06 novembro 2013

Leitor-repórter de Zero Hora: Rampa de acesso impede a passagem de cadeirantes na prefeitura de Braga

Rampa de acesso impede a passagem de
cadeirantes na prefeitura de Braga
Morador de Ijuí, noroeste do Estado, o advogado Julimar Paulo Crescente, mostra as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos no município de Braga, também no Noroeste:

“Na Prefeitura de Braga a rampa de acessibilidade parece feita para prática de rapel. Pouco provável que qualquer cadeirante possa utilizá-la. Aliás, mesmo em situações normais, o acesso pela rampa é um desafio a qualquer pessoa.”

Contraponto:

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Braga Luís Carlos Balestrim entrou em contato com a reportagem de Zero Hora e reconheceu o problema existente na rampa de acesso a prefeitura. De acordo com o prefeito, o acesso foi inaugurada em 2006 e a obra encontrava-se de acordo com as normas vigentes, entretanto, há um projeto para a colocação de elevadores no local, visando melhorar a acessibilidade de deficientes físicos.

Veja o que diz a normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas:

De acordo com a NBR 9050, de 30 de junho de 2004, as rampas de acesso para deficientes físicos devem ter inclinação transversal de no máximo 2%, já para rampas curvas podem ter inclinação máxima de 8,33%. Para inclinação entre 6,25% e 8,33% devem ser previstas áreas de descanso nos patamares, a cada 50 m de percurso.