25 fevereiro 2010

Santiago decreta alerta epidemiológico

Apesar de não ter registrado nenhum caso suspeito de dengue, a prefeitura de Santiago decretou nesta quinta-feira alerta epidemiológico na cidade por causa da doença. O documento foi assinado pelo prefeito em exercício Antônio Carlos Cardoso Gomes pela manhã. Assim como outras cidades, a preocupação da prefeitura está na proximidade com Ijuí — são 160 quilômetros de distância— e, portanto, a possibilidade do transporte do mosquito por meio de veículos que circulem entre as cidades.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Mara Machado, atualmente não há larvas, mosquitos ou vírus no município. O último foco do transmissor — Aedes Aegypti — encontrado na cidade foi em abril de 2009.

Ministério da Saúde aceita sugestão do RS e amplia a faixa etária de vacinação contra a Gripe A em todo o Brasil

O Ministério da Saúde fará em todo o país a mesma medida que a Secretaria Estadual de Saúde já havia definido para o Rio Grande do Sul, a de ampliar a faixa etária para vacinação contra Gripe A também para adultos saudáveis dos 30 aos 39 anos. O grupo fará parte da quinta etapa da campanha, que acontece de 10 a 20 de maio. No Estado, isso representa um milhão de pessoas a mais para serem imunizadas. Ao todo, cerca de 6 milhões de gaúchos receberão a dose (55% da população do RS).
O anúncio da ampliação da estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta quinta-feira (25). A definição da nova faixa etária, sugerida pelo secretário Estadual da Saúde Osmar Terra, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles já priorizados nas etapas anteriormente definidas.
A vacinação começa em março (entre os dias 8 e 19), inicialmente com trabalhadores da saúde e indígenas. Na sequência, serão imunizadas as gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses), população de 20 a 39 anos e doentes crônicos. O público dos 30 aos 39 anos fará parte da última das etapas, marcada para o período de 10 a 21 de maio.
Em todo o Rio Grande do Sul, serão cerca de 3 mil pontos de vacinação. De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), no ano passado foram notificados 8.190 casos e 3.540 confirmados. Destes, 399 foram em pessoas com idade entre os 30 e 39 anos. Nessa faixa etária ocorreram 61 dos 272 óbitos confirmados em virtude da H1N1.
Datas de vacinação dos grupos prioritários:
1ª etapa (08/03 a 19/03)
- Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia
- Indígenas
2ª etapa (22/03 a 02/04)
- Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)
- Doentes crônicos (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal)
- Crianças de seis meses a menores de dois anos
3ª etapa (05/04 a 23/04)
- População de 20 a 29 anos
4ª etapa (24/04 a 07/05)
- CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO
Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.
5ª etapa (10/05 a 21/05)
- População de 30 a 39 anos
DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO
• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Programação da 1ª Semana da Mulher – São José do Inhacorá

08/03 – Segunda- feira: 1ª Blitz das Flores.
11º Encontro da Mulher
Local: Ginásio Poliesportivo
Horário: 20h.
09/03 – Terça – feira: Intensificação da Campanha de
Prevenção do Câncer de Colo Uterino e do Câncer de Mama.
Local: Unidade de Saúde da Sede.
10/03 – Quarta – feira: Torneio de Vôlei e Futsal Feminino com
Mateada.
Local: Praça Central
Horário: a partir das 16h
11/03 – Oficina de beleza
Local: Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal
Horário: 14h
12/03 – Lançamento da campanha Municipal de Prevenção à Violência Contra a Mulher.
Haverá uma surpresa para quem visitar o CRAS durante a Semana da Mulher.

Galinha adota cachorrinhos, cadela adota gatos e ovelha pensa que é cachorro

Na Chácara do Valdemiro e de Loni Linde, em Tuparendi, acontece cada coisa interessante. Primeiro foi uma cachorra que dois dias antes de seus filhotes nascerem, "sequestrou" os gatinhos que haviam nascido a menos de uma semana, e passou a amamentá-los e cuidar como se fossem dela. Quando a gata chegava próximo pra poder ficar com os filhotes a cachorra ficava nervosa e não gostava da situação. A gata então acabou por tirar eles daquele local, mas a cachorra não se deu por vencida. Encontrou o novo ninho e buscou os gatinhos de volta. Quando nasceram seus cachorrinhos, as duas, a cachorra e a gata se revesavam, cada uma amamentava um pouco os filhotes. Eram gatos mamando na cachorra e cachorrinhos na gata. Enfim uma amizade sem tamanho. E instinto materno acima de tudo.
Um tempo depois chegou a chácara uma ovelha de poucas horas, a mesma foi alimentada com mamadeira e passou a ficar solta no pátio, convivendo harmoniosamente com os cachorros, e o que aconteceu? Ela passou a pensar que era um cachorro também. Quando alguém chega até a chácara, ela avança junto com os cachorros e se for de moto então... persegue eles até o final da estrada, sempre tentando "morder" os tornozelos... faltou só aprender a latir.
Agora outro fato chamou a atenção, novamente uma cadela deu a luz a cinco cachorrinhos, mas desta vez a concorrente não foi a gata, e sim uma galinha. Sim uma galinha, ela sempre colocava seus ovos, no mesmo local onde a cachorra teve seus filhotes, então um belo dia qual não foi nossa surpresa quando vimos a galinha "chocando" os filhotes da cachorra. Só libera eles na hora de mamar, e logo depois voltam pra debaixo das asas da galinha.
Como diz o Valdemiro, aqui todos devem ser amigos de todos.

Suspeita de dengue hemorrágica deixa Ijuí em alerta

Ijuí está em novo alerta devido a primeira suspeita de caso de dengue hemorrágica após o surto da doença no município. Internada no Hospital Bom Pastor em fase crítica, uma idosa de 61 anos pode ter contraído a forma mais severa da doença.
— Há fortes indicativos de que pode ser dengue hemorrágica, mas somente exames de sangue, que já foram encaminhados, poderão confirmar ou não a supeita — diz o médico que atende o caso, Celso Melo.
Segundo a Prefeitura Municipal de Ijuí, 20 pessoas estão internadas com sintomas da dengue no município. A Secretaria Municipal da Saúde e a Coordenadoria Regional de Saúde afirmam que até o momento não foram notificadas de casos de dengue hemorrágica na cidade.

SETREM realiza nova edição de curso técnico para inseminação artificial

No dia 22, segunda-feira, teve início a 3ª edição do curso técnico de inseminação para melhoramento genético de rebanho leiteiro, no campus SETREM. A instituição, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), disponibilizou um total de 10 vagas, preenchidas em sua maioria por produtores da região. A duração é de 40 horas, sendo 70% delas ocupadas por atividades práticas, ministradas durante os turnos da manhã e tarde. O curso encerra nesta sexta-feira, dia 26.
O objetivo é atender as necessidades dos produtores. “O investimento é para aplicação na própria propriedade e como se trata de um curso profissionalizante, para que possam prestar serviços à terceiros”, explica Paulo Prauchner, veterinário e professor que ministra as aulas.
Para Irineu Schneider, aluno e produtor residente na cidade de Alegria, desempenhar a inseminação pessoalmente em seu rebanho facilitará o cotidiano de trabalho na propriedade. “Há profissionais que realizam o serviço, mas que nem sempre estão disponíveis.”
Segundo Marcelo Rigo, coordenador do departamento de pecuária da SETREM, o curso pode ser considerado um dos melhores do interior do estado, devido ao investimento em material didático, corpo docente e estrutura física. Os concluintes realizarão uma prova e os aprovados, receberão a certificação.

Vídeo entregue por dono de lotérica mostraria desespero de funcionária

Um vídeo entregue pelo dono da lotérica Esquina da Sorte, de Novo Hamburgo, José Paulo Abend, mostra que uma funcionária teria voltado ao local na noite de sábado para procurar o comprovante da aposta do bolão da Mega Sena. Ao não encontrar, a mulher teria percebido o erro.
Confira o vídeo:

Projeto que define competências ambientais de estados e municípios é prioridade da bancada do agronegócio

A aprovação de propostas que modifiquem a legislação ambiental é uma das prioridades da Bancada do Agronegócio para 2010. Entre as matérias elegidas, segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), um dos líderes do bloco, está o Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/03, que define as competências da União, dos estados e dos municípios na área de proteção ao meio ambiente e licenciamento ambiental.
O PLP foi aprovado no final do ano passado na Câmara dos Deputados e ainda precisa ser apreciado pelo Senado. De acordo com o parlamentar gaúcho, a bancada ligada à agricultura vai trabalhar para agilizar a tramitação do projeto e pela manutenção do texto aprovado pelos deputados. “O ponto alto dessa matéria diz respeito a autonomia dos estados para legislarem sobre questões ambientais”, ressalta.

Secretaria Municipal da Saúde de Alegria planeja ações para 2010

Estiveram reunidos recentemente no gabinete do Secretario Municipal da Saúde, o Prefeito Municipal Idalcir Santi, o Secretário Valdir Rochinheski, acompanhado da Diretora Administrativa Simone Goulart, do responsável pelos encaminhamentos Dirceu Karach, da Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde Noici Lauschnher e da Enfermeira Sonia kurylo, para planejarem ações da Secretaria Municipal da Saúde para o ano de 2010.
Principais ações a serem desenvolvidas:
Manter e ampliar os Programas e Políticas Públicas de Saúde Estaduais e Federais: Primeira Infância Melhor, Assistência Farmacêutica Básica, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Vigilância em Saúde, Política de Humanização em Saúde, ESF, entre outros; Implantar Equipes de PSFs- Para Descentralizar o serviço de saúde, levando o serviço às Comunidades Rurais. Através da Estratégia da Saúde da Família; Melhorar o atendimento da população do interior do município, levando o Sistema de Saúde para Mais Perto de Você; Ampliar a Carga Horária da Drª Terezinha e Nomear o Médico Concursado; Nomear as Técnicas de Enfermagem, Agentes da Dengue, Nutricionista, Visitadores do PIM e Auxiliar de Limpeza; Contratar serviços de Psicóloga, e Fisioterapeuta; Reestruturar, Reformar e pintar o Hospital Municipal São Sebastião; Transformar o nosso Hospital em HPP (HOSPITAL DE PEQUENO PORTE); Equipar, adequar e credenciar o Laboratório de Análises Clinica do nosso Hospital; Adquirir uma Ambulância Equipada, com Recursos da Emenda Parlamentar de 2009 do Deputado Terra; Investir em torno de R$ 230.000,00 na compra de medicamentos da Assistência Básica Farmacêutica, Medicamentos especiais e excepcionais, Mandados judiciais e manutenção do Hospital Municipal São Sebastião; Instalar a Academia Pública “TCHÊ MEXE ALEGRIA” ao Ar Livre, com uma linha de Equipamentos Conceituados em práticas de exercícios físicos, para proporcionar aos usuários dos aparelhos uma melhor qualidade de vida e bem estar; Implantar o Projeto RS - Amigo do Idoso em nosso Município; Manutenção e ampliação dos Serviços de Monitoramento da Qualidade da Água (Cloração e Fluoração); Solucionar dentro do possível a falta de saneamento básico no Município; Resolver o problema da água potável em todo o município; Reencaminhar tanto a nível Estadual como Federal os Projetos de 2009: Projeto para construção de duas Unidades Básicas de Saúde, uma para a Sede municipal e outra para Espírito Santo, no valor de R$ 200.000,00 cada uma, encaminhados junto ao ministério da saúde; Projeto no valor de R$ 400.00,00 para a compra de equipamentos hospitalares; Projeto de R$ 150.000,00 para a compra de equipamentos do Laboratório do hospital Municipal; Implantar a TELEMEDICINA junto ao Hospital Municipal São Sebastião: Dar continuidade ao Programa de módulos sanitários, Nenhuma residência sem Instalação Sanitária; Inserção do município na 3ª Etapa do Programa FUNASA;
A meta é Transformar os sistemas de saúde de Alegria num dos melhores sistemas de saúde da região, dentro da nossa complexidade.