21 fevereiro 2011

Secretaria Estadual da Administração autoriza utilização de imóvel pela prefeitura de São José

Vista parcial da Creche Municipal de
São José do Inhacorá 
A secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias, assinou cessões de uso de imóveis, salas e terrenos públicos pela prefeitura municipal e outras três cidades próximas. O ato de assinatura foi realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de São Borja, durante a interiorização do Governo do Estado nesse sábado (19). 
No município sede da interiorização, Stela e o vice-prefeito, Jefferson Homrich assinaram a prorrogação da cessão de uso de terreno do Estado para a construção de uma quadra esportiva na Escola Olimpio Dorneles. 
São José do Inhacorá foi autorizado a utilizar um terreno de 5 mil m² para instalação de uma creche do programa federal Proinfância, que atenderá 100 crianças. 
O município de Itaqui recebeu autorização da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) para instalar a estrutura das secretarias municipais no prédio do antigo Foro Municipal. Em Quaraí, o Estado autorizou a utilização de salas de aula da Escola Estadual Manoel Ignácio Tavares Nunes para instalação de cursos técnicos. 
O Departamento de Patrimônio da SARH trabalha na produção de um inventário detalhado dos imóveis do Estado para a elaboração de uma política de uso racionalizado dos próprios. O objetivo é reduzir os atuais custos com aluguéis para estruturas de Estado e construir parcerias com os municípios.

São Luiz Gonzaga recebe apoio do Exército e cria Gabinete de Crise contra a dengue

Já foram notificados 27 casos 

suspeitos da doença no município

Após receber a garantia de que 10 soldados do exército e 10 agentes da Secretaria Estadual da Saúde auxiliarão a prefeitura, Mário Meira, prefeito em exercício, criou o Gabinete de Crise para fortalecer o combate à dengue em São Luiz Gonzaga, no noroeste do Estado.
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, Meira confirmou que o reforço de 20 profissionais, aliados a outros 15 já existentes, ajudará a eliminar o mosquito. Além disso, o chefe do executivo informou que a partir de amanhã, sempre às 10h da manhã, no Centro de Saúde da cidade, o comitê, formado por representantes do comércio, instituições públicas e autoridades, avaliará as ações do dia anterior e projetará atitudes eficazes para a prevenção da dengue.
— Com ajuda do Exército que sairá às ruas amanhã, junto com profissionais da Secretária Estadual da Saúde, estagiários e nos próximos dias com os seis novos agentes de saúde contratados em caráter emergencial venceremos a dengue — diz Meira.
A dengue em São Luiz Gonzaga
Até hoje foram notificados 27 pessoas com sintomas da doença. Destes, 10 foram descartados e quatro confirmados. Os outros 13 casos aguardam os resultados do exame do Laboratório Central do Estado (Lacen).
Como funcionará o mutirão:
— As atividades se concentrarão nos bairros onde os primeiros casos contraídos no Rio Grande do Sul foram confirmados.
— Agentes municipais aplicarão inseticida em toda a cidade por meio de quatro bombas costais motorizadas.
— Militares visitarão casas e estabelecimentos comerciais para identificar possíveis focos do mosquito da dengue.

Maioria dos espaços da praça de alimentação será de restaurantes locais

A feira será realizada de 30 de abril a 08 de maio
Expofeira do Agronegócio leiloa maioria dos espaços da praça de alimentação para restaurantes de Três de Maio. Conforme o coordenador da comissão de Alimentos e Bebidas da feira, dos 15 espaços leiloados, 13 deles foram arrematados por empresários locais. Os dois espaços que sobraram serão colocados agora a disposição de restaurantes de fora do município.
Todas as empresas que participaram do leilão realizado sábado na ACI são devidamente legalizadas junto a Vigilância Sanitária para garantir a qualidade dos produtos que serão servidos durante a Expofeira.
A feira será realizada de 30 de abril a 08 de maio.

Comitiva de Santa Rosa em busca de recursos

A reunião foi naAgência Gaúcha de 
Desenvolvimento e Investimento 
AGDI 
No dia 09 de fevereiro, uma comitiva de Santa Rosa esteve em Porto Alegre. Na ocasião, o Prefeito Orlando Desconsi, a Vice-Prefeita Sandra Padilha, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sônia Conti, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ângelo Zeni, e o Arquiteto Cristiano Dallagnol, acompanhados pelo Deputado Estadual, Jéferson Fernandes, estiveram na sede da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimento AGDI.
A comitiva participou de uma audiência com o Diretor Sérgio Kapron e o Secretário de Estado, Mauro Knijnik, para tratar de assuntos referentes ao desenvolvimento econômico e social do município.  Oportunamente, tratou-se sobre a importância da oferta de cursos de qualificação profissional que atendam a demanda real dos diversos segmentos de Santa Rosa, os quais necessitam de mão de obra especializada. Segundo a Secretária Sônia Conti, “Este primeiro contato entre executivo municipal e estadual é de extrema importância porque abre caminhos para futuros pleitos e possíveis projetos que venham dar continuidade ao franco desenvolvimento que o município vem alcançando”.  
Também foi solicitado recursos estaduais para a infraestrutura do futuro Distrito Moveleiro, que é considerado uma das principais prioridades do governo municipal, tendo em vista a perspectiva de geração de emprego e renda para este segmento da indústria.

CBF reconhece Flamengo como campeão brasileiro em 1987

Teixeira anunciou decisão nesta segunda
O Flamengo foi reconhecido como o campeão brasileiro de 1987. Uma reunião entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, e a presidente do clube carioca, Patrícia Amorim, vai sacramentar a decisão da entidade. Anteriormente, o time da Gávea era reconhecido como o detentor do título pelo Clube dos 13, mas não pela CBF.
— Esse é um dia histórico para o Flamengo — comemorou a presidente. — Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro. 
Um desses jogadores homenageados por Patrícia Amorim é Renato, atual técnico do Grêmio. Em 1987, o atleta formava dupla de ataque com Bebeto.
Na mesma resolução da CBF, foram reconhecidos como vice-campeões brasileiros de 1987 o Guarani Futebol Clube e o Sport Club Internacional de Porto Alegre.
O presidente Ricardo Teixeira esclareceu que o reconhecimento do título de 1987 a Sport e Flamengo se deve à recomposição histórica planejada no final do ano passado e representada pela unificação dos títulos de campeão brasileiro, o que beneficiou Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense e Bahia.

Ladrões roubam arma e viatura de delegacia em São Paulo das Missões

Foto:Guilherme Rodrigues, arquivo pessoal 
Depois de arrombar a porta da frente e a dos fundos, ladrões invadiram a Delegacia de São Paulo das Missões, no noroeste do Estado, na madrugada desta segunda-feira. Eles levaram uma arma calibre 12, um cofre vazio, coletes à prova de bala e a viatura para policiamento discreto.
Segundo o delegado Afonso Stangherlin, o roubo aconteceu quando a delegacia estava vazia, no entanto, a repartição pública fica ao lado de um estacionamento da prefeitura que possui vigilantes.
— Temos somente dois policiais, das 0h às 8h o local fica sem policiamento. Ainda não sabemos como ocorreu o arrombamento — diz o titular da DP.

Polícia prende quadrilha em Santa Rosa

O grupo agia na região
A Policia Civil de Santa Rosa surpreendeu sábado, 19, uma quadrilha que se preparava para fazer assaltos. Os quatro homens foram presos em um balneário do município. 
Foram apreendidos dois revolveres, uma pistola 9 milímitros de uso restrito do exército, munição, toca ninja, miguelitos, rádio transmissor, binóculo, dinheiro, aparelhos de telefone celular e dois veículos, um deles furtado.
O grupo era formado por um homem de Santa Rosa, um de São Leopoldo e dois de Cruz Alta.

Grêmio goleia o Ypiranga e avança às semifinais do Gauchão

Grêmio goleia o Ypiranga e avança às
semifinais do Gauchão
O Grêmio avançou com goleada para a semifinal da taça Piratini – equivalente ao primeiro turno do Gauchão. Neste domingo, a equipe de Renato Portaluppi aplicou 5 a 0 no Ypiranga, no estádio Olímpico. Os gols do Tricolor foram marcados por André Lima, duas vezes, Douglas, Borges e Leandro – jovem da base que entrou no lugar de Rochemback no segundo tempo. 
Na próxima fase, o Grêmio enfrenta o Cruzeiro, que ontem eliminou o Inter dentro do estádio Beira-Rio. Antes do gauchão, no entanto, a equipe Tricolor encara o Junior Barranquilla, na próxima quinta-feira, pela segunda rodada da fase de grupos Libertadores da América. 
Gauchão - Quartas de final
Grêmio 5
Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo (Mário Fernandes) e Gilson; Rochemback (Leandro), Adilson, Lúcio e Douglas (William Magrão); Borges e André Lima.
Técnico: Renato Portaluppi
Ypiranga 0
Bruno, Thiago Gasparino (Gilvan), Glauco (João), Mateus e João Paulo; Saulo, Pansera, Émerson, Giovane; Cleiton e Elcimar (Silvestre).
Técnico: Agenor Piccinini
Gols: André Lima (1/1ºT, 25/1ºT), Douglas (33/1ºT), Borges (6/2ºT), Leandro (47/2ºT)
Cartões Amarelos: Pansera (Ypiranga)
Árbitro: Vinicius Costa da Costa, auxiliado por Antônio César Domingues e Rafael da Silva Alves
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: Domingo, 20 de fevereiro de 2011
Horário: 16h