06 novembro 2013

Atlético-PR segura Grêmio na Arena e faz sua 1ª final da Copa do Brasil

Paulo Baier comandou Atlético-PR à final da Copa do Brasil
(Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital )
O passado indicava cenário favorável ao Grêmio. Tetra, três finais contra uma história sem protagonismo do Atlético-PR na Copa do Brasil. O presente, chance maior ao Furacão, graças a vantagem do 1 a 0 da semana passada. Porém, o maior barato do futebol é a certeza de ter um futuro imprevisível. O Tricolor pressionou, jogou melhor, contou com uma Arena pulsante, com público recorde de 43.899, teve gol anulado, bola na trave e... deu adeus ao sonho do penta. O Furacão, graças a uma excelente marcação e noite inspirada do goleiro Weverton, segurou o 0 a 0, nesta quarta-feira, e mudou a sua história: chegou à primeira final do torneio do mata-mata.

Vai disputar o título com o Flamengo, que bateu o Goiás na outra semifinal. O primeiro jogo é no Paraná (dia 20), o segundo no Rio de Janeiro (dia 27). Antes, porém, há o Brasileirão.

O Grêmio desafia o Cruzeiro, domingo, às 17h, no Mineirão, partida na qual a Raposa pode levantar a taça de forma antecipada. O Atlético-PR recebe o São Paulo, mesmo dia e horário, no Durival de Brito.

Pessoas foram atacadas por um enxame de abelhas no bairro São Francisco

Na noite desta terça-feira os bombeiros resgataram um 
enxame de vespas no bairro Oriental (Foto: Arquivo/PMN) 
Por volta das 18h desta quarta-feira (06), os bombeiros foram acionados para prestar socorro para algumas pessoas que estavam sendo atacadas por um enxame de abelhas.

O enxame havia se alojado dentro do foro de uma residência localizada na rua Travessa Natal, no bairro São Francisco, e o enxame resolveu atacar. Foram picados o dono da casa, pessoas que cruzavam pela rua e alguns cachorros da casa e de vizinhos. Segundo nos informaram os bombeiros, não houve gravidade, o dono da casa teria sido o que recebeu mais picadas e foi conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo, mas não foram constatadas lesões mais graves.

Na noite desta terça-feira (05), os bombeiros resgataram um enxame de vespas no bairro Oriental, e fariam o mesmo com as abelhas na noite desta quarta-feira. Segundo informações da corporação, eles tinham agendado com o dono da casa para resgatar o enxame, serviço que teve de ser feito de forma emergencial.

Uma importante orientação dos bombeiros, é para que as pessoas se mantenham o mais longe possível de enxames deste tipo, e nem tente mata-las, pois um despreparo pode custar muitas ferroadas. Se o enxame estiver em árvores, pode significar que estão de passagem e logo irão seguir adiante, se estiverem alojados em porões ou compartimentos do forro e outros, de uma casa, ai passam a apresentar riscos as pessoas. Nestes casos, após uma avaliação os bombeiros podem agir de acordo com os conhecimentos e técnicas que possuem.

Leitor-repórter de Zero Hora: Rampa de acesso impede a passagem de cadeirantes na prefeitura de Braga

Rampa de acesso impede a passagem de
cadeirantes na prefeitura de Braga
Morador de Ijuí, noroeste do Estado, o advogado Julimar Paulo Crescente, mostra as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos no município de Braga, também no Noroeste:

“Na Prefeitura de Braga a rampa de acessibilidade parece feita para prática de rapel. Pouco provável que qualquer cadeirante possa utilizá-la. Aliás, mesmo em situações normais, o acesso pela rampa é um desafio a qualquer pessoa.”

Contraponto:

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Braga Luís Carlos Balestrim entrou em contato com a reportagem de Zero Hora e reconheceu o problema existente na rampa de acesso a prefeitura. De acordo com o prefeito, o acesso foi inaugurada em 2006 e a obra encontrava-se de acordo com as normas vigentes, entretanto, há um projeto para a colocação de elevadores no local, visando melhorar a acessibilidade de deficientes físicos.

Veja o que diz a normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

De acordo com a NBR 9050, de 30 de junho de 2004, as rampas de acesso para deficientes físicos devem ter inclinação transversal de no máximo 2%, já para rampas curvas podem ter inclinação máxima de 8,33%. Para inclinação entre 6,25% e 8,33% devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso.

SES libera verba para Pronto Atendimento do HSVP

Foto: Divulgação
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 6, na Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Porto Alegre, foi assinado o convênio que libera recursos para a adequação da área física do Pronto Atendimento, onde hoje funciona a Emergência/Urgência, do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri. Participaram do ato o Diretor Executivo do Hospital, Samuel Meoti, e a Diretora Geral Ir. Denise Cristina Miranda, além da vice-prefeita Eliane Fischer, representando o Executivo Municipal de Três de Maio, os deputados estaduais Jéferson Fernandes e Aloísio Classmann, além de outras autoridades.
O projeto estava tramitando desde agosto de 2010, data de sua aprovação. Também já havia sido elaborado o plano de trabalho para a busca de recursos, em setembro de 2011. O valor que será liberado ao HSVP é de R$ 364.749,24, com contrapartida de investimento próprio da Instituição que deve chegar a R$ 200 mil. "Já estamos trabalhando na seleção da construtora e, a partir da liberação do recurso, as obras terão início", explica Ir. Denise.
Segundo ela, este investimento possibilitará atender ainda melhor os usuários que buscam os serviços do HSVP. "A adequação da área física ocorre de acordo com as normas da vigilância sanitária, promovendo melhoria e qualificação no atendimento aos usuários SUS, que terão melhores acomodações. Haverá também um acesso específico para o Pronto Atendimento, facilitando o controle dos demais clientes da instituição", complementa a Diretora Geral.
A liberação deste investimento teve apoio de várias lideranças políticas e médicas, entre elas os deputados estaduais Ernani Polo, Jéferson Fernandes e Aloísio Classmann, o ex-deputado Pompeo de Mattos através do amigo pessoal César Zambiasi, o Executivo Municipal, através do prefeito municipal de Três de Maio, Olívio Casali, da vice Eliane Fischer, ex-prefeito, Pedro Paulo Fischer, além do médico Raul Schneider.

"Agradecemos também ao empenho do Diretor Geral e Secretário de Estado da Saúde Adjunto, Elemar Sand, e do Secretário Ciro Simoni", conclui Ir. Denise.

Veículo bate em árvore na RSC-472 em Tenente Portela

Veículo ficou a frente destruída (Foto: Portela Online)
O motorista de um Gol, placas de Três Passos, perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma árvore na RSC-472, em Tenente Portela.

O acidente ocorreu por volta das 9h30 no Distrito de Daltro Filho, após o motorista perder o controle do veículo, sair da pista, desviar de duas árvores e colidir numa terceira.

O motorista, Volnei Nascimento da Motta, 36 anos, ficou ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital Santo Antônio onde passa por exames. Ele reclama de fortes dores no peito e na cabeça.

A Brigada Militar está no local orientando o trânsito até a chegada do Comando Rodoviário da corporação. As causas do acidente serão investigadas pela polícia, mas testemunhas relatam que o motorista do Gol evitou o choque com outro veículo parado na via.

Informações dão conta de que Motta estava indo visitar a esposa no Hospital de Palmitinho ver o filho recém nascido.

Mulher mata marido e enterra no quintal em Trindade do Sul

Natalino foi enterrado no quintal da casa
Policias militares de Trindade do Sul foram chamados a uma residência da rua Guajuvira, no bairro São José, na tarde desta terça-feira(5) onde uma mulher queria confessar o assassinato do marido e para mostrar onde tinha escondido o corpo do pedreiro Natalino Amadeu Lemes dos Santos (46).

Sem muita cerimônia Neli de Fátima Rodrigues Caetano (45), contou que na madrugada do Dia de Finados, ela se desentendeu com o companheiro e durante quando ele dormiu, usando uma barra de ferro, ela atingiu o companheiro com um Golpe na cabeça.

O corpo ela jogou em uma vala que teria mandado abrir cerca de dois meses antes, ao lado da casa. Ela cobriu com tijolos e terra mas não o suficiente. Hoje ela começou a sentir cheiro do cadáver e temendo que os vizinhos fizessem a denuncia, ela tomou a iniciativa de confessar o crime.

A mulher do pedreiro já tinha confirmado para familiares, que observaram seu sumiço no fim de semana, que ele estava em Santa Catarina e que dificilmente voltaria. O corpo do pedreiro foi removido para o IML de Erechim e a mulher para a polícia judiciária de Nonoai, onde prestou depoimento e está a disposição ada Justiça.

Acidente envolve carreta e automóvel na ERS 342 em Três de Maio

O automóvel ficou pendurado no barranco
(Foto: Paulo Marques)
Um acidente por volta das 9he45min desta quarta-feira (06), envolveu uma carreta com placas de Rosário do Sul, carregada com madeiras, e um automóvel de Independência.

Segundo relatos do motorista do Corsa, Isaias Pires, de 29 anos, ele conduzia o automóvel em direção a Independência quando se deparou com uma carreta vindo ao seu encontro na contramão, após reduzir a velocidade ele não outra escolha se não conduzir o automóvel para fora da pista. O veículo ficou pendurado no barranco e a carreta tombou muito próximo, vindo a carga de madeiras despencar grande parte dela ao lado do carro.

A carreta tombou em cima da pista (Foto: Paulo Marques)
Além de Isaias, estavam no automóvel a esposa dele Michele Pires, de 27 anos, e um bebe de 2 meses, filho do casal. Eles tiveram ferimentos e foram removidos pelos bombeiros e o Samu ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio, onde passam por exames. Segundo informou Isaias, eles passam bem. Os dois motoristas não tiveram ferimentos.

A pista no sentido Três de Maio-Independência está interrompida, e os policiais da Brigada Militar de Três de Maio e a da Polícia Rodoviária Estadual de Santa Rosa, controlam o trânsito no local.

Escola de educação infantil de São José do Inhacorá recebeu visita da RBS TV/Santa Rosa

Escola recebeu vista da RBVS TV de Santa Rosa
No dia 05 de Novembro de 2013, a jornalista Bruna Colossi juntamente com sua equipe realizou uma matéria  na Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança de São José do Inhacorá sobre o projeto “Brasil Lê” desenvolvido em parceria com uma escola americana.

O projeto, que está em andamento desde o início de 2013  é resultado do intercâmbio realizado no ano de 2012 pela diretora Sandra Eliete Maffacioli Reckziegel ao EUA.

São José do Inhacorá tem sido destaque em educação
O projeto está em fase de implantação e algumas ações já estão sendo realizadas como: a parceria com empresas para a realização da hora do conto, o nivelamento de livros de A a Z, as avaliações de cada nível, o registro semanal da leitura das crianças e aquisição de livros para as crianças.

Cabe ressaltar que a Escola Rui Barbosa de Santo Antônio do Inhacorá também desenvolve este projeto, tendo em vista o processo de continuidade da rede municipal.