16 dezembro 2009

Polícia Federal desarticula quadrilha de tráfico de drogas no noroeste

A Polícia Federal desarticulou na manhã de hoje (16/12) uma quadrilha que atuava no tráfico internacional de drogas na região de Santo Ângelo, no noroeste do Estado. O grupo abasteceria diversos municípios da região com remessas provenientes principalmente da Argentina.
Policiais Federais executaram seis mandados de prisão em Santo Ângelo, Santo Cristo e Santa Rosa. Dos seis envolvidos, cinco já cumpriam pena nos regimes fechado e semiaberto.
Durante os meses da chamda Operação Retomada foram apreendidos cerca de 26 kg de drogas, principalmente maconha, em ações em Três de Maio e Santo Ângelo.

Estudantes do CTI da SETREM vivenciam o cotidiano profissional em empresas fictícias

Durante esta semana realizam-se bancas de avaliação nos mais diferentes semestres do Curso Técnico em Informática (CTI) da SETREM. Os estudantes apresentam projetos interdisciplinares que equivalem às avaliações de final de semestre, sendo conferidas de forma apurada, as habilidades e aprendizados ocorridos durante o período.
Chamou a atenção dos professores e coordenação, a qualidade de diversos trabalhos, mas em especial, o projeto de Eduardo Grams e Juliano Pires, ambos com 15 anos e Vinícius Heinen, de 16 anos, estudantes do 2º semestre do 1º Ano do CTI.
Os jovens, que realizam o curso de forma concomitante ao Ensino Médio, criaram a empresa fictícia ‘HS Inovações em Hardware e Sistemas’ e empenharam-se na criação de um sistema de controle de passagens para uma empresa de transportes rodoviários de Boa Vista do Buricá. “Para apresentação à banca, confeccionamos camisetas e crachás da empresa. Apresentamos o produto como se realmente este estivesse sendo comercializado por nós”, destaca Vinícius.
Nesta etapa, os estudantes utilizaram uma ferramenta já existente para aplicação do software, mas prometem, no próximo semestre, dar continuidade ao trabalho, elaborando e produzindo um sistema personalizado. “Todo esse esforço e dedicação valerá à pena. Ao nos destacarmos como estudantes, portas do mercado de trabalho se abrirão”, concluem Juliano e Eduardo.

Três-maiense Ana Maria Rodrigues assume Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Montenegro

Tomou posse na manhã desta terça-feira (15) a nova secretária municipal de Saúde e Ação Social (SMSAS) do município de Montenegro. Ana Maria Rodrigues assume a pasta no lugar de Luciane Chies Becker. A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito Percival de Oliveira, com a presença dos secretários municipais. Com experiência na área pública em dois municípios gaúchos, a nova secretária garante que o desafio não a assusta. Ela destacou a prevenção como fator cada vez mais importante a ser trabalhado e defendeu a importância de sua secretaria. “Estamos lidando com a vida das pessoas”, justificou.
A antiga titular da pasta, Luciane Becker, agradeceu a confiança recebida pela Administração Municipal ao longo dos seis meses que ficou a frente da SMSAS. “Deixamos a secretaria melhor estruturada”, disse. Já o vice-prefeito Marcos Griebeler lembrou a grande procura pelos serviços prestados pela secretaria. “Na saúde, são atendidos em torno de 3 mil pessoas por dia, em todos os programas executados”, afirmou. Ele também lamentou a falta de recursos da União nesta área, fazendo com que o município acabe assumindo compromissos cada vez maiores para defender a saúde da população.
A questão também foi lembrada pelo prefeito Percival de Oliveira em seu pronunciamento. Para o chefe do Executivo, é cada vez mais importante a votação da PEC 29, que regulamenta o financiamento da Saúde Pública. O objetivo é definir qual o percentual da União nos investimentos do setor. Apenas os valores dos Estados e Municípios foram determinados na Emenda Constitucional 29.
“Os municípios acabam arcando com todos os gastos”, enfatizou.
Ana Maria Rodrigues é formada em Gestão Empresarial e Recursos Humanos. Possui ainda mestrado em Engenharia da Produção, formação Pedagógica, e de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde. Em Horizontina, foi diretora e secretária de Saúde, secretária de Administração e consultora de Saúde. Em Três de Maio, atuou como diretora de Recursos Humanos e secretária de Saúde. Ana Maria também trabalhou como coordenadora de Ensino no Colégio Sinodal Progresso. Também é instrutora dos cursos de Saúde Pública, na Escola Brasileira de Gestão Pública (EGEP), em Porto Alegre.

Hortigranjeiros faz doação de computadores e rádio para Brigada Militar

Como forma de agradecimento pela parceria nos serviços prestados no Hortigranjeiros, a comissão organizadora do 26º Hortigranjeiros realizou a entrega de 2 computadores e um rádio para a Brigada Militar. No evento realizado em 2009 não houve registro de ocorrência durante os 4 dias.
O Termo de Doação do 26ª Hortigranjeiros foi assinado pelo Sargento Adriano Machado, pelo Presidente da 26º edição, Edson Gross e a testemunha Cláudia Bachinski. No momento, o Tenente Coronel Sérgio Flores de Campos, agradeceu pela doação, e se colocou a disposição para a continuidade dos trabalhos. Segundo a presidente do 27º Encontro, Cláudia Bachinski, "O papel da Brigada para nós é de extrema importância dentro do hortigranjeiros, sendo um evento que a cada ano cresce e traz um público maior ao parque. Continuar tendo a tranqüilidade de segurança é um dos fatores que garante o sucesso do evento".
A doação de 2 computadores e 1 rádio, totalizou o valor de R$3.472,00. A 27ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros será realizada 23 a 26 setembro de 2010, no Parque de Exposições. As comissões estão sendo formadas e o evento já começa a ganhar forma para o ano que vem.

Padre Fábio de Melo: "Aprendi a amar a cultura gaúcha"

Um fenômeno musical canta hoje no Ginásio Gigantinho. Com 500 mil CDs vendidos em 2008 e mais de 2 milhões em toda a carreira — marca excepcional em tempos de pirataria — , o Padre Fábio de Melo apresenta a partir das 21h o seu Especial Natalino, em uma promoção do Diário Gaúcho e da Rádio Farroupilha.
A base do repertório será o DVD Eu e o Tempo, mas estão previstas canções natalinas e algumas faixas do recém-lançado CD Iluminar. Está programada a participação especial dos músicos gaúchos Rodrigo Grecco e Maninho, parceiros do religioso mineiro. Ainda se recuperando de uma amigdalite, o padre fez questão de conceder entrevista por email.

Piratini admite adiar pacote do magistério

Faltou forças na última hora. Ontem, no primeiro teste do pacote do governo para brigadianos e professores, o Palácio Piratini teve de comandar uma manobra estratégica em plenário para evitar a derrubada dos projetos referentes aos policiais militares. O embate volta a se repetir hoje, mas as expectativas já se voltam para a próxima semana, quando está prevista a apreciação das propostas para o magistério.
Uma derrota iminente ontem, no primeiro embate envolvendo os pacotes para PMs e professores, fez o governo Yeda Crusius recuar. Nem mesmo uma emenda solicitada pelos próprios deputados aliados, com o intuito de agradar aos militares, teve apoio no plenário da Assembleia. Diante de tanta resistência, a cúpula do Piratini já admite adiar para 2010 a votação dos projetos do magistério, prevista para a próxima semana.
Para o governo, o saldo é preocupante: além dos recorrentes protestos de servidores, seguidos de uma disputa interna que divide o secretariado, os pacotes renderam um chega pra lá até da base aliada. Ao perceber ontem o apoio minguado para aprovar os projetos da Brigada Militar, o governo pediu aos aliados que retirassem quórum, abstendo-se da votação. Conseguiu evitar a derrota, mas hoje as medidas vão a voto novamente – obrigando o Piratini a se desdobrar atrás do socorro dos deputados.
Líder do governo na Assembleia, Pedro Westphalen (PP) reconhece dificuldade ainda maior para aprovar o pacote do magistério.
– Vamos tratar disso depois do pacote da Brigada, mas a tendência é retirarmos o regime de urgência – afirma ele.
O Piratini até poderia fazer o mesmo com os projetos dos brigadianos, não fosse uma manobra malfeita ocorrida ontem. Reunidos em uma sala no andar superior ao plenário, representantes do governo só perceberam a falta de apoio quando a votação já estava para ocorrer. Neste momento, organizaram a retirada de quórum, com o aval do secretário da Casa Civil, Otomar Vivian.
Mas o primeiro elemento do pacote – a emenda prevendo um complemento para os PMs que teriam perdas no contracheque – chegou a entrar em votação. O primeiro prejuízo: agora fica impossível retirar a urgência do projeto, e tudo terá de ser votado logo. O segundo problema: o placar exposto no painel do plenário demonstrou que aliados do governo votaram contra o pacote.
– Não é o momento para aumentar a alíquota da Previdência. Se não podemos dar um aumento merecido, também não podemos impor mais descontos – diz Luciano Azevedo (PPS), que pela primeira vez em três anos votou contra uma proposta do governo.