25 fevereiro 2010

Ministério da Saúde aceita sugestão do RS e amplia a faixa etária de vacinação contra a Gripe A em todo o Brasil

O Ministério da Saúde fará em todo o país a mesma medida que a Secretaria Estadual de Saúde já havia definido para o Rio Grande do Sul, a de ampliar a faixa etária para vacinação contra Gripe A também para adultos saudáveis dos 30 aos 39 anos. O grupo fará parte da quinta etapa da campanha, que acontece de 10 a 20 de maio. No Estado, isso representa um milhão de pessoas a mais para serem imunizadas. Ao todo, cerca de 6 milhões de gaúchos receberão a dose (55% da população do RS).
O anúncio da ampliação da estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta quinta-feira (25). A definição da nova faixa etária, sugerida pelo secretário Estadual da Saúde Osmar Terra, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles já priorizados nas etapas anteriormente definidas.
A vacinação começa em março (entre os dias 8 e 19), inicialmente com trabalhadores da saúde e indígenas. Na sequência, serão imunizadas as gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses), população de 20 a 39 anos e doentes crônicos. O público dos 30 aos 39 anos fará parte da última das etapas, marcada para o período de 10 a 21 de maio.
Em todo o Rio Grande do Sul, serão cerca de 3 mil pontos de vacinação. De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), no ano passado foram notificados 8.190 casos e 3.540 confirmados. Destes, 399 foram em pessoas com idade entre os 30 e 39 anos. Nessa faixa etária ocorreram 61 dos 272 óbitos confirmados em virtude da H1N1.
Datas de vacinação dos grupos prioritários:
1ª etapa (08/03 a 19/03)
- Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia
- Indígenas
2ª etapa (22/03 a 02/04)
- Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)
- Doentes crônicos (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal)
- Crianças de seis meses a menores de dois anos
3ª etapa (05/04 a 23/04)
- População de 20 a 29 anos
4ª etapa (24/04 a 07/05)
- CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO
Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.
5ª etapa (10/05 a 21/05)
- População de 30 a 39 anos
DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO
• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).