24 agosto 2010

Representante do MEC orienta a instalação de salas multifuncionais

Em encontro regional dos secretários municipais de educação realizado na sexta-feira, dia 20, em São José do Inhacorá, reunindo representantes de 16 municípios, sob a coordenação da Secretaria de Educação do município anfitrião, que também detém a presidência do CONSEME-UNDIME da região noroeste, foram apresentadas orientações para a implantação das salas multifuncionais nas redes públicas de ensino. Para tanto, esteve presente a Diretora de Educação Especial do Ministério de Educação, profª Martinha Clarete Dutra dos Santos que falou aos presentes acerca da reformulação da política de educação especial do governo federal e o que a mesma pressupõe. Sobretudo, trouxe esclarecimento acerca da nota técnica nº 09 que traz mudanças significativas para a oferta da educação especial no que tange a transformação das escolas especiais em centros de atendimento e a nota técnica nº 11 que prevê o atendimento educacional especializado nas escolas da rede.
Em seu discurso persuasivo, a diretora, que é portadora de deficiência visual – cegueira, reforçou a possibilidade e o direito da pessoa com deficiência ser incluída na escola comum e nela desenvolver-se integralmente. Usando de sua história de vida assegurou: “Não são as pessoas com deficiência que são incapazes, a sociedade é que impõe barreiras para elas desenvolverem o seu potencial”.
Na abertura do evento, o prefeito municipal Drº Alexandre, ao saudar os visitantes e agradecer a vinda da Diretora do Ministério de Educação para São José do Inhacorá, manifestou o desejo de ser referência também nesta modalidade de ensino, o que foi considerado pela diretora, rendendo ao município a possibilidade de ser sede na formação de professores para a educação inclusiva.
Conforme a secretária municipal de educação, profª Adriane Waechter, essa idéia será amadurecida na casa e buscará o apoio da região para sua implantação.