23 julho 2011

Amy Winehouse é encontrada morta em Londres

Cantora de 27 anos lutava contra o vício de álcool e drogas
Crédito: Carl de Souza / AFP
A cantora Amy Winehouse, 27 anos, foi encontrada morta neste sábado, conforme a imprensa britânica. O corpo da artista foi localizado em casa dela, por volta das 16h (horário local, 12h de Brasília), em Camden Town, no norte de Londres. Para a polícia, a causa da morte ainda é "inexplicável". O serviço de socorro de Londres informou, segundo a BBC, que foi chamado ao apartamento de Amy e enviou duas ambulâncias para o local, mas ela já estava morta.
"A polícia foi chamada pelo serviço de ambulância de Londres na região de Camden Square pouco antes das 16h05min de hoje, sábado, 23 de julho, devido a informações sobre a descoberta de uma mulher morta", divulgou a polícia em um comunicado. "Quando chegaram, os oficiais encontraram o corpo de uma mulher de 27 anos que foi declarada morta no local", acrescenta o texto. "As circunstâncias da morte serão investigadas. Num primeiro momento, não sabemos explicar", encerra a mensagem.
A cantora reuniu, em cinco shows no Brasil em janeiro, um público de 85 mil pessoas. Amy passou por São Paulo, Florianópolis, Recife e Rio de Janeiro, onde fez duas apresentações. Ela ficou hospedada na cidade, no Hotel Santa Teresa, onde foi flagrada tomando banho de sol e bebendo. Durante os shows, tomando sempre algo de uma canequinha ao pé do palco (presumivelmente chá de gengibre), mudou o repertório que anunciou que faria. Surpreendeu o público ao voltar para o bis, quando todo mundo já dava a fatura por encerrada.
Em junho, os shows da cantora na Turquia e na Grécia  foram cancelados  depois de ela ser vaiada, durante uma apresentação, em Belgrado (Sérvia). Conforme relatos, Amy parecia totalmente embriagada e sem condições de cantar. Durante os 90 minutos de performance, ela foi vaiada e ofendida enquanto tropeçava no palco. Os músicos de sua banda tentavam acalmar os ânimos, mas a apresentação acabou sendo um fracasso.
A cantora britânica deixa dois álbuns lançados – Frank (2003) e Back to Black (2006), que lhe valeu cinco premios Grammy.

Noroeste segue sem travessia de barca do Rio Uruguai

Água tomou conta da travessia de Porto Xavier
Foto: Lino Paulli, Divulgação
Sem ponte, os moradores da Fronteira ficaram sem barca com o aumento no nível do Rio Uruguai. Somente neste ano, por causa das cheias, o serviço já foi interrompido duas vezes em Porto Mauá e Porto Xavier, no noroeste do Estado. Desde sexta-feira, o Rio Uruguai subiu mais de 13 metros.
Carros pararam à beira do rio em Porto Mauá
Foto: Vilson Winkler, Divulgação
A previsão é que o trajeto das balsas seja retomado amanhã. Conforme orientação das aduanas, por medida de segurança, o percurso de balsa somente por ser feito quando o rio baixar e atingir menos de 9,6 metros. Diariamente, mais de 300 carros utilizam o serviço da balsa.

Inverno é a estação mais propícia para realizar cirurgias plásticas

De julho a novembro o movimento nos consultórios de cirurgia 
plástica  quase dobra
Foto:Eduardo Carneiro / Agencia RBS
O segundo semestre do ano é a época da "recauchutada no visual" dos gaúchos. De acordo com os cirurgiões plásticos, o frio favorece o pós-operatório e no caso dos procedimentos corporais ainda dá tempo de chegar com tudo em cima para o verão e desfilar um biquíni sem culpa. O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Rio Grande do Sul, Pedro Bins Ely, destaca que de julho a novembro o movimento nos consultórios quase dobra. Muitos dos clientes se perguntam quando é a hora certa para optar por um recurso estético tão invasivo. Nesses casos, não é só a idade cronológica que deve pesar. Cautela e objetivos bem claros com relação aos resultados ajudam a dar tranquilidade sobre a decisão certa.
– O momento de operar depende da situação em que o paciente está. Hoje, algumas meninas de 15 anos são mulheres, por exemplo. Quem decide a hora de uma intervenção é a pessoa, pensando em qualidade de vida e autoestima – avalia o médico. O chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rinaldo De Angeli Pinto lembra que, antigamente, a mama só era operada após o período de procriação da mulher porque a função do órgão poderia ser perdida com a intervenção Hoje não. Depois dos 18 anos, o procedimento está liberado, mas têm exceções.
– Operei uma menina de 12 anos que tinha 1,75cm de altura e desenvolvida do ponto de vista orgânico. Quando examinava a mama dela, que era muito pesada, ela dizia: "tio, quando é que eu vou poder brincar?" Ela já não queria mais ir à aula. Era impossível esconder um seio daquele tamanho. Operamos – lembra o médico.
Além do fator cronológico, outras questões podem estar envolvidas. É comum quem queira consertar problemas emocionais na mesa de um cirurgião.
– Junto com o diagnóstico anatômico, está o psicológico. Se uma pessoa tem uma pedra na vesícula, ela quer tirar para sumir com a dor. Se uma paciente procura o cirurgião porque se separou e ela acha que vai trazer o marido de volta, não há indicação cirúrgica, porque a expectativa é fantasiosa. É no momento do pré operatório que se começa o pós. Muitas vezes, a orientação certa é a ajuda psicológica e psiquiátrica para maturar o que a pessoa está buscando de fato, para não gerar frustrações.
Plástica invisível, segundo especialistas, é pura chantagem emocional.
– A medicina e a biologia do corpo humano são uma só. Quem usa subterfúgios fantasioso está te preparando uma sacanagem. Não existe plástica sem cicatriz, nem pós operatório sem desconforto – afirma Pinto.
No consultório do cirurgião Eduardo Chem, mais da metade dos clientes chegam acima do peso querendo emagrecer com a lipo.
– Ela só tira uma pequena parte de gordura subcutânea. O resto é muita dieta, exercícios físicos e terapia. Senão vai continuar sem se gostar – diz Eduardo. Mulher quando chega perto da menopausa, acumula gordura onde não tinha. Algumas meninas tiram a gordura que já nasceu com ela. A célula de gordura nasce com elas. São como balões vazios, que vão se enchendo em locais determinados, principalmente cintura e nos quadris.
Segundo o cirurgião Leandro Fuchs, membro da Comissão de Ética do Hospital Ernesto Dornelles, é preciso ter calma para notar os resultados após a operação, que, na maior parte das vezes, só será obtido em seis meses.
– Há a possibilidade de pequenos retoques, considerando que o corpo humano depende de vários fatores, como cicatrização, retração de pele, entre outros e, muitas vezes, isso pode ser imprevisível.

Tarso Genro é o primeiro governador a participar da Fearg/Fecis

Um dos maiores eventos da Região Sul, a
Fearg e Fecis conta este ano com cerca de
400 expositores
O governador Tarso Genro, ao lado do secretario-geral de Governo, Estilac Xavier, foi o primeiro Chefe do Executivo gaúcho a participar da abertura oficial da Feira de Artesanato (Fearg - 33ª edição), e da Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis - 16ª edição), no Centro de Eventos do município de Rio Grande, na noite de sexta-feira (22). As feiras acontecem até o dia 7 de agosto.
Tarso, que foi recebido por autoridades e visitantes das feiras, falou sobre a importancia do municipio, o seu potencial frente a grandiosidade do Polo Naval e a necessidade de incentivar pequenas e médias empresas, ressaltando que feiras como a Fearg/Fecis são exemplos de que é possivel agregar geração de renda e valor. "O Polo Naval por sí só é insuficiente para garantir coesão social, integração e inclusão. É necessário que nós tenhamos uma rede, uma malha de pequenas e médias empresas de produção e comércio, para que a sociedade em seu conjunto possa acompanhar esta evolução", disse, ao ressaltar que para isso é preciso uma sociedade participativa e organizada.
Além de falar sobre os investimentos do Polo Naval e das pequenas e médias empresas, Tarso ressaltou que um dos deveres do Governo é atrair empresas para a região, e outro é um dever interno, o pagamento de contas. "Terminamos de pagar 100 milhões, de estradas que tinham sido feitas e que não tinham sido pagas pelo governo anterior", enfatiza Tarso, dizendo que o pagamento destas dividas herdadas capacita o Governo para novos investimentos nesta área.
As Feiras
Todos os anos, em cada edição da Fearg e Fecis, uma etnia formadora do povo rio-grandino, recebe especial destaque. Este ano a homenagem será para a cultura espanhola. Um dos maiores eventos da Região Sul, a Fearg e Fecis conta este ano com a participação de cerca de 400 expositores além de inúmeras atividades artístico-culturais, com uma dinâmica que visa atender seu público principal, a família.
O público tem acesso aos estandes de segunda a sexta-feira, das 16h às 23h, e aos sábados e domingos, das 13h às 23h30. A programação completa pode ser acessada no site www.fearg.com.br.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Caco Argemi

"Brigada em Cena" em Porto Alegre

Na quarta-feira (20/7), no Teatro Renascença, em Porto Alegre, o efetivo da área do CRPO Fronteira Noroeste, integrantes do grupo teatral “Brigada em cena”, participaram da solenidade de Instalação do Núcleo de Projetos Sociais, vinculado a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar.
O comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu,  e o Secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, além de diversas autoridades, estiveram presentes no evento que contou com a apresentação de diversos projetos sociais desenvolvidos em todo Estado.
O grupo teatral encerrou o evento encenando a peça teatral “Ser policial não é fácil”, baseada na Cartilha de Direitos Humanos da SENASP/MJ.