05 janeiro 2010

Mau tempo deixa pelo menos 500 desabrigados

As fortes chuvas que atingem o Estado deixam pelo menos 500 desabrigados. Em Nova Palma, o rio Soturno transbordou e alagou várias casas. Cerca de 80 pessoas tiveram de ser encaminhadas a um ginásio municipal. Além disso, uma aeronave foi deslocada para resgatar uma criança de 5 anos, que foi soterrada no interior do município. Ela foi conduzida ao Hospital de Santa Maria, em estado grave.
Em São Martinho da Serra, o rio Ibicuí transbordou, atingindo comunidades do interior da cidade e deixando famílias isoladas. Equipes da Defesa Civil monitoram as águas e atuam no resgate das pessoas. Em Cerro Grande, parte da comunidade foi atingida por uma enxurrada, que obrigou cerca de 50 pessoas a deixarem suas casas e se deslocarem a um ginásio municipal.
Em Candelária, as águas do rio Pardo saíram de seu curso, invadindo moradias e deixando famílias isoladas. Há cerca de 200 desabrigados na cidade, que foram encaminhados para um ginásio da cidade. Uma pessoa também desapareceu hoje no rio Pardo, no município. O agricultor Harry Kappaun e outros dois produtores rurais pretendiam recolher o gado da propriedade quando a água subiu rapidamente e deixou ilhado o local, a 10 quilômetro do centro da cidade, ao lado da VRS-808. Acélio Brinckmann se agarrou em um galho de árvore e o filho a uma torre de energia. Os bombeiros voluntários retiraram os dois da água pouco depois do meio-dia.
Nesta segunda-feira, os municípios de Cerro Branco, São Pedro do Sul, Agudo, São Martinho da Serra, Santa Maria, Segredo e Sobradinho sofreram perdas. Em Cerro Branco, há 200 desabrigados. Garibaldi também enfrenta problemas decorrentes dos inúmeros alagamentos, que culminaram com danos em pontes e pontilhões atingidos pelas enxurradas. Aproximadamente 40 pessoas foram resgatadas pela Defesa Civil após ficarem ilhadas em Toropi, Pouso Novo e Candelária.
O hospital de Sinimbu está impossibilitado de receber pacientes, pois encontra-se isolado pelas águas. Até o final da tarde, a Brigada Militar local não havia sido acionada para nenhuma emergência, mas o próprio quartel estava funcionando com alagamentos nas instalações. Além disso, cerca 3 mil clientes estão sem energia elétrica no município, que tem aproximadamente 10 mil habitantes.
As fortes chuvas também isolaram a cidade de Gramado Xavier, na Região Central do Estado. De acordo com a Defesa Civil do município, foi registrado um grande volume de precipitação – 170 mm até o meio-dia. Dos três acessos à cidade, dois estavam bloqueados em razão dos alagamentos. Na via de ligação com Boqueirão do Leão, pela RS-422, uma ponte caiu. Durante a manhã, até uma ambulância que foi prestar socorro ficou isolada pela água.
Temporais já deixaram pelo menos duas vítimas fatais
Os temporais no Estado fizeram, até agora, pelo menos duas vítimas fatais. Nesta segunda-feira, um homem morreu ao sofrer um choque elétrico em Faxinal do Soturno, por volta de 11h. Tino José Barbieri se aproximou de uma máquina com mau contato e levou um choque, já que a oficina em que trabalha estava alagada. Ele foi encontrado caído em sua fábrica de móveis, na rua Duque de Caxias. Na noite de domingo, o adolescente Luis Henrique Pereira da Silva morreu ao ser atingido por um raio.