28 julho 2009

Gripe A (H1N1) já é uma relidade em Três de Maio

Na tarde desta terça-feira (28), estiveram reunidos os integrantes da Comissão de Infecção Hospitalar de Três de Maio. Em entrevista a Rádio Colonial AM, o Diretor do Hospital São Vicente de Paulo, Amarildo Dal Ago, destacou o motivo da reunião pelo fato do grande número de procura por atendimentos com suspeitas da Gripe A (H1N1), tanto na unidade de emergência como na unidade de internação. O Hospital São Vicente, dispõe de quatro leitos para internação e mais quatro vagas reservadas para estes casos, na UTI.
O Diretor do São Vicente, confirmou a informação de que 11 pessoas estão internadas no hospital, 2 casos mais graves estão internados na UTI por necessitarem de um tratamento mais intensivo.
O Hospital São Vicente de Paulo, possui 180 funcionários e um quadro de 30 médicos, o que fez a direção tomar providências no que se refere a precauções, inclusive uma Médica Infectologista, Dr. Kátia, foi convidada a prestar treinamentos aos funcionários e médicos do São Vicente, tanto para o atendimento como nas medidas de precauções.
Dal Ago, destacou também a reunião que foi realizada com o Secretário Municipal da Saúde, Rafael Soder, quando ficou decidido entre outras medidas, a suspensão temporária das consultas eletivas, as quais aglomeram um grande número de pessoas que vem de outros municípios da região, por Três de Maio ser um centro regional na oftalmologia e otorrino.
Após estas noticias, a comunidade três-maiense agora aguarda para uma definição sobre o prolongamento das férias escolares, bem como, aguarda-se por um possível decreto municipal cancelando todo tipo de eventos com grandes aglomerações no município de Três de Maio.

Prefeito de Santa Rosa assina decreto que cancela eventos

O Prefeito Orlando Desconsi acaba de assinar um Decreto de n°5811, onde ficou suspensa a realização dos eventos promovidos pelo município, onde possa haver grande concentração de pessoas, em ambiente fechado, programados para o período de 27 de julho a 14 de agosto.
Segundo o artigo dois do Decreto, recomenda-se a todas as entidades esportivas, recreativas, sociais, culturais e similares com sede em Santa Rosa, para que também suspendam os eventos em recintos fechados. Essa medida está sendo tomada levando em consideração que em cerca de 160 países já há casos da gripe H1N1, que o município de Santa Rosa está próximo da fronteira, que é pólo econômico e de saúde regional, que existem diversos casos suspeitos e que mesmo que tenha ocorrido ampliação da capacidade de atendimento nos postos e hospitais, estes estão no seu limite máximo de capacidade.

Quadrilha arromba banco e troca tiros com a polícia em Independência

Quatro homens arrombaram a agência do Banrisul do município de Independência, por volta das 2h. O alerta do banco disparou e uma guarnição da Brigada Militar foi ao local. Os policiais chegaram no momento em que os bandidos estavam deixando o banco, em uma caminhonete.
Houve troca de tiros e o soldado Cenedese foi atingido, provocando lesões leves no mesmo. O policial foi conduzido ao hospital local, e posteriormente ao Hospital São Vicente de Paulo da cidade de Três de Maio, mas já foi liberado e passa bem. Os indivíduos fugiram em um veículo F 1000 de cor vermelha em direção a Esquina Araújo e Catuipe. Um cofre foi levado pelo grupo. Blitze estão sendo feitas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi detido.
Leia a síntese da Brigada Militar: A Brigada Militar foi comunicada por uma moradora da parte superior do prédio onde funciona uma agencia do Banrisul, de que o alarme deste havia disparado. Após a ligação o Sd Cenedese foi ate a viatura e ao aproximar-se desta foi recebido a tiros por um individuo que estava a cerca de 30 metros e disparou com uma espingarda calibre .12 varias vezes, sendo que um dos disparos atingiu o ME provocando apenas lesões leves. O ME abrigou-se nas proximidades aguardando socorro, bem como o Sd Cristian. Após a chegada de outras viaturas foi confirmado o arrombamento da agencia do banrisul, sendo que os meliantes arrombaram a porta frontal do prédio e outra porta de acesso dos funcionários, invadiram a sala onde fica o cofre, fixado no chão arrancando-o . O cofre foi levado, sendo que ate o momento não há informação sobre valores. Próximo a uma janela frontal do prédio da Brigada Militar há uma marca de disparo de arma de fogo, sendo que não haviam sido avistadas outras marcas ate o momento. Foi localizado um cartucho deflagrado de cal. 12 próximo ao local de onde partiram aos disparos. Os indivíduos fugiram em um veiculo F1000 de cor vermelha, em direção a Esquina Araujo e Catuipe. O Sd Cenedese foi conduzido ao hospital de Independência e posterior ao Hospital de Três de Maio, mas já foi liberado e passa bem.