05 janeiro 2010

SETREM é novamente a melhor faculdade da Região Fronteira Noroeste

A SETREM está em festa. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), ao corrigir o conceito atribuído ao Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da SETREM, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e alterar o Conceito Preliminar de Curso (CPC), elevou a pontuação da instituição no Índice Geral de Cursos (IGC).
Desta forma, além de conquistar Conceito 4, ou seja, Conceito Forte, no Enade para o curso de Engenharia de Produção Agroindustrial e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 3, obteve 240 pontos no IGC. No ranking geral de cursos, a instituição ficou à frente de todas as faculdades da região, tornando-se pelo segundo ano consecutivo a melhor faculdade da Região Fronteira Noroeste do RS.
Segundo o vice-diretor de Ensino Superior da Faculdade Três de Maio, Paulo Aires, o título já era esperado, pois corrobora com a excelente aceitação dos estudantes de ensino superior com relação à instituição. Prova disso, é que nos últimos cinco anos tem conseguido superar o número de inscritos em seu processo seletivo (vestibular). “Contudo, são muitos outros os indicadores que comprovam a qualidade da Faculdade Três de Maio como algo concreto e não apenas um discurso. Podemos citar o grande número de egressos aprovados em concursos públicos, programas de pós-graduação (mestrado), bem como, a obtenção de emprego e promoções correspondentes. E neste sentido, consideramos igualmente importante o despertar para a cidadania, o espírito crítico, o empreendedorismo, a liderança e a organização, aspectos desenvolvidos ao longo dos diferentes cursos da instituição.”
Aires observa também que o termo qualidade tem sido indistintamente utilizado por diversas organizações como forma de ampliar a sua participação no mercado e alerta que muitas vezes, a referência não passa de mero apelo publicitário. E é pensando nisto, que reforça a fonte da informação, permitindo assim, a todos os estudantes, familiares, amigos e demais interessados, o acesso a mesma: http://www.inep.gov.br/areaigc/
SETREM oferece no primeiro semestre de 2010, dois cursos de pós-graduação: MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos e MBA Executivo em Gestão Empresarial.
O primeiro enfatiza orientações práticas e teóricas objetivando a elaboração de sistemas de gestão de pessoas, além de fluxo de pessoas e informações nas organizações. O segundo oportuniza visão multidisciplinar sobre as práticas empresariais e desenvolve visão estratégica de mercado e da atividade.
Cada curso terá 406 horas/aula e disponibilizará 40 vagas. As aulas ocorrerão nas sextas-feiras à noite e sábados, pela manhã e tarde. Inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de abril, tendo as aulas início no dia 14 de maio.
Informações no site www.setrem.com.br/pos, pelo telefone 55 - 3535 – 1011 ou por e-mail: pos@setrem.com.br

BM aponta pelo menos 20 desaparecidos em queda de ponte em Agudo

A Brigada Militar de Agudo diz que são sete pessoas resgatadas e, pelo menos, 20 desaparecidas na queda de uma ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, no limite entre Agudo e Restinga Seca, na Região Central. A Base Aérea de Santa Maria havia confirmado o número de sete mortes, mas voltou atrás. A informação, repassada por pilotos que sobrevoavam a área, não está descartada, já que cerca de 30 pessoas caíram na água.
Veículos teriam sido levados com a estrutura. Quatro helicópteros sobrevoam o local em busca de sobreviventes. Pelo menos 11 pessoas teriam sido resgatadas com vida até as 14h, mas a BM não confirma o número. Três barcos de voluntários e um bote dos bombeiros estão sendo usados nas buscas.
A ponte, que tem 314 metros, cedeu em uma das cabeceiras, mais para o lado de Agudo. Foram de 80 a 100 metros que despencaram no Jacuí, segundo a Coordenação Regional da Defesa Civil. O local está isolado, pois o restante da ponte pode cair a qualquer momento, informa a Brigada Militar.
O prefeito de Agudo, Ari Anunciação, está no local e afirmou que um helicóptero chegou ao local para ajudar no resgate das vítimas pelas 10h. Segundo ele, a "situação é gravíssima".
— A correnteza é muito forte e estamos com dificuldade de resgatar as pessoas com barco. A situação é muito difícil — disse Anunciação.
Veja mais fotos: clique aqui

Lançada a primeira Exposição da Terneira e Economia Familiar de Três de Maio

Evento, que será realizado de 03 a 06 de junho no Parque de Exposições, vai expor animais de toda a região com o objetivo de mostrar a qualidade e o potencial do rebanho regional.
Serão realizados concursos e comercialização de terneiras. A Expo-Terneira também terá atrações paralelas, feira de artesanato, exposição de pequenos animais, festa campeira e motocross.
Conforme o presidente da feira, Gilson Grando, a exposição quer valorizar produtores de leite de todos os tamanhos, grandes, médios e pequenos.
Também a noite desta segunda-feira, marcou o encerramento do Promocional Três de Maio é Show, que culminou com o sorteio do automóvel Ford KA 0km.
Os dois primeiros sorteios da noite, foram de dois cheques no valor de um mil reais cada, destinado as 80 empresas participantes do promocional. As empresas contempladas foram a Certhil (nº 1) e a Confecções Veste Bem (nº 22). E o último e tão esperado sorteio do carro, que teve como contemplado o senhor Mário Herpische de Independência, portador de uma cautela da Certhil, nº 098.733.

Relojoaria de Três de Maio é assaltada e funcionários são trancados no banheiro

Na tarde de ontem (04/01/2010) por volta das 15h35min, quatro elementos armados assaltaram a Ótica e Relojoaria Clasmann no centro de Três de Maio. Os elementos renderam e trancaram os funcionários no banheiro antes de fugir. Os meliantes fugiram em um Pálio prata com placas de Porto Alegre e nas proximidades da Vila Vira Carreta, um dos pneus do veículo furou e eles entraram em uma estrada de chão batido, sendo avistados por um morador que comunicou a brigada Militar de Independência que se deslocava pela rodovia atrás dos meliantes.
A Brigada Militar de Três de Maio em contato com as demais guarnições de Catuípe, Inhacorá, Giruá e Chiapeta estava fechando o cerco aos assaltantes, que acabaram abandonando o carro e fugindo para um mato. Com apoio de mais de 40 policiais e 15 viaturas foram presos dois indivíduos: Valtenir Machado de Almeida, e Adroaldo Soares de Oliveira.
Durante a noite os outros dois meliantes fizeram uma família de refém, e no mesmo momento a viatura da Brigada Militar de Independência chegou no pátio da residência, e os dois assaltantes fugiram, perdendo dois aparelhos celulares.
No veículo foram encontrados miguelitos e até um aparelho giro flasch. Foram recuperados 374 relógios, 26 óculos, 02 pingentes em ouro e 01 aliança.

Mau tempo deixa pelo menos 500 desabrigados

As fortes chuvas que atingem o Estado deixam pelo menos 500 desabrigados. Em Nova Palma, o rio Soturno transbordou e alagou várias casas. Cerca de 80 pessoas tiveram de ser encaminhadas a um ginásio municipal. Além disso, uma aeronave foi deslocada para resgatar uma criança de 5 anos, que foi soterrada no interior do município. Ela foi conduzida ao Hospital de Santa Maria, em estado grave.
Em São Martinho da Serra, o rio Ibicuí transbordou, atingindo comunidades do interior da cidade e deixando famílias isoladas. Equipes da Defesa Civil monitoram as águas e atuam no resgate das pessoas. Em Cerro Grande, parte da comunidade foi atingida por uma enxurrada, que obrigou cerca de 50 pessoas a deixarem suas casas e se deslocarem a um ginásio municipal.
Em Candelária, as águas do rio Pardo saíram de seu curso, invadindo moradias e deixando famílias isoladas. Há cerca de 200 desabrigados na cidade, que foram encaminhados para um ginásio da cidade. Uma pessoa também desapareceu hoje no rio Pardo, no município. O agricultor Harry Kappaun e outros dois produtores rurais pretendiam recolher o gado da propriedade quando a água subiu rapidamente e deixou ilhado o local, a 10 quilômetro do centro da cidade, ao lado da VRS-808. Acélio Brinckmann se agarrou em um galho de árvore e o filho a uma torre de energia. Os bombeiros voluntários retiraram os dois da água pouco depois do meio-dia.
Nesta segunda-feira, os municípios de Cerro Branco, São Pedro do Sul, Agudo, São Martinho da Serra, Santa Maria, Segredo e Sobradinho sofreram perdas. Em Cerro Branco, há 200 desabrigados. Garibaldi também enfrenta problemas decorrentes dos inúmeros alagamentos, que culminaram com danos em pontes e pontilhões atingidos pelas enxurradas. Aproximadamente 40 pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil após ficarem ilhadas em Toropi, Pouso Novo e Candelária.
O hospital de Sinimbu está impossibilitado de receber pacientes, pois encontra-se isolado pelas águas. Até o final da tarde, a Brigada Militar local não havia sido acionada para nenhuma emergência, mas o próprio quartel estava funcionando com alagamentos nas instalações. Além disso, cerca 3 mil clientes estão sem energia elétrica no município, que tem aproximadamente 10 mil habitantes.
As fortes chuvas também isolaram a cidade de Gramado Xavier, na Região Central do Estado. De acordo com a Defesa Civil do município, foi registrado um grande volume de precipitação – 170 mm até o meio-dia. Dos três acessos à cidade, dois estavam bloqueados em razão dos alagamentos. Na via de ligação com Boqueirão do Leão, pela RS-422, uma ponte caiu. Durante a manhã, até uma ambulância que foi prestar socorro ficou isolada pela água.
Temporais já deixaram pelo menos duas vítimas fatais
Os temporais no Estado fizeram, até agora, pelo menos duas vítimas fatais. Nesta segunda-feira, um homem morreu ao sofrer um choque elétrico em Faxinal do Soturno, por volta de 11h. Tino José Barbieri se aproximou de uma máquina com mau contato e levou um choque, já que a oficina em que trabalha estava alagada. Ele foi encontrado caído em sua fábrica de móveis, na rua Duque de Caxias. Na noite de domingo, o adolescente Luis Henrique Pereira da Silva morreu ao ser atingido por um raio.

Família é resgatada de cima de uma árvore em Marques de Souza

O Corpo de Bombeiros de Travesseiros, município do Vale do taquari, informou que resgatou na madrugada desta segunda-feira cinco pessoas de uma mesma família que estavam refugiadas no alto de uma árvore. Eles estavam ilhados desde às 18h.
Conforme a instituição, eles estavam acampados em um camping, quando a chuva iniciou. Como a água subiu rapidamente eles precisaram se refugiar na árvore.
A identificação das vítimas não foi revelada pela instituição, mas a informação é de que todos passam bem.