15 agosto 2013

Produtores de leite no interior do RS reclamam que estão sem receber

Produtor reclama que está sem receber por leite produzido
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Produtores de leite de Santo Ângelo, na Região das Missões do Rio Grande do Sul, estão há dois meses sem receber pela venda do produto. A indústria responsável pelo pagamento está entre as envolvidas na fraude do leite, investigada pelo Ministério Público. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, são cerca de 60 produtores no município que aguardam pagamento. O valor se aproximaria de R$ 80 mil, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

O agricultor Dirceu Segatto diz que tem mais de R$ 8 mil para receber pelo leite entregue nos meses de junho e julho para a Latvida. Segundo ele, há um mês faz contato por telefone com a empresa, que não informa quando fará o pagamento. A única renda mensal da família é a produção leiteira. "Tem que ter uma posição. Dizem que vão pagar e não pagam, já faz 30 dias que estão empurrando", reclama.

Em nota, a Latvida informou que teve um problema com o transportador que teria feito uma alteração nas planilhas referente à quantidade de leite recolhido e que o faro aconteceu apenas na Região das Missões. A empresa afirmou que está fazendo um levantamento para saber quais os valores devidos para cada agricultor para fazer o acerto.

"A expectativa é que a empresa faça o pagamento, senão encaminharemos uma relação com nome, CPF e a quantidade de litros a receber para a Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, para que seja feito o encaminhamento para o Ministério Público", diz o presidente do sindicato, Oswaldino Lucca.

Em dezembro do ano passado, um grupo de agricultores teve que recorrer à polícia pata tentar receber pelo leite vendido a uma empresa que desapareceu sem pagar os produtores. Um inquérito foi aberto e o caso é investigado.