22 agosto 2011

Busca e apreensão em Seberi/CRPOFNO

Na sexta-feira (19/8), foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Seberi, área pertencente ao 37º BPM/CRPO Fronteira Noroeste. A guarnição local efetuou buscas em duas residências, de onde foi apreendido um revólver calibre 38 marca Rossi, cinco cartuchos calibre 38, dois cartuchos calibre 16, um estojo calibre 38, um estojo calibre 28, treze estojos calibre 38, dois estojos calibre 44 e vinte três estojos calibre 380. Numa das casas, também foi encontrado 82(oitenta e duas) gramas de cocaína, dois cartuchos calibre 38, uma adaga, um pegador de metal. Diante dos fatos, os dois indivíduos foram encaminhados a DP para registro e lavratura do auto de prisão em flagrante de um dos envolvidos. Posterior o preso foi conduzido ao Presídio Estadual de Frederico Westphalen.

População de baixa renda será principal beneficiada pelo Banco de Terras

Lançamento do programa ocorreu, nesta segunda-feira, 
em cerimônia realizada no Palácio Piratini
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Uma cerimônia no Palácio Piratini, na manhã desta segunda-feira (22), marcou o lançamento do Banco de Terras Públicas do Estado. O programa é voltado à construção de habitações de interesse social, beneficiando famílias que possuam renda de até três salários mínimos.
O governador Tarso Genro destacou o pioneirismo e importância social da proposta, bem como todo o movimento institucional promovido pelo Governo para a constituição do Banco de Terras. Tarso disse, ainda, que ações como essa contribuem para a retomada, por parte da sociedade, da confiança nas políticas públicas.
Resultado de ação conjunta entre as secretarias da Habitação e Saneamento e da Administração e dos Recursos Humanos, o Banco de Terras inicia com o mapeamento de 58 áreas livres, totalizando 230 hectares, em 31 municípios com população superior a 30 mil habitantes. Esses locais preenchem as condições para serem doados às prefeituras que desenvolvam programas habitacionais dessa natureza, e estejam credenciais junto ao Governo Federal, para execução do Programa Minha Casa, Minha Vida.
"Se tomarmos como referência o custo de 50 mil reais por imóvel, o programa poderá movimentar, nessa primeira etapa, aproximadamente R$ 1 bilhão, a partir da perspectiva de assentamento de 20 mil famílias", projetou o secretário da Habitação e Saneamento Marcel Frison. Além de apontar para a população de baixa renda, o Banco de Terras dará prioridade às famílias em situação de risco e àquelas que têm a mulher como chefe de família.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, saudou a iniciativa do Governo gaúcho, pois, segundo ele, a solução da questão habitacional no Brasil exige um maior envolvimento e comprometimento por parte dos estados. "A iniciativa do Banco de Terras é exemplar e deve ser levada a todo o País", sugeriu. A Caixa será a financiadora dos imóveis.
Também prestigiaram o encontro a secretária de Administração e Recursos Humanos, o presidente da Câmara Federal, Marco Maia, o presidente da Assembleia, Adão Villaverde, entre outras autoridades.
Próxima Etapa
O Banco de Terras já trabalha na identificação de novas áreas em municípios com população inferior a 30 mil habitantes. O mapeamento também levará em conta áreas subaproveitadas que estejam ocupadas, mas detenham espaço suficiente para a utilização, sem prejuízo do destino original, para fins habitacionais. Além disso, o Banco de Terras acolherá doações de áreas da União, dos municípios e de pessoas físicas e jurídicas.

Texto: Marcelo Nepomuceno
Edição: Redação Secom

Santa Rosa sedia primeira Reunião Regional do Lions Clube

Vanderlei Henchen, leitor-repórter
O casal presidente da Região “D” do Distrito LD-4 do Lions Clube Internacional,Vanderlei e Adriana Henchen, recepcionaram no último sábado, dia 20, em Santa Rosa, os Lions Clubes para a primeira reunião da região, depois da posse da nova diretoria.
Os Companheiros Leões, Companheiras Leão e Domadoras foram acolhidos na sede social do Lions Clube Santa Rosa Centro, para a realização de trabalhos acerca do planejamento e metas para o ano leonístico 2011-2012.
O presidente Vanderlei Henchen fez a abertura da reunião dentro dos protocolos leonísticos. Em seguida os presentes acompanharam a palestra “Motivação: Como fazer sucesso no Leonismo”, ministrada pelo CL Luiz José Lena.
Em seguida ,Vanderlei Henchen transmitiu as metas do Lions Clube Internacional,da Governadoria do Distrito LD-4 e da sua Região, a fim de debater sobre a melhor forma de atingi-las.
Ao final foi servido um Coquetel de Confraternização.
A Região “D”, presidida por Vanderlei e Adriana Henchen é composta por 13 Lions Clubes.

Primeira colhedora de cana do Brasil adquirida pelo Mais Alimentos é entregue em Porto Xavier

Por Deise Froelich
Oito produtores de Porto Xavier uniram-se para financiar a primeira colhedora de cana do Brasil comprada por meio do Programa Mais Alimentos. Os associados da Coopercana – Cooperativa dos Produtores de Cana-de-açúcar de Porto Xavier Ltda receberam a A4000 na última sexta-feira, dia 19.
Para Vilson Theis, um dos cooperados do grupo que adquiriu a máquina e também coordenador da parte agrícola da Coopercana.
- Vamos aumentar nossa produtividade e diminuir os desperdícios. Isso é só o começo. Pretendemos adquirir mais duas máquinas no próximo ano – destaca Vilson Theis, um dos cooperados do grupo que adquiriu a máquina e também coordenador da parte agrícola da Coopercana.
Da pequena propriedade a uma grande visão
A cooperativa já une 297 produtores, que têm, em média, seis a oito hectares de terra plantada, com uma produtividade total de em torno de 60 toneladas por hectare. Com a aquisição da máquina, já conseguiram atingir a produção de 84 litros de etanol por tonelada de cana.
De acordo com Claiton Bervian, diretor Comercial da Meta Agrícola a presença da A4000 na região demonstra a possibilidade de investir e garantir renda por meio de cultivos alternativos.
- A Case IH tem uma tradição em áreas grandes de plantação de cana, como em São Paulo e no Mato Grosso. Vemos em Porto Xavier, uma realidade diferente: menores extensões de terra e produtores familiares. A máquina certamente agregará qualidade à Coopercana – afirmou.
A agricultura familiar já representa quase 70% da produção nacional alimentos e ocupa 31% da área rural do país.

Tucunduva adere campanha de recolhimento de equipamentos eletrônicos


O governo municipal de Tucunduva assinou um termo de adesão à campanha de recolhimento de equipamentos eletrônicos de informática e telefonia pós-consumo, com a Fecomércio/RS no dia 12 de agosto. Esta ação visa conscientizar os tucunduvenses sobre a importância da destinação correta dos resíduos eletrônicos e de telefonia, que contêm em seus componentes metais pesados que são altamente prejudiciais ao meio ambiente e a saúde. 
Através da campanha serão recolhidas CPU’s completas, monitores, teclados, mouses, impressoras, notebooks, estabilizadores, nobreaks, telefones celulares, baterias, carregadores, telefones sem fio, cabos terminais, centrais telefônicas, placas de rede, placa mãe, placas de vídeo, placas de som, placas de fax, modens e decodificadores. Os materiais podem ser deixados na prefeitura, junto a Secretaria de Educação ou na Secretaria da Agricultura, mediante o preenchimento de um formulário de doação destes equipamentos.  
O prefeito municipal Mateus Busanello destaca que essa campanha tem como objetivo conscientizar a população da importância de destinar corretamente estes materiais, não devendo descartá-los de qualquer maneira, pois eles podem ser reciclados. “Com essa campanha ressaltamos a preocupação socioambiental da administração”, salienta o prefeito.
A campanha de recolhimento de equipamentos eletrônicos de informática e telefonia pós-consumo é uma promoção da Fecomércio, Sesc e Senac em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da secretaria da agricultura e meio ambiente e secretaria da educação e cultura. A ação conta ainda com o apoio das empresas Trade Recycle, que farão a triagem, desmanufatura e reciclagem dos produtos. 
Mais informações sobre a campanha pelo telefone 3542 1022 na Secretaria da Agricultura com João Luis Vargas ou pelo 3542 2057 na Secretaria da Educação com Angela Fagundes.  

Projeto “Rua do Lazer” pretende envolver crianças e adolescentes em Humaitá

Juiza recebeu Dieison para tratar de melhorias no 
Conselho Tutelar de Humaitá
Com o objetivo de promover a integração e a socialização de crianças e adolescentes através de atividades esportivas e recreativas, o conselheiro Dieison Groff esteve na quarta-feira da semana passada, dia 17, no Forum de Crissiumal para tratar com a juíza Maria Aline Cazali de Oliveira sobre o projeto “Rua do Lazer”, que pretende desenvolver no município de Humaitá.
Este projeto acontecerá em alguma rua demarcada da cidade, com a realização de atividades esportivas, recreativas e de lazer, onde todas as crianças e adolescentes do município poderão participar. Em forma de rodízio, todos poderão se divertir em atividades como futebol, vôlei, xadrez, dominó, tênis de mesa, ginástica, entre outras.
Segundo o autor do projeto, no espaço também deverão acontecer campanhas e orientações contra drogas, alcoolismo, bullying, entre outros temas. “Será uma oportunidade para debatermos muitos problemas do município e também uma forma de estimularmos a prática de esportes em crianças e adolescentes”, explica Dieison, que ainda neste ano espera realizar a 1ª Rua do Lazer, em Humaitá.
O conselheiro também vem se mobilizando para realizar uma campanha antibullying na cidade, intitulada “Agressão não é diversão”. Além da campanha, Dieison quer realizar a 1ª “Semana Antibullying”, com palestras, produção de textos e cartazes, e, inclusive, a realização de uma passeata contra o bullying pelas ruas da cidade, envolvendo estudantes, professores e a comunidade em geral.

Protesto de policiais militares interrompe a BR 285, em Passo Fundo

Protesto de policiais interrompe a BR 285 em Passo Fundo 
Crédito: Marcos Thiago / Especial CP
Uma barreira de fogo interrompeu o tráfego de veículos no km 295,6 da BR 285, na madrugada desta segunda-feira, em Passo Fundo, na região Norte do Estado. Por volta das 4h30min, os usuários da rodovia foram surpreendidos com cerca de 30 pneus incendiados, que bloquearam totalmente aquele trecho. 
Os bombeiros foram chamados e levaram meia hora para apagar as chamas e limpar a pista. Não havia manifestantes no local, apenas faixas com frases sobre a insatisfação dos policiais militares com os salários. Numa delas estava escrito: "Bem vindo a Passo Fundo, aqui os policiais recebem o pior salário, mas estão dispostos a lutar até o fim, ou melhorá-lo para?". Outra dizia: "Bem vindo a Passo Fundo, a Capital Nacional da Literatura. Sua segurança está garantida por policiais que ganham o pior salário do Brasil".
A faixa se refere a 14ª Jornada Nacional de Literatura, que começa hoje em Passo Fundo. Protestos semelhantes já haviam sido registrados no último dia 4 na BR 386, em Frederico Westphalen, e no dia 8 na RST 153, em Passo Fundo  Nenhuma entidade assumiu a autoria das manifestações.

Acidentes de trânsito dizimam duas famílias neste domingo no RS

Em Eldorado do Sul, acidente matou casal e filha
Foto:Jean Schwarz / Agência RBS
Acidentes de trânsito dizimaram duas famílias neste domingo no Rio Grande do Sul. Em Bozano, acidente na manhã deste domingo matou Antônio Marcos dos Reis Pinto, 36 anos, a mulher dele, Jovane Martins Pinto, 29 anos, e a filha de 4 anos do casal, Liara Ketlin Martins Pinto. À noite, em colisão em Eldorado do Sul morreram Flavio de Oliveira Machado, 58 anos, sua esposa, Sonia Echeverria Machado, 61 anos, e a filha do casal, Claudia Echeverria Machado Canabarro, 37 anos.
O acidente em Bozano envolveu um caminhão e um carro no km 443 da BR-285. Segundo a PRF, o caminhão carregado de biodiesel tombou às 7h40min e o carro foi arremessado da rodovia para fora da pista. 
Além dos três mortos, Janete Zanella, 20 anos, que também estava no carro, e Márcio Elias da Silva, 36 anos, motorista do caminhão, foram internados em estado grave no Hospital de Caridade de Ijuí.
Em Eldorado, uma colisão frontal no km 119 na BR-290 envolveu uma caminhonete Mitsubishi L200 e uma Parati por volta das 17h30min. Conforme informações do posto de Eldorado do Sul da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os três mortos viajavam na Parati, com placas de Santana do Livramento, que trafegava no sentido Capital-Interior.
Também estava na Parati uma quarta ocupante, Melina Canabarro, que foi encaminhada em estado grave ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre. A condutora da caminhonete, Fernanda Pereira Almeida, 24 anos, e sua mãe, Nadia Terezinha Ribeiro Pereira Almeida, 47 anos, foram levadas ao hospital Cristo Redentor, onde estavam em atendimento em estado regular.

Ronaldinho marca, mas Damião brilha em bicicleta e garante empate do Inter contra o Flamengo

Damião salvador: golaço garante 2 a 2
Foto:Diego Vara
Artilheiros e em fases abençoadas, eles eram os grandes alvos de atenção e não decepcionaram. Num domingo de Leandro Damião e Ronaldinho, Inter e Flamengo empataram em 2 a 2 no Beira-Rio, pela 18ª rodada do Brasileirão. Equilibrado e cheio de opções, o jogo ficou em segundo plano para a dupla brilhar. Ronaldinho abriu o placar em bela cobrança de falta. Índio empatou após surpreendente toque de calcanhar de Damião. O camisa 10 voltou à carga e começou a jogada do gol de Jael. Mas o 9 colorado tirou da manga nova cartada e armou uma bicicleta para empatar a partida e ofuscar Ronaldinho em seu reencontro com a torcida vermelha, cinco anos após o Mundial de 2006.
Próximos jogos:
24/08 - Inter x Independiente (pela Recopa)
28/08 - Grêmio x Inter
31/08 - Inter x Santos

Grêmio leva gol no fim do jogo e perde para o Atlético-GO

Brandão e Gilson em lance da partida válida pela 18ª rodada
Foto:ANDRÉ COSTA/COSTAPRESS / Agência Estado
O Grêmio segurou o empate em 0 a 0 no Serra Dourada até o final do jogo, já com um jogador a menos — Rafael Marques foi expulso no segundo tempo —, e levou um gol do Atlético-GO aos 45 minutos da etapa complementar, saindo derrotado por 1 a 0 da partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão. O gol da equipe da casa foi de Diogo Campos.
Até o final desta rodada, o Grêmio pode entrar na zona de rebaixamento, dependendo dos resultados paralelos. Por enquanto, segue em 15º lugar na tabela.
Próximos jogos:
28/08 - Grêmio x Inter
01/09 - Corinthians x Grêmio
04/09 - Grêmio x Atlético-PR