24 agosto 2010

Representante do MEC orienta a instalação de salas multifuncionais

Em encontro regional dos secretários municipais de educação realizado na sexta-feira, dia 20, em São José do Inhacorá, reunindo representantes de 16 municípios, sob a coordenação da Secretaria de Educação do município anfitrião, que também detém a presidência do CONSEME-UNDIME da região noroeste, foram apresentadas orientações para a implantação das salas multifuncionais nas redes públicas de ensino. Para tanto, esteve presente a Diretora de Educação Especial do Ministério de Educação, profª Martinha Clarete Dutra dos Santos que falou aos presentes acerca da reformulação da política de educação especial do governo federal e o que a mesma pressupõe. Sobretudo, trouxe esclarecimento acerca da nota técnica nº 09 que traz mudanças significativas para a oferta da educação especial no que tange a transformação das escolas especiais em centros de atendimento e a nota técnica nº 11 que prevê o atendimento educacional especializado nas escolas da rede.
Em seu discurso persuasivo, a diretora, que é portadora de deficiência visual – cegueira, reforçou a possibilidade e o direito da pessoa com deficiência ser incluída na escola comum e nela desenvolver-se integralmente. Usando de sua história de vida assegurou: “Não são as pessoas com deficiência que são incapazes, a sociedade é que impõe barreiras para elas desenvolverem o seu potencial”.
Na abertura do evento, o prefeito municipal Drº Alexandre, ao saudar os visitantes e agradecer a vinda da Diretora do Ministério de Educação para São José do Inhacorá, manifestou o desejo de ser referência também nesta modalidade de ensino, o que foi considerado pela diretora, rendendo ao município a possibilidade de ser sede na formação de professores para a educação inclusiva.
Conforme a secretária municipal de educação, profª Adriane Waechter, essa idéia será amadurecida na casa e buscará o apoio da região para sua implantação.

Familiares enviam mensagens de apoio aos mineiros chilenos

Parentes dos 33 sobreviventes presos no fundo de uma mina chilena enviaram mensagens para ajudá-los a passar o tempo. A cápsula da sonda enviada a 700 metros de profundidade trouxe no domingo palavras de esperança após 17 dias sem qualquer contato.
As famílias foram convidadas a escrever recados levados pela sonda aos prisioneiros da mina de San José para ajudá-los a passar os longos 3 ou 4 meses de duração das operações de resgate.
Psicólogos, que se dedicam há dias às famílias angustiadas, os aconselharam hoje a escrever essas mensagens, falando sobre coisas positivas a fim de ajudar os mineiros a resistirem. Segundo Antenor Berrios, que tem o filho Carlos, 29 anos, na mina, as mensagens contém relatos de todos os tipos, mas nada triste, só frases de encorajamento.
— Por exemplo, contei que apareci na imprensa internacional, que recebi ligações do mundo inteiro, que virei uma celebridade esta semana. Disse que está tudo bem, que estamos esperando por ele, todos felizes — complementa.
Romina, 20 anos, escreveu ao pai, Mário Gomes, que tem 63 anos e é o líder e veterano do grupo de mineiros. Foi ele quem, no último domingo, rabiscou as primeiras palavras de esperança.
— Oi papai, sou eu, Romina, estou muito contente por você estar bem. Foi um dos momentos mais felizes de minha vida. Ficamos muito emocionados quando o socorrista nos anunciou que todos estavam vivos. Fizeram até uma festa. Estamos todos com você e o amamos muito, estamos te esperando. Te amamos, papai — leu ela aos jornalistas antes de contar mais sobre o pai de três filhas e sobre sua mulher.
Além dos medicamentos e alimentos, em forma de soro glicosado que começaram a descer na última segunda-feira, as cartas são muito importantes para a mente desses homens, explicaram os socorristas. Mesmo que, segundo o ministro da Saúde Jaime Manalich, os mineiros demonstrem estar, por enquanto, com saúde, tanto física quanto mental, extraordinária, apesar das circunstâncias.

Santa Rosa recebe mais um incentivo do Ministério da Saúde

Durante a Reunião Macrorregional de DST/Aids 2010, realizada de 18 a 21 de agosto em Santa Catarina, foi confirmada a inclusão do município de Santa Rosa para o recebimento do Incentivo ao Desenvolvimento de ações em DST/AIDS do Ministério da Saúde.
Esse incentivo trata-se de recurso financeiro para que os municípios desenvolvam ações de promoção prevenção e assistência às pessoas vivendo com HIV/AIDS. Também visa controlar a epidemia, diminuir o número de casos novos e garantir boa qualidade de vida aos infectados e doentes de AIDS. O evento realizado em Florianópolis, teve a finalidade de avaliar as estratégias de DST/HIV/Aids e as principais coinfecções (Tuberculose e Hepatites Virais), nos diferentes níveis de atenção à saúde nos três Estados da Região Sul.
O município de Santa Rosa, através da FUMSSAR, realiza o atendimento aos portadores do vírus HIV e aos doentes de AIDS, desde 2002, no SAE (Serviço de Atendimento Especializado em DST/AIDS). Para os próximos anos Santa Rosa vai elaborar anualmente o seu próprio Plano de Ações e Metas e receberá diretamente do Ministério da Saúde R$ 75 mil anuais. De acordo com o Dr Luís Antônio Benvegnú, coordenador do SAE de Santa Rosa e que estava presente no evento, “Com estes recursos poderemos incrementar muito as nossas ações de prevenção da doença, evitando o aumento de casos novos e garantindo a saúde da população”.
Atualmente o SAE de Santa Rosa acompanha cerca de 120 pacientes, sendo que destes, aproximadamente 60% usam medicamentos para controlar a infecção. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que existam cerca de 600 mil pessoas infectadas, sendo que destas 350 mil não sabem da sua situação. Entre os 250 mil restantes, por volta de 80 mil usam medicação. Supondo que a situação em Santa Rosa, seja semelhante a do Brasil, teríamos quase 170 pessoas infectadas que não imaginam serem portadoras do vírus. Por isso, as prioridades do Plano de Ação de Santa Rosa, priorizam a prevenção e o diagnóstico precoce, “Quanto mais cedo é realizado o diagnóstico maiores são as chances de evitar as complicações graves da doença e garantir uma boa qualidade de vida às pessoas”, destaca Dr. Benvegnú.

Sicredi Noroeste sorteou os primeiros prêmios da Campanha dos 65 Anos

Na manhã desta terça-feira (24), o Sicredi Noroeste promoveu o primeiro sorteio da Campanha Premiada 65 Anos do Sicredi. Na ocasião, foram contemplados um associado por unidade, totalizando 16 aparelhos de ar condicionado Split. A associada Adriane Inês Becker Kunz, foi a contemplada da Unidade Três de Maio.
“Segundo Anderson Pierin Gerente da Unidade Sicredi Três de Maio, essa é uma maneira da Cooperativa valorizar o os associados, e de uma maneira muito simples para todos concorrerem, sem que haja o pagamentos de taxas, mas sim, usufruindo dos serviços oferecidos pelo Sicredi.”
O Sicredi irá sortear 63 prêmios no total, sendo no dia 21 de outubro Notbook, no dia 23 de dezembro TV LCD 32”, na pré-assembléia da Unidade Três de Maio dia 24 de fevereiro de 2011 Moto 0Km e no dia 05 de maio quando a cooperativa comemora 65 anos, em um grande evento serão sorteados uma Pickup S10 e um Trator John Deere.
Confira todos os contemplados do Sicredi Noroeste:
Crissiumal-Cassiano Cruz, Horizontina 03-Sérgio Luis Deitos, Humaitá-Darcy João Lottermann, Boa Vista do Buricá-Adelino Bach, Tiradentes do Sul-Tiago Matheus Linck, Dr.Mauricio Cardoso-Clarinda Belarmino Hoffmann, São José do Inhacorá-Vilson José Reidel, Independência-Arnaldo Meier, Alegria-Antônio Dalla Corte, Inhacorá-Francisco Alvenal Cesar da Silva, Nova Candelária-Alvino Fuchs, São Caetano-Eloi Pettorini, Esquina Araújo-Louro Poerschke, Horizontina 18-Ilse Hoeser, Vila Cascata-Silda Baisch Mattje e Três de Maio Adriane Inês Becker Kunz.

Agricultor colhe mandioca muito estranha em Porto Mauá

No dia 19 de agosto, o produtor rural Afonso Cogo, residente em Campo Alegre, interior de Porto Mauá, na fronteira Noroeste do Estado, quando foi colher mandioca em sua propriedade, na primeira escavação que fez retirou da terra uma mandioca diferente, de formato estranho. Por ser colorado e ter colhido um dia após o Internacional ter conquistado o bi-campeonato da Libertadores da América assemelhou a mandioca colhida a um troféu, seria coincidência?
A mandioca possui um comprimento total de 21 cm, sendo 15 cm o maior prolongamento, 01 cm a ligação entre as extremidades superior (comprida) e inferior (redonda) e 05 cm de diâmetro a extremidade redonda.

Tenente Portela: Registrado o primeiro contrato de união homossexual da região

A primeira união entre pessoas do mesmo sexo aconteceu em Tenente Portela, na manhã desta segunda-feira, 23 de agosto. Letícia Pandolfo da Silva, 28 anos e Gisele Silveira de 24 anos assinaram uma Escritura Pública de Declaração de União Homoafetiva, no Tabelionato no centro da cidade.
O casal que pretende ter filhos no futuro se diz feliz com a iniciativa. A convite do Portela Online Letícia e Gisele estiveram na sede do Portela Online onde concederam uma entrevista. Confira clicando no player acima.
No áudio primeiramente você escutará a Letícia e na sequência as declarações de Gisele.


Mexicana Jimena Navarrete é a Miss Universo 2010

A mexicana Jimena Navarrete foi eleita Miss Universo nesta segunda-feira à noite, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ela recebeu a coroa da Miss Universo 2009, Stefania Fernandez, da Venezuela. A candidata australiana, Jesinta Campbell, foi eleita a Miss Simpatia. A Miss Tailândia, Chutima Durongdej, foi eleita Miss Fotogenia e também a escolhida pelo público pelo melhor traje típico.
Em segundo lugar ficou a jamaicana Yendi Phillipps, em terceiro a australiana Jesinta Campbell, em quarto lugar a ucraniana Anna Poslavska e em quinto a filipina Vênus Raj. A capixaba Débora Lyra, candidata brasileira, foi eliminada da disputa logo no começo do evento. Há 42 anos o Brasil não leva a faixa. A última brasileira a conquistar o título foi a baiana Martha Vasconcellos, em 1968. Cinco anos antes, a gaúcha Ieda Marida Vargas conquistou o título.
No primeiro bloco do programa, os apresentadores Bret Michaels e Natalie Moraes mostraram as 83 concorrentes ao título de mulher mais bela do mundo. No segundo bloco, foram apresentadas as 15 semi-finalistas. Continuaram na disputa as candidatas de Porto Rico, Ucrânia, México, Bélgica, Irlanda, África do Sul, França, Austrália, Jamaica, Rússia, Albânia, Colômbia, Guatemala, República Checa e Filipinas.
Depois do desfile com roupas de banho, foram selecionadas as dez finalistas – Irlanda, Albânia, Filipinas, Jamaica, México, Ucrânia, Porto Rico, África do Sul, Guatemala e Austrália –, que fizeram o último desfile, em vestidos de gala.

Desarticulada quadrilha de abigeatários no interior gaúcho

Policiais Militares desarticularam uma quadrilha de abigeato que atuava em propriedades rurais de pelo menos dois municípios no interior do Estado. A ação ocorreu após um furto em uma área rural na localidade de Formigueiro, que fica no interior do município de Fontoura Xavier.
Depois de realizadas buscas, a polícia chegou até os autores do crime. Foram identificados ainda o transportador e o receptor dos animais roubados. O grupo foi encontrado nas localidades de São Tomé e Macieira, que ficam interior do município de Soledade.
Segundo a polícia, apesar da marca de registro ter sido adulterada, o proprietário reconheceu pelo menos quatro animais que haviam sido levados.