual pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Tarso Genro. Raquel vem cumprindo agenda em várias cidades da região para um único propósito ouvir as demandas dos municípios e suas comunidades. A intenção é pensar em políticas públicas que possam de fato desenvolver e melhorar a vida da população. “Noto que é isso que está faltando ao Rio Grande, um governo que não vire as costas para o desenvolvimento do País. Se o Brasil hoje é respeitado internacionalmente, se temos um presidente da República premiado devido as mudanças sociais profundas que rendem respeito pelo resto do mundo, é porque, de fato, estamos no rumo certo. É neste mesmo caminho que o RS deve andar tanto no legislativo quanto no Executivo”, detalha Raquel. A semana foi de encontro diário com apoiadores, incluindo no roteiro a própria capital gaúcha. Já na quinta e sexta-feira, a pré-candidata cumpriu agenda também em Cruz Alta e Horizontina. Em Cruz Alta, acompanhou in loco, as obras e projetos da administração do prefeito Vilson Roberto, que vem ganhando destaque no Rio Grande do Sul. Hoje a pré-candidata participa de um almoço com o Grupo de Idosos Amor e Compreensão em Santa Rosa, além de um encontro com apoiadores. Durante a tarde, entra no roteiro Santo Augusto. Amanhã é a vez de um amplo roteiro em localidades do interior de Três de Maio. “Precisamos ver de perto quais são as demandas dos municípios, mas sem esquecer das localidades interioranas. Ouvir a realidade da população, saber o que falta, o que atrapalha é básico”, enfatiza.

Ministro do Esporte garante recursos para Santa Rosa/RS

Uma reunião articulada pela Vice Prefeita Sandra Padilha, em Porto Alegre, com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, buscou assegurar recursos para Santa Rosa. O Ministro recebeu a Medalha Mérito Farroupilha entregue pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul na Sede da Sogipa. Nessa ocasião o Ministro recebeu a comitiva santarosense liderada pela Vice Prefeita.
Na pauta da reunião, a liberação de recursos destinados ao município, através de emendas parlamentares. Os valores serão utilizados para a cobertura de quadras de esporte de escolas municipais, reforma do Estádio Municipal, projetos da Unijuí e Juventus FC, além da implementação do Programa Segundo Tempo em Santa Rosa.

Travessia de balsa em Porto Mauá está liberada

A travessia de balsa para Alba Posse, na Argentina, está liberada na aduana de Porto Mauá, no noroeste do Estado. Ontem às 17h, o rio Uruguai estava 10m50cm acima do nível normal, baixando 10cm por hora. A travessia pode ser efetuada quando o rio atinge 9m70cm.
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira: das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min;
Sábados, domingos e feriados: das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min.

PP gaúcho confirma apoio a Serra e anuncia coligação com PSDB no Estado

Líderes do PP gaúcho anunciaram, na tarde desta quinta-feira, a coligação com o PSDB na esfera estadual para cargos majoritários e o apoio formal à candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República.
Os progressistas vão indicar o vice da chapa da governadora Yeda Crusius (PSDB). Ainda não há nome confirmado, mas o deputado federal Vilson Covatti (PP) é um dos mais cotados.
O PP anunciou também a coligação para os cargos de senador e deputado federal. Para o Senado, o nome do PP será Ana Amélia Lemos, e o nome mais cotado para representar o PSDB é Vicente Bogo.
Não foi confirmada a coligação para o cargo de deputado estadual, principal ponto que atrasava o anúncio da parceria entre PP e PSDB. O motivo é que os tucanos temiam ser engolidos pelos progressistas, perdendo cadeiras na Assembleia.
Serra no RS
O pré-candidato tucano à presidência da República, José Serra, chegou à sede do PP por volta das 15h50min, de onde saiu direto para o aeroporto.
Antes de se reunir com os líderes progressistas, Serra ficou cerca de 20 minutos na sede do PSDB. Na sede tucana, Serra elogiou a ala gaúcha do PSDB e disse que a governadora Yeda Crusius "abriu uma nova etapa na administração pública do Rio Grande do Sul".
Momentos antes, em coletiva à imprensa após reunião com a bancada gaúcha do PMDB, o tucano havia dito que não há antagonismo entre PMDB e PSDB no Rio Grande do Sul e que, inclusive, os peemedebistas participaram do governo Yeda.