19 outubro 2010

Notícia de mulher mais velha do mundo em Tenente Portela atrai outras emissoras de TV

Dona Pedra - 121 anos
Noticiado em primeira mão pelo Portela Online, uma indígena Kaingang moradora da Pedra Lisa, Reserva Indígena do Guarita, em Tenente Portela, pode ser a mulher mais velha do mundo. O fato despertou o interesse de emissoras de televisão e nesta segunda-feira, 18 de outubro, mais uma vez a recenseadora do IBGE, Gisele Silveira, acompanhou um equipe de televisão até a residência de Dona Pedra.
Na noite desta segunda-feira o Portela Online realizou uma entrevista com Gisele, confira:
Hoje você foi procurada por mais uma emissora de televisão não é mesmo Gisele? Como você se sente em relação a isso?
Eu me sinto muito orgulhosa de ter tido a sorte de encontrar a Dona Pedra, uma senhora muito carismática e digna de um respeito muito grande por parte da comunidade. Toda população deveria se sentir orgulhosa de termos entre a gente uma pessoa como ela. Pena que as autoridades não estão dando nenhuma importância a esse fato. Parece que não estão entendendo a situação de que ela pode ser a mulher mais velha do mundo. Amanhã Tenente Portela vai aparecer no Jornal do SBT as 19:30 para o Brasil inteiro por causa dessa senhora. Acho que poderiam dar mais valor a ela.
O Portela Online é um portal de conteúdo com números altíssimos de visitação, por isso que você nos comunicou em primeira mão?
Eu comuniquei primeiramente o Portela Online porque é o site mais visitado aqui da região e eu queria que o maior número de pessoas conhecesse a historia da dona Pedra.
O que você pensa sobre a desconfiança das pessoas em relação a idade de Dona Pedra?
Eu entendo a desconfiança, porque não é todo dia que se encontra uma pessoa nessa idade, ainda mais fazendo 4 km todos os dias. Mas quem conhece um pouquinho a realidade indígena sabe que é possível, os pais da dona Pedra faleceram com 105 e 115 anos. Inclusive há muitos anos ela é conhecida na Pedra Lisa por “MÃE VELHA”. Quem a ver mais de perto vai perceber que é possível sim ela ter essa idade. Quando ela fez o RG em 1986, há 24 anos atrás, ela foi com a certidão de nascimento Kaigang que ela tinha, nesse período ela estava com 97 anos, e ela tinha um documento comprovando a idade, tanto que foi usado para fazer o RG. Mas o Brasil é um país livre, cada um acredita ou não no que quiser. Eu acredito na idade da Dona Pedra como muitas pessoas também acreditam. Se isso vai mudar alguma coisa ou não eu não sei, mas independente de ficar comprovado ou não que ela seja a mais idosa, eu espero que pelo menos a respeitem como um exemplo de vitalidade.
De que forma as autoridades locais poderiam valorizar o fato?
Pelo simples gesto de fazer uma visita, conhecê-la, demonstrar algum valor. Do que adianta se ensinar na escola sobre o dia do índio e quando tem um acontecimento assim, de se encontrar uma senhora indígena com essa idade, não se importar, nem dar o devido valor.
O que você aprendeu ou que lição você tira disso?
Olha, depois que conheci Dona Pedra, passei a acreditar muito mais na força da vida. De como é bom estar vivo, fazer o bem, valorizar o momento em que estamos vivos. Não vou deixar nunca de viver a minha vida como acho que é o melhor pra mim por causa de opiniões divergentes ou críticas. Acredito que se tem apenas uma vida, então temos que viver da melhor maneira possível e sempre em busca de momentos felizes. Dona Pedra leva sua vidinha do jeito simples que ela gosta. Não é qualquer coisa que a tira do sério e nem se preocupa com futilidades. Ela vive sem esperar muita coisa em troca, porque segundo a mesma, ela tem o maior dos presentes que se pode ter, que é ter chegado até aqui. Quem não inveja a Dona Pedra e gostaria de chegar aos 121 anos?