05 agosto 2010

Inter perde do guerreiro São Paulo, mas vai à final da Libertadores

Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, é longe, bem longe do Brasil. Mas os torcedores do Inter podem dizer, de peito cheio, que é logo ali. Afinal, na noite desta quarta-feira, o time gaúcho assegurou vaga no Mundial de Clubes de 2010. Mesmo com a derrota por 2 a 1 para o guerreiro (e aplaudido) São Paulo, no Morumbi, o Colorado vai ao torneio porque na final da Libertadores vai encara o mexicano Chivas.
Como pertence à Concacaf, o clube de Guadalajara não pode disputar a competição no lugar de um sul-americano. A primeira partida da final da Libertadores será na próxima quarta-feira, no México. Depois, no dia 18, o Inter recebe o rival no Beira-Rio.
Diferentemente da primeira partida, em Porto Alegre, nesta noite deu gosto de ver a semifinal da Libertadores. Os dois times atacaram, criaram chances e fizeram um espetáculo digno do tamanho de Tricolor e Colorado. Algo que por culpa do São Paulo não aconteceu no duelo do Beira-Rio. Lá, o time de Ricardo Gomes foi covarde, não se arriscou e saiu no lucro perdendo apenas por um gol.
E para quem gosta de coincidências, o jogo desta noite foi recheado delas. Umas inversas, outras iguais. Todas ligadas ao empate por 2 a 2 entre as duas equipes na final da Libertadores de 2006, conquistada pelo Colorado. Primeiro a falha de Renan, lembrando a de Rogério Ceni quatro anos atrás. Depois, a expulsão de Tinga no segundo tempo, assim como foi naquele ano.

Grêmio cede empate ao Goiás no jogo de ida pela Sul-Americana

Na estreia na Copa Sul-Americana, o Grêmio foi a Goiânia enfrentar o Goiás no Serra Dourada, na noite desta quinta. Focado na competição que dá vaga na Libertadores ao campeão, o Tricolor saiu na frente, mas cedou o empate ao adversário no segundo tempo, fechando o placar em 1 a 1. Hugo abriu o marcador, e Rafael Moura igualou de pênalti.
O jogo da volta, no Olímpico, será dia 12 de agosto. Como o torneio tem gol qualificado, o gol gremista fora de casa deixa a equipe em situação mais confortável.
O Grêmio, que era melhor no segundo tempo, deixou o Goiás crescer novamente na partida, mas se segurou até o final. No último minuto, Pedrão pegou uma sobra de bola e arriscou um chute ao gol do lado direito da área, mas Victor defendeu.

Vereador suspeito de estupro se apresenta à polícia

O vereador de Esperança do Sul, Selfredo Budke, 70 anos, suspeito de estupro, apresentou-se no início da noite desta quinta-feira na delegacia de Três Passos, no Noroeste. Ele estava foragido desde o dia 27 de julho, quando teve a prisão preventiva decretada. O vereador foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos, onde ficará à disposição da justiça.
Budke é suspeito de abusar sexualmente de duas meninas, de nove e 14 anos, que são irmãs. A Polícia Civil começou a investigar o caso em maio, após uma denúncia anônima. De acordo com a delegada Caroline Bamberg Machado, os pais das vítimas, estão presos. Eles seriam coniventes com os abusos e recebiam rancho do vereador em troca de favores sexuais. O casal nega o envolvimento.

Planalto catarinense continua coberto de branco

A neve que fez história no Sul do Brasil ontem e hoje, rendeu belas e inusitadas imagens. O internauta Marcus Zilli enviou à MetSul Meteorologia registros da precipitação na região de Santa Bárbara, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. O local fica próximo ao Morro da Igreja, a 1750 metros de altitude. As fotos foram feitas na tarde dessa quarta-feira e na manhã de hoje.
"Nos campos, a neve estava com 30 centímetros de acúmulo. Devido à grande quantidade de capim seco da região e ao baixo acesso a veículos no trecho, as estradas estavam todas cobertas por um manto branco. Somente com o carro tracionado para conseguir vencer as íngremes subidas do trecho", relatou Zilli.
Nesta quinta, a neve deu lugar à chuva na maioria das regiões gaúchas. A mínima no Estado foi registrada em Bom Jesus, no Nordeste, onde os termômetros marcaram -1,2ºC nesta manhã. Após uma sequência de dias com diversas cidades registrando temperaturas negativas, essa foi a única marca abaixo de zero no Rio Grande do Sul hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura mais baixa do dia em Porto Alegre foi de 9ºC.
As máximas não devem passar dos 15ºC, segundo a MetSul Meteorologia. E a chuva deve persistir pelo menos até amanhã, quando a previsão é de tempo nublado com possibilidade de precipitação em áreas isoladas do Planalto, Serra do Nordeste e Litoral Norte. No Sul, Centro e Oeste, pode ocorrer formação de geada.
No sábado, as máximas podem chegar a 22ºC, segundo o Inmet, e no domingo, a 24ºC.

Correios confirmam adiamento de concurso para novembro por questão de segurança

O novo presidente dos Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), David José de Matos, confirmou nesta quinta-feira que o concurso para 6.565 vagas em todo o país que a empresa promoveria em 19 de setembro foi adiado. A provável data da prova será 21 de novembro. Matos afirmou que problemas de segurança e logística levaram ao adiamento, conforme Zero Hora já havia antecipado.
A nova data deve ser anunciada na próxima segunda-feira, durante reunião com a presidência dos Correios, da Polícia Federal e a Cesgranrio, organizadora do concurso.
Segundo os Correios, o prazo muito curto para a aplicação da prova e problemas na entrega de materiais foram os motivos para o adiamento das provas.
O concurso teve o edital publicado em dezembro de 2009 e recebeu 1.064.209 inscritos. Os salários para as vagas nas áreas operacional e administrativas vão de R$ 706,48 a R$ 3.108,37, segundo os Correios.

Sine de Três de Maio divulga números do mercado de trabalho local no primeiro semestre de 2010

Nos primeiros seis meses do ano 281 pessoas conseguiram emprego no município contra 153 em igual período de 2009. Aumento de 83 por cento. Até junho, duas mil 147 pessoas fizeram inscrição no Sine local.
Conforme o coordenador do Sine, Rudi Hatje, o mercado de trabalho já começou a reagir, na verdade, no segundo semestre do ano passado.
A expectativa é que o nível de geração de emprego se mantenha positivo no segundo semestre de 2010, especialmente com a oferta de trabalhos temporários para o período de Natal.

Secretaria de Cultura de Santa Rosa realiza oficinas de pintura

Arte para as crianças. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura está realizando oficinas de pintura na Casa da Xuxa. O artista plástico, Valdir Fester, está ministrando às aulas que acontecem todas terças-feiras nos turnos manhã e tarde.
Participam alunos do Pelotão Mirim da Brigada Militar. As crianças estão aprendendo diversas técnicas de pintura. De acordo com a Diretora de Cultura, Teresa Christensen, “Esta ação é extremamente importante, pois está proporcionando a essas crianças um aprendizado que certamente será muito útil para a vida de cada uma”. O projeto faz parte dos investimentos do Fundo Municipal de Cultura.

Polícia segue investigando caso de arrombamento de Caixa Eletrônico do Banrisul em Barra do Guarita

A Polícia Civil segue as investigações com objetivo de esclarecer a tentativa de furto em um Caixa Eletrônico do Banrisul ocorrido no último sábado, 31 de julho, por volta das 20h, em Barra do Guarita. O caixa estava instalado no Posto de Combustível do Santo, localizado próximo a balsa que realiza a travessia entre Barra do Guarita - RS e Itapiranga - SC.
Para chegar ao caixa os ladrões tiveram que arrombar apenas um cadeado. Segundo o Inspetor de Polícia Igor, responsável pelas investigações, os ladrões não conseguiram levar o dinheiro pois o caixa pegou fogo e fugiram do local abandonando o maçarico e outros equipamentos utilizados na ação. Conforme ainda o inspetor os ladrões são amadores.

Novo caso de pedofilia é investigado pela Delegacia de Polícia de Três Passos

Sobre o vereador também acusado de pedofilia a delegada diz que o mesmo ainda esta foragido
A Delegacia de Polícia de Três Passos investiga um novo caso de pedofilia. A denuncia ocorreu em meados de junho deste ano e uma criança de apenas 8 anos de idade estaria sendo abusada pelo padrasto, Washington Barboza de Freitas, de 52 anos, que já tem um mandado de prisão preventiva decretada pela justiça.
Segundo a Delegada de Polícia de Três Passos, Caroline Bamberg Machado, o acusado esta foragido e teria sido avistado pela última vez em Frederico Westphalen, para onde teria se mudado juntamente com a mãe da vítima e a própria vitima. Conforme a delegada eram praticados, com a criança, atos libidinosos diversos de conjunção carnal.
O acusado também é investigado suspeito de alguns delitos de estelionato praticados em na cidade de Três Passos.
Qualquer informação sobre o paradeiro do acusado poderá ser comunicado a Polícia Civil pelo telefone 197 ou para Brigada Militar através do 190.

Senado aprova projeto que dá às Forças Armadas poder de patrulhamento e prisões nas fronteiras

O Senado aprovou hoje projeto de lei que dará mais poder às Forças Armadas nas fronteiras brasileiras. O texto, que teve origem no Poder Executivo, permite ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica fazer patrulhamento dos limites territoriais, revista de pessoas e efetuar prisões em flagrante - atividades até agora exercidas apenas pela Polícia Federal.
Com isso, na prática, os militares poderão agir no combate a crimes transfronteiriços, como tráfico de drogas, e ambientais, como desmatamento e tráfico de animais silvestres. A lei prevê ainda que eles podem agir 'independente da posse, da propriedade e da finalidade' da área que fizerem o patrulhamento, em uma referência às terras indígenas.
Além disso, a nova lei, que segue para sanção presidencial, também transmite para o ministro da Defesa a tarefa de indicar os comandantes das três forças, embora mantenha a nomeação como prerrogativa do presidente da República.
O projeto cria o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, que será chefiado por um oficial-general de último posto, e terá a participação dos chefes dos estados-maiores das três forças. Esse novo organismo será subordinado diretamente ao ministro da Defesa. Segundo o projeto, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas 'construirá as iniciativas que dêem realidade prática à tese da unificação doutrinária, estratégica e operacional e contará com estrutura permanente que lhe permita cumprir sua tarefa'.
O objetivo é unificar as operações das Forças Armadas, de modo a seguir as diretrizes previstas na Estratégia Nacional de Defesa. O projeto foi aprovado em votação simbólica no Senado sem alterações que havia sido aprovado anteriormente pela Câmara.

Morre terceiro filho de casal que teve casa incendiada em Rio Grande

Um casal de Rio Grande cuja residência pegou fogo no início da manhã de terça-feira, causando a morte de dois de seus seis filhos, perdeu na tarde desta quarta-feira mais uma de suas crianças. Douglas Borges, sete anos, teve queimaduras de terceiro grau por praticamente todo o corpo e havia sido internado na Santa Casa do município. Às 17h de quarta-feira, ele acabou morrendo.
O incêndio começou por volta das 5h30min de terça. Angélica Vaz Borges, 12 anos, e Fábio de Lima Borges, 10 anos, morreram no local. Outra criança, de 11 anos, segue internada com 35% do corpo queimado.
O fogo, cuja causa está sendo investigada, atingiu ainda outra casa. A família que estava no local não se feriu. Ambas as residências eram de madeira e ficavam na Rua B do Bairro Castelo Branco II.