13 janeiro 2010

Mais um gaúcho está entre as 12 vítimas do terremoto no Haiti

Dois gaúchos entre os 11 militares mortos em decorrência do terremoto que atingiu o Haiti nesta terça-feira. Segundo apuração da sucursal de Brasília junto a uma fonte no exército, o cabo Douglas Pedrotti Neckel é natural de Cruz Alta. O nome dele consta na lista divulgada pelo Exército no início da tarde tarde, contabilizando 11 mortos e sete feridos.
Pela manhã, o Exército confirmou que o gaúcho de São Gabriel Bruno Ribeiro Mário estava entre os mortos. Os dois estavam lotados no Batalhão de de Lorena, São Paulo.
Em entrevista coletiva no final da tarde, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou não haver previsão de quando os corpos de brasileiros começam a chegar no país.

Zilda Arns é uma das vítimas do terremoto no Haiti

A coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, morreu em decorrência do terremoto no Haiti. A informação foi confirmada pelo gabinete do senador Flávio José Arns, sobrinho de Zilda.
Sérgio Arns está em Brasília, de onde embarca, no avião do governo, para o Haiti. Ainda consternado pela notícia, o senador concedeu uma rápida entrevista à Rádio Gaúcha.
— Acabei de saber da notícia, estava vindo à Brasília. A gente lamenta, uma perda extraordinária, enorme, para o Brasil e para o mundo. Mas, ao mesmo tempo, um trabalho extraordinário, que fica como um legado de uma vida dedicada ao próximo.
Segundo Sérgio Arns, Zilda estava acompanhada de um militar da Força de Paz, que também morreu, e da irmã Rosângela, da qual ainda não tinha notícias.
Zilda Arns Neumann tinha 73 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.
Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Ela nasceu em Forquilhinha (SC) e morava em Curitiba. Tinha duas irmãs, uma das quais, a irmã Helena, foi diretora do Colégio Santa Inês, em Porto Alegre.

Municípios da Área do CRPO FNO recebem novas Viaturas

Nesta terça-feira (12/01/2010) o Comandante do CRPO Fronteira Noroeste Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, juntamente com os Comandantes de Batalhões da área deste Comando Regional, participou na Sede do CRPO Alto Jacuí em Cruz Alta, da Solenidade de entrega de Viaturas à Brigada Militar.
As Viaturas recebidas fazem parte do Programa Estruturante Cidadão Seguro, definido pelo Governo do Estado como uma das prioridades estratégicas para a Segurança Pública, em seu Projeto de Renovação da Frota de Veículos, objetivando incorporar nas frotas da Brigada Militar, Polícia Civil, SUSEPE e IGP, até 2010, um mínimo de 2.000 (dois mil) Veículos Zero Km, através de recursos do Tesouro do Estado, Convênios, Aquisições Diretas, etc.
Para o CRPO FNO foram destinadas 17 viaturas, sendo 09 aos Municípios da Área do 4º BPAF (Alecrim, Senador Salgado Filho, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá, Independência, Nova Candelária e Novo Machado), 04 para a área do 7º BPM (Coronel Bicaco, Miraguaí, Braga e Campo Novo) e outras 04 viaturas para a área do 37º BPM (Erval Seco, Alpestre, Ametista do Sul e Iraí).

Mais dois fortes terremotos sacodem o Haiti

Dois tremores, o primeiro de 5,9 graus e o segundo de 5,5 graus na escala Richter sacudiram nesta terça-feira o Haiti pouco depois do terremoto que atingiu uma região próxima a Porto Príncipe, a capital do país. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), a primeira réplica ocorreu sete minutos depois do sismo inicial, de 7,0 graus, registrado às 19h53 de Brasília.
De acordo com o USGS, o epicentro da primeira réplica foi localizado a 65 quilômetros ao sudoeste de Porto Príncipe e a 95 quilômetros ao leste de Les Cayes, no sul do país.
Doze minutos depois, às 20h12 de Brasília, os sismógrafos do USGS detectaram uma segunda réplica de 5,5 graus, com epicentro a 25 quilômetros ao sudoeste de Porto Príncipe e a 130 quilômetros ao norte de Les Cayes.
Segundo o USGS, o tremor inicial foi localizado a 15 quilômetros ao sudoeste de Porto Príncipe, a capital do país, e a 143 quilômetros ao noroeste de Barahona, na República Dominicana, a 8,3 quilômetros de profundidade.