28 maio 2009

Conjunto de normas consolida garantias para produção orgânica do Brasil

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade de vida e em consumir alimentos saudáveis. Hoje, coroamos o conjunto de normas que darão o marco regulatório para a produção orgânica no Brasil. A afirmação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que participou, nesta quinta-feira (28), do Café da Manhã Orgânico, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
No evento, foram assinadas três instruções normativas para a regulamentação desse tipo de alimento. Os atos estabelecem as normas técnicas que regulamentam a produção agropecuária, comércio e transporte dos produtos processados; a certificação do extrativismo sustentável orgânico e os mecanismos de controle e informação da qualidade desses produtos.
De acordo com Stephanes, já estão disponíveis todas as condições técnicas para a produção orgânica e é preciso dar oportunidade aos produtores de acesso às tecnologias. “Temos cooperativas e associações que são organizadas e mobilizam recursos para isso”, ressaltou.
Segundo o coordenador de Agroecologia do Mapa, Rogério Dias, a partir de agora o consumidor brasileiro vai ter mais segurança do que está comprando. “O cidadão que adquirir um produto no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul ou no Amapá, vai saber que todos os estados seguiram os mesmos princípios de produção”, ressaltou.
Campanha - Na solenidade, foi apresentado o vídeo da campanha do Ministério da Agricultura: Entre para o Mundo da Vida Saudável. Prefira Alimentos Orgânicos, que será veiculado, a partir desta quinta-feira (28), em TV aberta e fechada, nas salas de cinemas e na internet.
Participaram do encontro os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, da Saúde, José Gomes Temporão, da Educação, Fernando Haddad, do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende.

Justiça Eleitoral torna inelegíveis prefeito, vice e sete vereadores de Independência

O juiz eleitoral Jairo Cardoso Soares, determinou ontem que os nove políticos não poderão concorrer nas eleições que se realizarem nos três anos subseqüentes a cinco de outubro de 2008 porque foram beneficiados pelo abuso do poder econômico. Prefeito, vice e vereadores já tinham os mandatos cassados desde o dia sete de maio, mas eles continuam nos cargos até não caber mais recursos. A defesa recorreu da decisão em primeira instância ao Tribunal Regional Eleitoral. Assim, caso as sentenças sejam mantidas nas instâncias superiores, prefeito, vice e vereadores não poderão se candidatar novamente.

Três de Maio vai ter núcleo do Instituto da Mama do Rio Grande dos Sul

Em entrevista a Rádio Colonial na manhã de hoje (28) a Supervisora do Núcleo do município de Triunfo, Rita de Cássia Castro, disse que o instituto é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. De acordo com Rita o núcleo do instituto vai ser um canal de informação sobre o câncer de mama para as mulheres de Três de Maio. Além disso, será o primeiro núcleo na Região Noroeste do RS. O IMAMA nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da médica mastologista Dra. Maira Caleffi, que, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA. Neste sentido, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para uma maior chance de cura, além da necessidade de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.

Instruções Normativas dos orgânicos serão assinadas nesta quinta-feira

Três instruções normativas para a regulamentação dos orgânicos serão assinadas, nesta quinta-feira (28), às 9 horas, em Brasília, durante o Café da Manhã Orgânico com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esses atos estabelecem normas técnicas para os produtos processados, a certificação para o extrativismo sustentável orgânico e os mecanismos de controle para esses alimentos, como o processo de certificação.
A publicação no Diário Oficial da União (DOU) deverá ocorrer na sexta-feira (29), encerrando a primeira etapa da regulamentação da maioria dos produtos orgânicos. A expectativa do Ministério da Agricultura é que, até o fim do ano, sejam publicadas as normas técnicas para têxteis, cosméticos e aquicultura.
No encontro, representantes dos ministérios da Agricultura, da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) assinarão um protocolo para a criação de núcleos de agroecologia nas escolas técnicas e universidades.
Segundo o coordenador de Agroecologia do Mapa, Rogério Dias, o objetivo é motivar os professores para introduzir a questão dos sistemas orgânicos de produção e os princípios agroecológicos em todas as disciplinas. “O MEC vai bancar a parte de bolsas de estudo, o MCT vai entrar com recurso de material permanente para a área de computadores e o Ministério da Agricultura vai gerar informações sobre o tema”, explicou.

Inter faz 3 a 1 no Coritiba e encaminha vaga na final da Copa do Brasil

De virada, o Inter venceu o Coritiba por 3 a 1, nesta noite de quarta-feira, no Estádio Beira-Rio. A partida dá início às semifinais da Copa do Brasil. Taison teve grande atuação, marcando o gol de empate e construindo as jogadas para os gols de Alecsandro e Andrezinho. Marcos Aurélio abriu o placar para o Coritiba. 
O jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, entre Inter e Coritiba, está marcado para o dia 03 de junho, às 21h50min, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

Servidores estaduais protestam contra Yeda em Santa Maria

Com bonecos, bandeiras e cartazes, servidores públicos estaduais percorreram, na tarde desta quarta-feira, ruas do centro de Santa Maria em protesto contra as supostas irregularidades no governo Yeda Crusius e em defesa do plano de carreira da categoria. 
Os manifestantes se reuniram na Praça Saldanha Marinho de onde partiram rumo ao prédio da 3ª Vara Federal. Lá, está em andamento o processo criminal que investiga a fraude nos contratos entre as fundações de apoio ligadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Detran.
Aos servidores se juntaram ainda estudantes e integrantes de partidos de oposição à governadora. Segundo a Brigada Militar, 500 pessoas participaram do protesto.

Grêmio arranca empate com o Caracas na Venezuela

O jogo foi ruim na noite desta quarta-feira, mas o resultado compensou. O Grêmio encontrou muitas dificuldades, desde o gramado até a marcação adversária, mas conseguiu arrancar um empate em 1 a 1 diante do Caracas, na Venezuela, pelas quartas-de-final da Copa Libertadores. Cichero fez o gol do time venezuelano logo com um minuto e meio de partida. No segundo tempo, Fábio Santos empatou aos 29, de cabeça.
O Grêmio conseguiu manter o empate até o fim, deixando a decisão para o jogo do Estádio Olímpico, nos próximos 90 minutos a serem disputados no dia 17 de junho.