05 outubro 2009

João Eduardo Reymunde agora é Cidadão Três-maiense

Os vereadores três-maienses estiveram reunidos na noite desta segunda-feira (05), para a realização de duas sessões na Câmara Municipal de Três de Maio.
Às 19he30min, foi realizada uma Sessão Solene, pela qual foi homenageado com o titulo de Cidadão Três-maiense, o senhor João Eduardo Quevedo Reymunde. Reymunde, integra o Conselho do Fundopem da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, foi um dos votos favoráveis a liberação do Projeto da Perdigão em Três de Maio, com verba de 67 milhões do Fundopem, e mais do isso, em encontro com o Prefeito Casali, se comprometeu em destinar uma verba no valor de 2 milhões para o município, para a construção de um Centro Cultural em Três de Maio, compromisso este reafirmado quando de seu pronunciamento por ocasião da homenagem. Em seu pronunciamento, João Reymunde, agradeceu pela homenagem e se colocou a disposição de todos os seus novos conterrâneos em tudo aquilo que estiver ao seu alcance. Quando questionado pela reportagem da Rádio Colonial AM, de como seria a sua resposta a partir de agora sobre sua terra natal, Reymunde disse que dirá ser três-maiense, “Santana do livramento já me teve por 38 anos, agora sou mais um três-maiense”.
Após a Sessão Solene, foi realizada a 35ª Sessão Ordinária do Legislativo três-maiense, na qual foram aprovados projetos, e entre eles o que destina verba no aporte de 6 mil reais ao Promocional Três de Maio é Show, para custear despesas de divulgação do mesmo da imprensa local.
Em virtude do feriado da próxima segunda-feira, dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a 36ª Sessão Ordinária foi antecipada para a próxima sexta-feira dia 09, às 20h.

Está chegando a hora do grande evento: Encontro de mulheres: semente fértil na terra do cooperativismo

Outubro será marcado por mais um grande evento de mulheres. Acontece no dia 10 deste mês, no CTG – Tropeiros do Buricá em Três de Maio, o Encontro de Mulheres: Semente Fértil na Terra do Cooperativismo, com início às 09h00min.
O evento está sendo organizado pela assessoria de comunicação e educação da COTRIMAIO em parceria com o SESCOOP e promete ser muito animado, descontraído e repleto de conhecimentos para muitas mulheres. O objetivo é informar, inserir e motivar a mulher para que através das suas competências essenciais, seja elo de permanente união, alegria e promova o bom relacionamento entre os membros da família, a integração com a sua cooperativa e com a comunidade onde atua.
A expectativa do evento é alta, principalmente pelos assuntos que serão abordados, são eles, saúde da mulher, nutrição e relacionamento interpessoal, levantando questões sobre casal, filhos, escola, comunidade, cooperativa, resgatando a feminilidade, explicando as diferenças entre homens e mulheres e qualidade de vida e felicidade.
Todos os assuntos são de grande importância para o público feminino, pois com tantas mudanças na vida a curto prazo, a mulher não tem mais tempo para dedicar-se a ela e, pensando nisso, este evento veio para resgatar a qualidade de vida da mulher. Além das palestras, as participantes assistirarão, a apresentações da Invernada Artística do CTG – Tropeiros do Buricá – chupetinha e dente de leite.
Restam poucas vagas nas filiais, por isso não perca tempo, inscreva-se o mais breve possível para não ficar de fora deste evento.

Carlos Sperotto vence eleição e se mantém como presidente da Farsul

Por 95 votos a 40, Carlos Sperotto venceu eleição para a presidência da Federação de Agricultura do Estado (Farsul) na tarde desta segunda-feira, na sede do órgão, em Porto Alegre. Armando Roos, candidato da oposição, recebeu 40 votos.
Com a vitória, Sperotto ganha o direito de conduzir a Farsul pelo quinto mandato consecutivo. Ele presidirá a federação entre 1º de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2012.
Logo depois da confirmação da sua vitória, Sperotto concedeu uma entrevista coletiva. Segundo ele, a união dos sindicatos da categoria é um ponto a ser trabalhado no novo mandato.
Sperotto também respondeu uma das críticas da oposição, que sentia falta de um planejamento estratégico na atual gestão.
— Isso é falta de conhecimento dele. E a resposta está na urnas — finalizou.

Bombeiros encerram buscas por desaparecido em Tenente Portela

O Corpo de Bombeiros encerrou, na última semana, as buscas por Inácio Antão Severo de 28 anos. Ele desapareceu nas águas turvas do Rio Guarita, no dia 21 de setembro, na localidade de Linha da Paz, interior de Tenente Portela e ainda não foi localizado.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Três Passos repassadas ao Portela Online na manhã desta segunda-feira (05), as buscas foram encerradas por ordem do Comando Regional do Corpo de Bombeiros com sede no município de Ijuí.
Uma equipe de mergulhadores de Porto Alegre chegou a ser solicitada para realizar buscas pelo Rio Guarita, mas também não teve êxito.
Segundo informações de Antão Moreira Severo, pai de Inácio, sua mulher e mãe de seu filho teria presenciado o momento em que o mesmo caiu nas águas do rio. – “Tereza chamou ele para almoçar e quando ele foi atracar, o caiaque acabou virando.” Conta Antão.

Pesquisa Ibope mostra avaliação negativa de Yeda

Pesquisa Ibope encomendada pelo Grupo RBS mostra que a maioria dos entrevistados avalia negativamente a administração e o desempenho da governadora Yeda Crusius e é a favor do seu impeachment.
Entre os entrevistados, 64% consideram o governo estadual ruim ou péssimo, enquanto 24% regular e 11% ótimo ou bom. Já o desempenho de Yeda é desaprovado por 74% dos entrevistados contra 19% dos que o aprovam. A reprovação de Yeda é menor no Interior (70%) em comparação com Porto Alegre (79%) e municípios da Grande Porto Alegre (81%).
Em relação às suspeitas de envolvimento de Yeda em desvio de recursos do Detran, 29% responderam que consideram as denúncias totalmente verdadeiras e 39% mais verdadeiras que falsas. Sobre o processo de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa desde 10 de setembro, 84% afirmam que tem conhecimento sobre o fato, contra 16% que dizem não ter conhecimento.
A pesquisa também aponta que 62% são favoráveis ao impeachment, contra 22% que se dizem contra o afastamento da governadora. Entre os homens, 57% defendem o impeachment. Entre as mulheres, 68%.
O Ibope também avaliou o governo Lula entre os gaúchos. Consideram boa ou ótima a administração federal 59% dos pesquisados, enquanto que 33% a avaliam como regular e 8% como ruim ou péssima. Já o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado, de acordo com o levantamento, por 78%, contra 15% que o desaprovam.
Os entrevistados dos municípios da Grande Porto Alegre são os que mais aprovam a forma como Lula vem administrando (86%). Na Capital são 79% e no Interior, 75%.

Programa de habitação chega a municípios com menos de 50 mil habitantes

O Ministério das Cidades regulamentou o Programa Minha Casa, Minha Vida para cidades com menos de 50 MIL habitantes. Para acessar o programa, as prefeituras devem visitar a página de internet do ministério pelo endereço www.cidades.gov.br e preencher o formulário de propostas. Cada cidade poderá apresentar até 3 projetos de habitação, respeitando os limites. Em municípios com até 20 MIL habitantes, cada projeto terá até 30 casas no valor de 12 MIL reais cada. Já para cidades com mais de 20 MIL habitantes, os projetos terão até 60 unidades no valor de 16 MIL cada.