16 dezembro 2009

Estudantes do CTI da SETREM vivenciam o cotidiano profissional em empresas fictícias

Durante esta semana realizam-se bancas de avaliação nos mais diferentes semestres do Curso Técnico em Informática (CTI) da SETREM. Os estudantes apresentam projetos interdisciplinares que equivalem às avaliações de final de semestre, sendo conferidas de forma apurada, as habilidades e aprendizados ocorridos durante o período.
Chamou a atenção dos professores e coordenação, a qualidade de diversos trabalhos, mas em especial, o projeto de Eduardo Grams e Juliano Pires, ambos com 15 anos e Vinícius Heinen, de 16 anos, estudantes do 2º semestre do 1º Ano do CTI.
Os jovens, que realizam o curso de forma concomitante ao Ensino Médio, criaram a empresa fictícia ‘HS Inovações em Hardware e Sistemas’ e empenharam-se na criação de um sistema de controle de passagens para uma empresa de transportes rodoviários de Boa Vista do Buricá. “Para apresentação à banca, confeccionamos camisetas e crachás da empresa. Apresentamos o produto como se realmente este estivesse sendo comercializado por nós”, destaca Vinícius.
Nesta etapa, os estudantes utilizaram uma ferramenta já existente para aplicação do software, mas prometem, no próximo semestre, dar continuidade ao trabalho, elaborando e produzindo um sistema personalizado. “Todo esse esforço e dedicação valerá à pena. Ao nos destacarmos como estudantes, portas do mercado de trabalho se abrirão”, concluem Juliano e Eduardo.