19 outubro 2010

Mais de três milhões de franceses vão às ruas em manifestação

Crédito: Philippe Desmazes / AFP
A França viveu, nesta terça-feira, o sexto dia de greves e manifestações maciças para repudiar a reforma da aposentadoria, impulsionada pelo presidente Nicolas Sarkozy. Três milhões e meio de pessoas saíram às ruas, segundo os sindicatos franceses, ou seja, o mesmo número de 12 de outubro.
O ministério do Interior deu números três vezes menores, indicando que se mobilizaram 1,1 milhão de manifestantes nas 266 marchas convocadas em todo o país. A greve das 12 refinarias da França e o bloqueio de alguns depósitos de combustível - 20 dos 210, segundo o governo - deixaram sem combustível 4 mil dos 12,5 mil postos de gasolina do país, segundo o ministro da Energia, Jean Louis Borloo.
Crédito: Philippe Desmazes / AFP
Uma reunião de crise, presidida por Sarkozy no Palácio do Eliseu e com a presença do chefe do governo e de vários ministros, pôs em andamento um "plano de abastecimento" de combustível. O encontro aconteceu horas depois de o presidente anunciar que tomaria medidas contra o bloqueio das refinarias. "Ninguém tem o direito de tomar como refém um país inteiro", afirmou, por sua vez, o ministro francês, François Fillon.
Após os distúrbios de segunda-feira e da primeira hora de terça nos arredores de alguns postos secundários, Sarkozy advertia que também tomaria medidas para "garantir a ordem" e evitar "distúrbios", reiterando sua determinação de em avançar com a reforma. A oposição de esquerda voltou a reprovar a "intransigência" do executivo e o secretário-geral da CGT, Bernard Thibault, pediu ao governo para "aceitar negociações com os sindicatos".
Atualmente em tramitação final no Senado, o projeto elevará de 60 para 62 anos a idade mínima para se aposentar e de 65 a 67 anos para ter direito à pensão completa. O texto deve ser aprovado na quinta-feira,"O maior distúrbio seria não cumprir com o meu dever e não prever o financiamento das aposentadorias", insistiu o presidente conservador em uma demonstração de firmeza desaprovada por 65% dos franceses, segundo pesquisa do instituto Viavoice.
Ao contrário, 71% dos franceses, segundo o instituto CSA apoiou o dia de greves e protestos de terça-feira que se estendeu a jovens. Uma jovem de 15 anos ficou ferida na explosão de uma motocicleta, perto de um contêiner de lixo em chamas em frente ao seu colégio, no sul da capital, informaram fontes municipais.
Crédito: Philippe Desmazes / AFP
Uma dezena das 83 universidades do país estão bloqueadas, segundo a União Nacional de Estudantes da França (UNEF). A greve afetou o tráfego aéreo com o cancelamento de 50% dos voos no aeroporto parisiense de Orly e de 30% nos aeroportos de Roissy Charles de Gaulle e do interior. A atividade nos aeroportos poderia ser dificultada na quarta-feira devido a uma nova greve.
O tráfego ferroviário foi afetado, assim como a circulação em vários pontos do país, onde os caminhoneiros fizeram "operações tartarugas" e grupos de manifestantes bloquearam o acesso em fábricas, indústrias, depósitos de combustível e aeroportos.
Com vários graus de adesão, a greve foi acompanhada nos correios, telecomunicações, educações, creches, rádios públicas e até coletores de lixo e transportadores de valores de algumas cidades. A França viveu, nesta terça-feira, um novo dia de greves e manifestações maciças que transcorreram pacificamente para repudiar a reforma da aposentadoria, impulsionada pelo presidente Nicolas Sarkozy, que anunciou medidas para enfrentar a escassez de combustível.
A oposição de esquerda voltou a reprovar a "intransigência" do executivo e o secretário-geral da CGT, Bernard Thibault, pediu ao governo para "aceitar negociações com os sindicatos".

Munícipe de Três de Maio escreve para o site Paulo Marques Notícias

"Atoleiro"
" Falta de atenção - Bom dia.
Segue em anexo imagens da falta de atenção por parte da prefeitura para com os moradores do bairro Estrelão.
Na semana passada foi instalada um extensão na rede de água e a Corsan simplesmente acabou com a rua, transformando a mesma em um monte de terra. Acontece que com a chuva este trecho está completamente sem condições de tráfego, é no final da rua são 5 famílias que necessitam diariamente passar por esse atoleiro para sair de casa. Sou acadêmico da Setrem e não tive como ir na aula ontem, não tem como sair de casa com roupas e calçados limpos.
"Atoleiro"
Falei durante a semana com o pessoal da prefeitura, quando soube que havia previsão de chuva... porém nada foi feito..
Simplesmente destruíram nossa rua e ninguém dá sequer satisfação... é lamentável isso...
Não vou deixar que esqueçam de nós.. vou correr atrás, vou divulgar esse descaso onde eu puder".

MP do Estado condena promotor de Justiça com remoção do cargo pela primeira vez

O Ministério Público Estadual tomou uma decisão inédita na sessão do Órgão Especial do Colégio de Procuradores. Na tarde de segunda-feira, por 16 votos a cinco, um promotor de Justiça foi condenado com remoção do cargo. Ricardo Herbstrith será transferido de onde atua, na Promotoria Especializada Criminal. 
O processo administrativo tramitava há mais de quatro anos. A representação foi movida pela procuradora de Justiça Cristiane Todeschini. Ela alega que foi investigada por Herbstrith, quebrando a hierarquia do Ministério Público — um procurador somente pode ser investigado pelo procurador-geral. 
Tudo começou com um inquérito que apurou divisão de salários de duas ex-funcionárias do gabinete da procuradora. A concursada, que tinha a remuneração menor, pedia parte do salário de outra servidora com cargo comissionado, que ganhava mais. Uma acabou sendo demitida, e a outra pediu exoneração. 
O que dizem os envolvidos 
À Rádio Gaúcha, o promotor Herbstrith disse não ter investigado a colega, somente as funcionárias. Ele afirmou que não cometeu qualquer ilegalidade durante a apuração, que resultou na demissão e exoneração das funcionárias. No entanto, o Órgão Especial considerou irregulares os procedimentos adotados por ele na condução do inquérito. 
Herbstrith estuda mover uma ação para se manter na Promotoria Especializada Criminal. A partir de agora, ele atuará em um cartório especializado em mediar conflitos domésticos em Porto Alegre. 
Procurada pela reportagem, a procuradora de Justiça Cristiane Todeschini preferiu não comentar o caso e deixar que o Ministério Público se manifeste. Por meio da assessoria de imprensa, a procuradora-geral, Simone Mariano da Rocha, informou que o órgão não irá se pronunciar.

Pedro Ortaça recebeu o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira


Mais um reconhecimento nacional ao trabalho de Pedro Ortaça-Mestre da Cultura Popular Brasileira-Prêmio Humberto Maracanã-Ministério da Cultura. O reconhecimento venho da Base Aérea de Santa Maria que o indicou ao Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.
Pedro Ortaça recebeu o honroso título no 39º Aniversário da Sentinela Alada do Pampa, em Santa Maria/ RS,ocasião da referida condecoração, na última sexta-feira, dia 15v de outubro.
Lhe acompanharam neste momento especial, sua esposa Rose, e os filhos Marianita, Alberto e Gabriel.
Veja mais fotos

Notícia de mulher mais velha do mundo em Tenente Portela atrai outras emissoras de TV

Dona Pedra - 121 anos
Noticiado em primeira mão pelo Portela Online, uma indígena Kaingang moradora da Pedra Lisa, Reserva Indígena do Guarita, em Tenente Portela, pode ser a mulher mais velha do mundo. O fato despertou o interesse de emissoras de televisão e nesta segunda-feira, 18 de outubro, mais uma vez a recenseadora do IBGE, Gisele Silveira, acompanhou um equipe de televisão até a residência de Dona Pedra.
Na noite desta segunda-feira o Portela Online realizou uma entrevista com Gisele, confira:
Hoje você foi procurada por mais uma emissora de televisão não é mesmo Gisele? Como você se sente em relação a isso?
Eu me sinto muito orgulhosa de ter tido a sorte de encontrar a Dona Pedra, uma senhora muito carismática e digna de um respeito muito grande por parte da comunidade. Toda população deveria se sentir orgulhosa de termos entre a gente uma pessoa como ela. Pena que as autoridades não estão dando nenhuma importância a esse fato. Parece que não estão entendendo a situação de que ela pode ser a mulher mais velha do mundo. Amanhã Tenente Portela vai aparecer no Jornal do SBT as 19:30 para o Brasil inteiro por causa dessa senhora. Acho que poderiam dar mais valor a ela.
O Portela Online é um portal de conteúdo com números altíssimos de visitação, por isso que você nos comunicou em primeira mão?
Eu comuniquei primeiramente o Portela Online porque é o site mais visitado aqui da região e eu queria que o maior número de pessoas conhecesse a historia da dona Pedra.
O que você pensa sobre a desconfiança das pessoas em relação a idade de Dona Pedra?
Eu entendo a desconfiança, porque não é todo dia que se encontra uma pessoa nessa idade, ainda mais fazendo 4 km todos os dias. Mas quem conhece um pouquinho a realidade indígena sabe que é possível, os pais da dona Pedra faleceram com 105 e 115 anos. Inclusive há muitos anos ela é conhecida na Pedra Lisa por “MÃE VELHA”. Quem a ver mais de perto vai perceber que é possível sim ela ter essa idade. Quando ela fez o RG em 1986, há 24 anos atrás, ela foi com a certidão de nascimento Kaigang que ela tinha, nesse período ela estava com 97 anos, e ela tinha um documento comprovando a idade, tanto que foi usado para fazer o RG. Mas o Brasil é um país livre, cada um acredita ou não no que quiser. Eu acredito na idade da Dona Pedra como muitas pessoas também acreditam. Se isso vai mudar alguma coisa ou não eu não sei, mas independente de ficar comprovado ou não que ela seja a mais idosa, eu espero que pelo menos a respeitem como um exemplo de vitalidade.
De que forma as autoridades locais poderiam valorizar o fato?
Pelo simples gesto de fazer uma visita, conhecê-la, demonstrar algum valor. Do que adianta se ensinar na escola sobre o dia do índio e quando tem um acontecimento assim, de se encontrar uma senhora indígena com essa idade, não se importar, nem dar o devido valor.
O que você aprendeu ou que lição você tira disso?
Olha, depois que conheci Dona Pedra, passei a acreditar muito mais na força da vida. De como é bom estar vivo, fazer o bem, valorizar o momento em que estamos vivos. Não vou deixar nunca de viver a minha vida como acho que é o melhor pra mim por causa de opiniões divergentes ou críticas. Acredito que se tem apenas uma vida, então temos que viver da melhor maneira possível e sempre em busca de momentos felizes. Dona Pedra leva sua vidinha do jeito simples que ela gosta. Não é qualquer coisa que a tira do sério e nem se preocupa com futilidades. Ela vive sem esperar muita coisa em troca, porque segundo a mesma, ela tem o maior dos presentes que se pode ter, que é ter chegado até aqui. Quem não inveja a Dona Pedra e gostaria de chegar aos 121 anos?

Sucesso na Feira do livro de Santa Rosa

Um evento diferenciado foi realizado neste ano em Santa Rosa. A sexta edição da Feira do Livro teve a infraestrutura ampliada para melhor atender a comunidade, onde diversas atividades paralelas foram realizadas. A Feira foi organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude, com o apoio da Unijuí, Fema, Ases, AAPLAS, Cairu e Interact.
Aconteceram várias oficinas literárias e artísticas direcionadas para os estudantes da rede municipal, estadual e particular. De acordo com a Diretora Pedagógica, Neusete Rigo, “Foi um trabalho maravilhoso desenvolvido por artistas e escritores. A professora Maida Brum e alunas do Cairu, também transmitiram a paixão pela arte e pela literatura às crianças e aos jovens que participaram”. Uma oficina especial foi realizada pelo escritor e contador de histórias, Paulo Bocca, que trabalhou os contos gauchescos de Simões Lopes Neto(escritor homenageado pela Feira).
No ônibus Roda + Cultura foram exibidos curtas-metragem. Também foram realizadas apresentações artísticas e sessão de autógrafos. O patrono Abdul Nasser recebeu os visitantes, acompanhou as oficinas, divulgou a Feira e acompanhou o lançamento dos Livros e foi um dos destaques da Feira. De acordo com o Secretário Ângelo Zeni, “Sem dúvidas nenhuma foi uma das maiores Feiras do município, inclusão social, escritores de fora, boa comercialização, oficinas, enfim diversas atividades que promoveram a cultura em nosso município, ficamos muito satisfeitos com o resultado.
Além das oficinas realizadas nos dias da Feira também aconteceram outras previamente agendadas em escolas municipais sobre os contos de Simões Lopes Neto, coordenadas pela professora Ana Maria de Oliveira. Também aconteceu uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais. Também foram realizadas palestras em algumas escolas municipais com escritores deficientes físicos, de Pernambuco, convidados pela Associação de Deficientes Físicos de Santa Rosa.
No encerramento, domingo(17), ficou acertado que em novembro será realizada uma reunião com a equipe organizadora da 7ª Feira que deverá ser realizada nesse período desse ano, em homenagem ao dia do professor.

México apreende 105 toneladas de maconha na fronteira com EUA

As autoridades mexicanas encontraram nesta segunda-feira mais de 105 toneladas de maconha, na maior apreensão desta droga feita nos últimos anos no país.
A operação ocorreu na cidade de Tijuana, próxima a San Diego, na Califórnia, informou o Exército.
- Apreendemos mais de 10 mil pacotes de maconha, com peso aproximado superior a 105 toneladas - disse o general Alfonso Duarte, comandante da II Zona Militar de Tijuana, acrescentando que 11 pessoas foram detidas na operação.
Segundo o general, a maconha apreendida renderia 4,2 bilhões de pesos (335 milhões de dólares) nas ruas do México, e três vezes este valor no mercado americano.

Padre gaúcho tem os testículos mutilados em Santa Catarina

Um padre de 61 anos está internado no Hospital Regional de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, com os testículos mutilados. O caso ocorreu no final da tarde de domingo na praia da Meta, no município de Balneário Arroio do Silva.
O padre é de Lajeado, no Rio Grande do Sul, mas mora em Porto Alegre. Eventualmente ele visitava um amigo na praia e teria chegado à casa desse homem às 16h sozinho, mas saído do local ensanguentado às 18h.
De acordo com testemunhas, o sacerdote afirmava que havia sido vítima de roubo. Ele foi socorrido por vizinhos, que dizem não ter ouvido barulho na casa. De acordo com o delegado da Central de Polícia de Araranguá, Jorge Giraldi, o padre alega que teria sido vítima de um casal encapuzado e armado, que o teria mutilado por vingança do posicionamento do padre, que seria contra a homossexualidade. E os testículos teriam sido jogados no vaso sanitário.
Quando a equipe de investigação chegou ao local, a casa estava suja de sangue e havia produtos próprios para curativos. No terreno ao lado da casa onde o fato ocorreu foram encontrados uma seringa e recipientes de plástico.
— Amanhã (terça-feira) pela manhã retorno com uma equipe para procurar os testículos do padre na fossa. Não descartamos a possibilidade de automutilação. O padre não nos contou uma história convincente e se contradisse no primeiro depoimento ainda no hospital. Vamos investigar também quem estava na casa e se houve um casal envolvido — ressalta o delegado.
Conforme Giraldi, o arcebispo de Porto Alegre informou que o padre está impedido temporariamente de exercer o sacerdócio há cerca de quatro anos. Ele seria suspeito de envolvimento com pedofilia nas cidades por onde atuou.
O delegado acrescenta que o padre não é responsável por nenhuma igreja em Balneário Arroio do Silva e que fazia celebrações para poucas pessoas quando vinha visitar conhecidos em Santa Catarina.

Colheita do trigo começa, mas preço do pão não deve baixar

Foto:Roberto Marques, Divulgação
Nem mesmo a colheita de trigo estimada em 1,64 milhão de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aberta ontem no Estado pela região Noroeste, segundo a Emater, deverá barrar a alta do preço do pão francês. Presença diária nas refeições dos gaúchos, o aumento do produto se acentuou.
A alta do pão está relacionada ao baixo estoque mundial de trigo devido à seca na Rússia, que elevou o valor da commodity e da farinha.
– A farinha para panificação subiu 35% nos últimos dois ou três meses. Dependemos de trigo importado para fazer farinha para panificação. Quem tem trigo de qualidade hoje põe o preço que bem entende – diz o presidente do Sindicato da Indústria do Trigo do Estado, Gerson Pretto.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria, Massas e Biscoitos do Estado, Arildo Bennech Oliveira, há dois anos o preço do pão francês não aumentava. Para Oliveira, não há perspectiva de baixa até o final do ano. Talvez quando entrar no mercado a safra argentina. De agosto para setembro, o preço do quilo do pão francês aumentou entre R$ 0,50 e R$ 1. Ou cerca de 12%.
Na avaliação da indústria, a safra gaúcha de trigo – estimada em 9% abaixo do ciclo anterior, segundo a Conab – não deverá alterar o cenário. Os moinhos continuarão a importar trigo. Eles consumirão apenas 40% da safra gaúcha que será colhida. Conforme Pretto, o trigo panificável no Brasil está no Paraná.
No Estado, ainda há 300 mil toneladas da safra passada estocadas. Os questionamentos sobre a qualidade do produto gaúcho são criticados por cooperativas e produtores. Na Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense (Coopatrigo), de São Luiz Gonzaga, estão armazenadas 20 mil toneladas do ano passado. Dessa quantidade, cerca da metade é de trigo-pão.
– O produtor fez a parte dele, mudou o perfil de trigo brando para trigo-pão. Não é verdade que nosso produto não é panificável. Nós, por exemplo, ainda temos trigo-pão da safra passada e não estamos conseguindo fluência normal no mercado – afirma o presidente da Coopatrigo, Paulo Pires.