25 março 2011

Sucuri de 2,4 metros de comprimento é capturada em São Borja

Sucuri de 2,4 metros de comprimento foi
encontrada em um graneleiro de arroz
Uma sucuri de 2,4 metros de comprimento foi capturada nesta sexta-feira por policiais do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) em São Borja, na Fronteira Oeste. É a segunda cobra desta espécie capturada em cinco meses na mesma propriedade rural. 
A cobra foi encontrada em um graneleiro de arroz. Segundo o comandante do Pelotão Ambiental da cidade, sargento Joel da Silva Souza, outras sucuris foram vistas na região. Ele suspeita de que houvesse um casal, que se reproduziu. A sucuri é ovípara, com gestação de seis meses, e dá à luz de 20 a 40 filhotes, que nascem, em média, com 70 centímetros e são autossuficientes. 
Esta serpente não é nativa do Rio Grande do Sul, e tem ocorrência no Brasil desde a Amazônia até o Paraná. Uma das hipóteses para a entrada de sucuris no Estado são as enchentes, pois as cheias dos rios facilitariam o seu deslocamento. Outra possibilidade é o transporte feito por caminhoneiros, que viajam entre Estados. 
— Alguém pode ter trazido filhotes que cresceram e se reproduziram aqui — diz o sargento. 
O animal capturado será encaminhado ao escritório regional do Ibama em Uruguaiana.

Bohn Gass já tem apoio de grandes bancadas para votar lei que visa manter jovens no campo

Mudança de regra do 
Crédito Fundiário 
permitirá que herdeiros
negociem áreas entre si
O deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) já conseguiu o apoio de três importantes bancadas da Câmara Federal – PT, PMDB e PDT - para levar à votação, o mais rápido possível, o projeto de lei que permite que, em caso de morte do pai, os filhos possam utilizar o Crédito Fundiário para negociar entre si, a área herdada. Hoje, quando ocorre o falecimento do proprietário, cada filho recebe a sua parte da herança mas não pode utilizar o programa de crédito para negociá-la em família. “As áreas da agricultura familiar são pequenas e, quando divididas, não raras vezes, inviabilizam qualquer produção. Assim, os herdeiros acabam forçados a vendê-las para terceiros. A mudança na lei, visa garantir a sucessão da família na propriedade,” explica o deputado.
Paulo Teixeira, líder do PT, Henrique Eduardo Alves, do PMDB e Giovanni Queiroz, do PDT já assinaram o requerimento de Bohn Gass. O projeto é de 2006 e foi apresentado ainda na gestão de Miguel Rossetto como ministro do Desenvolvimento Agrário do Governo Lula. Já passou por todas as comissões temáticas da Câmara e, agora, só depende de um acordo de líderes para ir à votação.
“Trata-se de uma medida que visa manter as áreas hoje utilizadas pela agricultura familiar, nas mãos de quem tem vocação e desejo de continuar nesta atividade. É um grande reforço na luta para manter nos jovens no campo que, sabemos, vem envelhecendo,” diz Bohn Gass.
O Crédito Fundiário é um financiamento que permite aos agricultores adquirirem áreas a juros baixos e em condições facilitadas. Como tal, é um importante instrumento para a permanência do jovem no campo.

Santa Rosa tem Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher

O evento aconteceu no Centro Cívico
A comunidade regional está em festa. Na tarde desta quinta-feira(24), foi realizado o ato oficial de inauguração do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher “Dirce Grosz”. Esta que sempre foi uma antiga reivindicação da comunidade, agora pode ser celebrada. O evento que aconteceu no Centro Cívico e reuniu diversas autoridades, representantes de entidades e moradores.
O Centro de Referência é uma importante conquista da Prefeitura Municipal que através do Gabinete da Vice-Prefeita e da Coordenadoria da Mulher, articulou projetos para a inclusão do município no Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher. A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana que esteve na inauguração reforçou que participando do Pacto, agora, Santa Rosa poderá ser incluída em outras ações do Governo Federal. A Secretária lembrou também da importância que o Governo Estadual está dando para esse tema. Ela comentou que em três meses foi liberada a Delegacia da Mulher para o município, caso que estava parado no Estado no Governo anterior.
Com o Centro de Referência da Mulher, a Casa de Acolhimento e a instalação da Delegacia da Mulher, Santa Rosa está colocando à disposição das mulheres da região uma nova Política Pública. O Prefeito Orlando Desconsi, ressaltou que essa foi uma promessa de campanha, “Estamos valorizando as mulheres, e em especial, todas que não baixaram a cabeça e lutaram por Políticas Públicas. Esse Centro marca o início de uma nova cultura, pois precisamos mudar os valores e avançar quanto às igualdades”. O Convênio teve um repasse do Governo Federal de R$480.000,00. A Prefeitura deve apoiar com contrapartida de R$20 mil.
A Vice-Prefeita, Sandra Padilha também comemorou a conquista, “Estamos muito felizes, pois estamos atendendo a um dos compromissos do nosso Plano de Governo, e esse momento, materializa a conquista de um importante equipamento público que constitui a Rede Regional de Proteção à Mulher. É um marco que nos desafia a mobilizarmos a região para efetivamente tratarmos de um grave problema social que envolve mulheres em situação de violência”. Sandra apresentou ainda a equipe que está trabalhando no Centro: psicóloga Andréia Bokorni, advogada, Giovana Fehlauer e assistente social, Taisa Boelter.      
O Centro leva o nome de “Dirce Grösz, em homenagem a esta mulher que sempre lutou pelas causas da defesa dos direitos da mulher. Os pais de Dirce receberam homenagem da Prefeitura Municipal durante a apresentação de um vídeo e de uma mensagem sobre a vida de Dirce. Depois do ato oficial, os convidados participaram de um coquetel, e em seguida, se deslocaram para o Centro, onde aconteceu a inauguração.
O Centro fica localizado na rua Buenos Aires, na Vila Militar número 419.

MST aceita proposta do governo e deixa São Borja

Grupo vai para Palmeira das Missões e 
aguarda reunião que deve sair na 
próxima semana
Depois de uma semana tumultuada de negociações, famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aceitaram no final desta manhã a proposta do governo estadual em relação ao impasse da desapropriação da Fazenda Palermo, em São Borja. O grupo havia invadido o local na madrugada da última segunda-feira, com objetivo de que o governo desapropriasse a área.
Uma comissão, liderada pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, reuniu os manifestantes pela manhã. Representantes do  executivo estadual já haviam conversado com os manifestantes na terça, o que fez com que algumas das famílias já começassem a deixar a fazenda.
Na reunião de hoje,foi relatado que o governo entrou na Justiça com pedido de mais agilidade na decisão sobre o valor da área, e que se compromete, assim que sair a determinação judicial, a depositar imediatamente o restante do dinheiro ao proprietário, para que mais de 50 familias sejam assentadas no local.
Um encontro no início da próxima semana entre os governos estadual, federal e integrantes do MST vai tratar ainda da reivindicação do assentamento das demais mil famílias acampadas no Rio Grande do Sul. A comissão que foi até São Borja afirmou que o governo se reuniu com o Incra e se comprometeu a fazer uma parceria a fim de assentar todos os gaúchos acampados.
Os sem terra deixam a cidade de São Borja e ficam em um ginásio na cidade de Palmeira das Missões, no Norte do Estado, onde aguardam a reunião.

Variação de gene explica a alta incidência de gêmeos em Candido Godói, aponta pesquisa

Moradores do município acompanharam
a explicação dos pesquisadores da 
UFRGS no Salão Paroquial
A razão para o alto número de gêmeos em Cândido Godói está na variação de um gene. Pesquisadores de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e profissionais do Hospital de Clínicas da Capital mostraram na manhã desta sexta-feira aos moradores do município que uma variação do gene p53, um dos responsáveis pela fecundidade, aumenta a sobrevivência de óvulos de gêmeos no útero das mulheres que vivem na região.
Este gene pode se apresentar em duas formas: G ou C. A pesquisa mostrou que as mães de gêmeos têm percentualmente o dobro da forma C ante a forma G. A probabilidade que esta diferença tenha ocorrido por acaso é menor de 0,1%.
A explicação não é experimental, ou ambiental, e sim, o chamado Efeito do Fundador. Segundo a pesquisadora Lavínia Faccini, as poucas famílias que se instalaram na região desde o início do século passado já carregavam o gene diferenciado e acabaram concentrando a característica na região.
Liderados pelas professoras Ursula Matte, Patrícia Prola e Lavínia Schüller Faccini, os pesquisadores estudaram 42 mães de gêmeos, e 101 mães sem filhos gêmeos no município de cerca de sete mil habitantes.
O que o estudo praticamente descartou foi a participação do médico nazista Josef Mengele no processo, que segundo uma teoria, teria feito experiências na cidade. Segundo a pesquisadora, as famílias já traziam o gene no início do século, antes da suposta passagem do alemão por Cândido Godói.
Os pesquisadores, porém, ainda buscam resposta para uma outra curiosidade: a maioria das mães do município que tiveram gêmeos beberam água de poço. Ainda não se sabe se há alguma ligação entre a água e a fecundidade da população. O que se sabe ao certo é que a resposta mais aceita agora é a genética.

Morre diretor que caiu de telhado de escola em Três Passos

Foto: Arquivo Portela Online
Morreu o ex diretor da Escola Estadual Águia de Haia no início da madrugada desta quinta-feira, 24 de março. Curt Gottwald, 53 anos, sofreu um acidente no final de novembro de 2009 e desde então não mais se recuperou.
Curt estava recebendo os cuidados necessários em sua residência e, na semana passada, teve complicações e foi internado no Hospital de Caridade, onde veio a falecer.
Saiba o que aconteceu
Curt tinha 53 anos de idade
Enquanto consertava o telhado do ginásio de esporte da Escola Estadual Águia de Haia, o diretor Curt Gottwald, 52 anos na época, caiu de uma altura de cerca de oito metros, em Três Passos.
O acidente aconteceu às 14h30, depois de Gottwald subir na cobertura para tapar uma goteira. Uma das telhas se quebrou e o diretor despencou no interior do ginásio. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, Gottwald estava inconsciente, com ferimentos na cabeça.
A intenção do diretor era cobrir a goteira para que os alunos pudessem usar o ginásio no recreio, já que a previsão era de chuva.

Especialista afirma que radiação pode chegar ao Brasil por meio de alimentos contaminados

Professor Dr. Edulfo Eduardo Díaz Rios, da
UFRGS, respondeu dúvidas de leitores
O professor do Departamento de Biofísica da UFRGS Edulfo Eduardo Diaz Rios participou na tarde desta quinta-feira de um chat respondendo as perguntas de leitores sobre a radiação e seus efeitos biológicos.
Para leitores que queriam saber para que servem as usinas nucleares e por que elas existem, Rios respondeu que sua função é gerar eletricidade através do aquecimento da água produzido pela fissão de núcleos de urânio
— É sempre necessário ter uma outra alternativa, outra fonte. Uma usina nuclear, se bem cuidada, não representa grandes riscos comparadas com outras técnicas. Por outra parte, nós precisamos utilizar fontes radioativas ou radiações para fins médicos. As utilizadas para diagnóstico e tratamento são produzidas em reatores nucleares  — explicou.
Alguns leitores demonstraram preocupação quanto à possibilidade da radiação chegar ao Brasil. No entanto, apesar de afirmar que nos EUA já foi constatado um nível diferente de radiação, Rios disse que, por enquanto, através do ar isto não pode ocorrer:
— Para chegar aqui agora, somente através de produtos alimentícios que sejam importados do Japão, como vegetais, chás e produtos lácteos vindos daquela região do país.
Ainda segundo o doutor em física, uma pessoa contaminada pela radiação pode ser uma fonte e irradiar as outras pessoas:
— Uma pessoa que fica contaminada através dos alimentos se torna uma fonte radioativa e pode irradiar as pessoas do seu entorno. Se essa contaminação for muito grande, ela terá que ser isolada. É o que ocorre com as pessoas que são tratadas com Iodo Radioativo no Hospital de Clínicas, por exemplo, que ficam confinadas em quartos especiais — afirmou.

Terremoto em Mianmar deixa pelo menos 60 mortos e 90 feridos

Terremoto em Mianmar deixa pelo menos 
60 mortos e 90 feridos
O número de mortos em decorrência de um terremoto no Leste de Mianmar já chega aos 60. Os tremores, que deixaram cerca de 90 feridos, atingiram 6,8 graus de magnitude na escala Richter e ocorreram na noite desta quinta-feira, horário local. Pelo menos 130 construções desabaram na região. Os abalos também foram sentidos em Bangcoc, na Tailândia, onde os edifícios mais altos tremeram por alguns segundos.
O terremoto aconteceu em uma região remota, montanhosa e pouco habitada, que faz parte do chamado Triângulo de Ouro da droga, onde convergem as fronteiras de Mianmar, Laos e Tailândia. A maior parte dos mortos estava na cidade de Tachilek.
Segundo o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi localizado a 10 quilômetros de profundidade, perto das fronteiras com Tailândia e Laos, a 90 quilômetros ao norte de Chiang Rai e a 235 quilômetros de Chiang Mai, principal cidade do norte da Tailândia e um dos principais destinos turísticos do país. Mais tarde, um tremor secundário que alcançou 5,4 graus na escala Richter voltou a abalar a mesma região.
A rádio nacional chinesa confirmou que o tremor atingiu a província de Yunnan, no Sudoeste, sem deixar danos ou vítimas, mas provocou fissuras em casas e escolas na região de Xishuangbanna. No dia último dia 10, 25 pessoas já haviam morrido e 250 ficaram feridas em outro abalo sísmico que sacudiu a região fronteiriça entre a China e Mianmar, desta vez com 5,8 graus de magnitude.

F-1 começa com novidades nas regras para incrementar o show

Confira os trunfos de cada equipe para a 
temporada 2011
Os motores da categoria máxima do automobilismo começam a roncar na manhã desta sexta em Melbourne, na Austrália, pelo horário local (fim da noite no Brasil). Se a leva de pilotos estreantes (Sérgio Perez, Jerome D'Ambrosio e Paul di Resta) não empolga muito, três novidades prometem apimentar as corridas em 2011: a substituição dos pneus Bridgestone pela Pirelli, a volta do dispositivo de recuperação e energia (Kers) e a asa traseira móvel.
Debaixo do capacete, o favorito não pode ser outro senão o campeão Sebastian Vettel. O companheiro Mark Webber vai tentar provar que não veio para ficar em segundo plano na poderosa Red Bull, mas o grande desafiante deverá ser mesmo Fernando Alonso, ansioso para recuperar o campeonato que perdeu na última prova de 2010. A temporada de 2011, por sinal, é a primeira com cinco campeões na ativa - Vettel, Button, Hamilton, Alonso e Schumacher - desde 1970, quando se degladiaram Jackie Stewart, Jack Brabham, Graham Hill, John Surtees and Denny Hulme.
A volta da Pirelli após duas décadas (retirou-se em 1991) deverá ser a grande incógnita nas primeiras corridas de 2011. A pedido de pilotos, equipes e torcedores, a fabricante usou compostos de borracha que duram menos voltas, para aumentar as possibilidades de estratégia, além de incrementar as ultrapassagens. A ideia é ter pilotos em situações diferentes de aderência na prova, conforme a tática escolhida, para incrementar o espetáculo.
Essa variação nas estratégias vai extrair tudo dos gênios das táticas, como o famoso Ross Brawn, da Mercedes. Os mecânicos também fizeram preparação intensiva para reduzir os erros e o tempo das trocas. No ano passado, a média ficou em pouco mais de quatro segundos por pit e este tempo deve cair ainda mais em 2011.
O Kers, por sua vez, tenta dar uma cara mais "verde" para a F-1. A ideia é recuperar a energia das frenagens em forma de eletricidade. Essa energia é armazenada em baterias e, posteriormente, liberada por meio de uma engrenagem acoplada à transmissão, aumentando a potência do carro em até 80 cavalos. De acordo com Barrichello, esse ganho de potência pode reduzir o tempo de volta em 0,3s, em média. Além disso, o dispositivo ajuda nas largadas e aumenta a chance de ultrapassar outros competidores.
A grande aposta da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no entanto, é asa traseira móvel. Por meio de um atuador hidráulico, o piloto pode alterar a inclinação do aerofólio e, desta forma, reduzir ao mínimo o arrasto na reta.
O regulamento autoriza a utilização da asa a qualquer momento nos treinos, mas na corrida a direção de prova dará um sinal eletrônico aos pilotos autorizando o acionamento. Nas curvas anteriores ao ponto definido como "de ultrapassagem" será medida a distância entre os carros. Se for menor que um segundo, o piloto que vier atrás poderá ativar o mecanismo, que permite uma velocidade de reta até 10 km/h superior.
Brasil tem apenas dois representantes na temporada
Os veteranos Felipe Massa e Rubens Barrichello levam as cores brasileiras em mais um Mundial. Depois de uma temporada apagada, em 2010, Massa mostrou nos testes boa adaptação aos pneus e, com a Ferrari andando junto com a Red Bull, pode ser a "zebra" do campeonato. Antes disso, porém, terá de superar o bicampeão Fernando Alonso com regularidade.
Em sua 19ª temporada, Barrichello aposta as fichas no projeto radical da Williams, que, para compensar a falta de potência do motor Cosworth, investiu muito na aerodinâmica. Com 307 provas da categoria no currículo, o brasileiro acredita que o carro de 2011 nasceu melhor que o da temporada anterior, mas mantém a cautela e diz que espera brigar por bons pontos e largar pelo menos na terceira fila em Melbourne.

Grêmio goleia Inter-SM com facilidade no Olímpico

Grêmio goleia Inter-SM com facilidade 
no Olímpico. Clique para ver a galeria 
Sem necessidade de muito suor, mas com qualidade, o Grêmio goleou o Inter de Santa Maria no Estádio Olímpico, nesta quinta-feira, por 6 a 0. O Coloradinho tentou jogar fechado, mas entregou chances de gols, que foram marcados por Douglas, Mário Fernandes, Júnior Viçosa, Rafael Marques e Leandro (duas vezes).
O ponto negativo foram três trapalhadas do zagueiro Rodolfo, que geraram um pênalti para o adversário e outras duas chances de gol. As falhas, porém, permitiram que Marcelo Grohe se destacasse.
Um pênalti, bem apitado logo no início da partida, deu tranquilidade para o Tricolor administrar a vitória. O Coloradinho até tentou levar perigo e teve a chance de marcar, em outro lance capital, mas Marcelo Grohe brilhou, com uma bela defesa. No segundo tempo, tudo ficou ainda mais difícil para o time do interior, que teve dois jogadores expulsos, encerrando a partida com nove em campo.
Com o resultado, o Grêmio fica na terceira posição do grupo 2, mas tem um jogo a menos. O Inter-SM afundou ainda mais na tabela, sem marcar pontos no returno e com grandes chances de rebaixamento.