15 agosto 2013

Família de empresários é feita refém em Seberi

Quatro bandidos armados roubam alta quantia em dinheiro
e joias ( A imagem é ilustrativa)
Um casal, proprietário de uma empresa de laticínios de Seberi, e seus dois filhos, foram feitos reféns por quatro assaltantes. Os homens invadiram o apartamento da família, na avenida Flores da Cunha, no centro do município.

Segundo a polícia, o filho do casal foi agredido com duas coronhadas e chutes. Os ladrões – três deles encapuzados –, estavam armados. Além de importante quantia em dinheiro que estava no cofre da residência, os criminosos também levaram joias da família. As vítimas do assalto foram amarradas e depois da fuga dos assaltantes, conseguiram se libertar e pedir socorro.

A Polícia Civil do município investiga o caso. Um Kia Sportage foi encontrado abandonado na linha Fabris pela Brigada Militar, e no seu interior foram localizadas as joias. Levantamento aponta que o veículo foi roubado na cidade de Estância Velha.

Produtores de leite no interior do RS reclamam que estão sem receber

Produtor reclama que está sem receber por leite produzido
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Produtores de leite de Santo Ângelo, na Região das Missões do Rio Grande do Sul, estão há dois meses sem receber pela venda do produto. A indústria responsável pelo pagamento está entre as envolvidas na fraude do leite, investigada pelo Ministério Público. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, são cerca de 60 produtores no município que aguardam pagamento. O valor se aproximaria de R$ 80 mil, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

O agricultor Dirceu Segatto diz que tem mais de R$ 8 mil para receber pelo leite entregue nos meses de junho e julho para a Latvida. Segundo ele, há um mês faz contato por telefone com a empresa, que não informa quando fará o pagamento. A única renda mensal da família é a produção leiteira. "Tem que ter uma posição. Dizem que vão pagar e não pagam, já faz 30 dias que estão empurrando", reclama.

Em nota, a Latvida informou que teve um problema com o transportador que teria feito uma alteração nas planilhas referente à quantidade de leite recolhido e que o faro aconteceu apenas na Região das Missões. A empresa afirmou que está fazendo um levantamento para saber quais os valores devidos para cada agricultor para fazer o acerto.

"A expectativa é que a empresa faça o pagamento, senão encaminharemos uma relação com nome, CPF e a quantidade de litros a receber para a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, para que seja feito o encaminhamento para o Ministério Público", diz o presidente do sindicato, Oswaldino Lucca.

Em dezembro do ano passado, um grupo de agricultores teve que recorrer à polícia pata tentar receber pelo leite vendido a uma empresa que desapareceu sem pagar os produtores. Um inquérito foi aberto e o caso é investigado.

Veículo capota na ERS-330 em Tenente Portela

Veículo capato na ERS-330 no início da manhã desta quinta-
feira, em Tenente Portela (Foto: Portela Online)
Um veículo, placas de Miraguaí, capotou na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto, ERS-330, em Tenente Portela. A motorista do veículo, Roseli de Lima Santos, 36 anos, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao hospital Santo Antônio onde passa por exames.

O acidente aconteceu por volta das 7h nas proximidades do setor do Km10, Reserva Indígena do Guarita. De acordo com a Brigada Militar (BM), o veículo estava na direção Miraguaí para Tenente Portela quando a motorista perdeu o controle e capotou fora da pista.

A BM permanece no local orientando o trânsito e aguardando o grupamento rodoviário para o registro da ocorrência.

PSICOLOGIA: O comportamento humano em observação

Profissionais buscam compreender as atitudes e o pensamento
das pessoas para um melhor relacionamento com a sociedade,
família, consigo mesmo e no ambiente de trabalho
Estudar o comportamento e o pensamento das pessoas e seus significados estão entre as atividades pertinentes ao Psicólogo, que tem o dia 27 de agosto como data comemorativa de sua profissão. Dentro de empresas e instituições, uma das áreas de atuação deste profissional recebe o nome de Psicologia Organizacional, com funções que vão desde o recrutamento de colaboradores ao auxílio para uma maior satisfação do funcionário em seu ambiente de trabalho. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, estas funções ficam a cargo da psicóloga Ana Claudia Gierg Lourega, que atua há cerca de um ano junto à Instituição.
           
Ela é a responsável por exercer as atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho. “Minha função engloba o recrutamento, a seleção, a organização e aplicação de testes, a realização entrevistas, a orientação, o aconselhamento e o desenvolvimento profissional, além da participação e acompanhamento da avaliação de desempenho dos colaboradores, atuando com o objetivo de auxiliar a pessoa para que ela tenha maior satisfação no trabalho”, explica Ana.

Mulher é amarrada por ladrões dentro de casa em Três de Maio

A mulher foi encontrada amarrada em uma cadeira 

(Foto: Paulo Marques)
Uma mulher de 63 anos de idade, foi encontrada amarrada dentro de sua casa na madrugada desta quinta-feira (15/08), em Três de Maio.

Por volta das 00he55min da madrugada, uma enteada da vitima chamou a polícia e informou que sua madrasta estava amarrada dentro de casa, um telefonema recebido por ela denunciava o fato.

Os policiais da Brigada Militar, foram até a residência localizada na rua Senador Pinheiro, próximo ao centro da cidade, onde encontraram a vitima de 63 anos de idade, amarrada e amordaça sobre uma cadeira.

A mulher relatou aos policiais, que eram três elementos encapuzados, um deles de posse de uma faca. Os indivíduos queriam saber aonde estava o seu companheiro e se ela tinha dinheiro e arma em casa, quando informados que seu marido estava dormindo no quarto, eles vasculharam toda a  casa e furtaram um revolver calibre 38,  marca Taurus, devidamente registrado, que encontrava-se sobre um roupeiro no quarto do casal.

A vitima foi conduzida pelos bombeiros ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo.

Tanatologia: reflexões sobre a morte

Mestre Aroldo Escudeiro atua na qualificação de
profissionais para o trabalho com situações de perdas,
luto e morte
O curso de Psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) promove, nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório da Instituição, a 6ª Semana Acadêmica de Psicologia. O evento conta com a presença do professor Mestre Aroldo Escudeiro, especialista em Tanatologia, que fará a palestra de abertura às 19h20min de quinta-feira. Sua área de atuação envolve a qualificação de profissionais que trabalham com situações de perdas, luto e morte.

Para Escudeiro, educar sobre a morte é educar para a vida. “A Tanatologia tem como foco de estudo as reações emocionais e psicológicas diante da morte”. Organizador de vários livros, entre eles “Reflexões sobre morte e perda” e “Tanatologia: Conceitos – Relatos – Reflexões”, o professor é doutorando em Psicologia Social pela Universidade del Salvador (USAL), na Argentina, coordenador da Rede Nacional de Tanatologia e do Centro de Estudos em Tanatologia (CTAN) - CE, além de atuar também no Centro de Estudos em Tanatologia (CETAN) em Blumenau – SC.

Na sexta-feira, 23, ocorre uma roda de conversa com profissionais de Três de Maio que trarão detalhes de suas práticas e de como a morte se faz presente nesses diversos contextos. Esta atividade terá a participação de Jean Stumpf Zanette, médico intensivista do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Fabiane Freoder, assistente social do Lar de Acolhimento de Idosos, Marco Antonio Ferreira Barreto, comandante do Corpo de Bombeiros, Jacinta Spies, professora da SETREM e enfermeira do Hospital Vida e Saúde, e Evandir Barasuol, psicóloga e professora da SETREM. Mais informações pelo fone (55)3535-4600.

Dida pega pênalti, Grêmio supera líder Cruzeiro e dorme no G-4

Barcos marcou um dos gols da partida
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O que significa ganhar do líder? No caso do Grêmio, muito mais do que três pontos. Na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, gols de Werley, Barcos e Kleber - Nilton descontou -, na fria noite desta quarta-feira, o torcedor gremista ainda viu Dida defendendo pênalti e um time forte mesmo não sendo brilhante. O triunfo determinou o ingresso, ao menos temporário, no G-4 e as pazes com a torcida. A Raposa torce por tropeço do Botafogo para se manter na ponta do Brasileirão.

Não foi uma grande atuação, é verdade, porém, deu um tempo nas vaias da última partida em casa – derrota para o Coritiba - e reconhecimento do público pela zona da Libertadores, graças ao empate do Corinthians com o Fluminense. O empenho, aliado à infantil expulsão de Souza, mostrou um time ainda em formação. Com um homem a menos, o Cruzeiro deixou de aproveitar o que até então era uma boa apresentação.

Será, então, com ânimos diferentes que as equipes irão à 15ª rodada. No sábado, às 21h, no Rio, o time gaúcho desafia o Vasco. No mesmo, mas às 18h30m, em Belo Horizonte, o mineiro recebe Vitória.